Topo

Inglês - 2022/2023

Premier League nunca teve tantos brasileiros: conheça os motivos

Scarpa é uma das caras novas do Campeonato Inglês neste ano - Mike Egerton/PA Images via Getty Images
Scarpa é uma das caras novas do Campeonato Inglês neste ano Imagem: Mike Egerton/PA Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/02/2023 04h00

Nunca houve tantos brasileiros na Premier League. São 34, um novo recorde.

  • Sete brasileiros chegaram à liga nesta janela de transferências, e só um saiu.
  • Legião brasileira corresponde a quase 10% de todos os jogadores do Campeonato Inglês.
  • Só França e Espanha têm mais estrangeiros na Premier League do que o Brasil.
  • Vistos de trabalho mais fáceis, poderio financeiro e sucesso de brasileiros impulsionam a ida para a Inglaterra.

O levantamento considera todos os brasileiros dos times principais dos 20 clubes da liga inglesa. Quem joga pelo time B não conta, como o zagueiro Luizão, que trocou o São Paulo pelo West Ham em dezembro.

As novas regras trabalhistas na Inglaterra são o caminho para o recorde. O Brexit facilitou a obtenção de vistos de trabalho para jogadores latino-americanos, com consequências práticas. Por muito tempo, havia a exigência de uma convocação para a seleção brasileira para reforçar um clube da Premier League; agora, ser titular no Brasileirão e na Libertadores quase sempre basta para alcançar a pontuação exigida pelo governo britânico.

Esta nova regra facilita compras de brasileiros "direto na fonte", ou seja, em transferências do Brasil para a Inglaterra. Um exemplo concreto é João Gomes, vendido pelo Flamengo ao Wolverhampton sem nunca ter sido convocado. Além disso, pesa o poderio financeiro da liga mais rica do mundo, em que até os pequenos passam a disputar com clubes grandes de outros países. E também a moeda forte, afinal a libra esterlina é mais valorizada do que o euro em comparação ao real (vale cerca de 13% mais, na cotação atual).

O sucesso recente de brasileiros em times menores da Inglaterra também é um fator. São os casos de Richarlison no Watford e Raphinha no Leeds: exemplos recentes, que se valorizaram e foram vendidos com um lucro relevante. Times menores parecem inspirados a replicar o modelo, agora que a contratação de sul-americanos está facilitada.

O Campeonato Inglês já foi considerado hostil a brasileiros. O primeiro a atuar por lá foi o atacante Mirandinha, contratado pelo Newcastle em 1987, mas só em 2005 o número de brasileiros na liga passou de dez. Há dez anos eram 15, e a alta repentina aconteceu a partir de 2018. Atualmente, só seis clubes da Premier League não têm um brasileiro no elenco principal.

Danilo, Felipe, Gustavo Scarpa, Andrey e João Gomes foram os contratados mais recentes de clubes da Premier League. Os três primeiros são novidades do Nottingham Forest; Andrey vai ao Chelsea após o Sul-Americano sub-20; e João Gomes foi anunciado pelo Wolverhampton na segunda-feira (30). Quando todos estrearem, o número de brasileiros que já jogaram o torneio subirá a 114.

Dois brasileiros chegam à Inglaterra emprestados de outros times europeus: Matheus Cunha pertence ao Atlético de Madri e agora joga pelo Wolverhampton; e Tetê, do Shakhtar, tornou-se o primeiro brasileiro da história do Leicester.

Todos os brasileiros no Campeonato Inglês:

Arsenal: Gabriel Magalhães, Gabriel Jesus e Martinelli
Aston Villa: Diego Carlos, Douglas Luiz e Philippe Coutinho
Bournemouth: Neto
Chelsea: Andrey e Thiago Silva
Fulham: Andreas Pereira, Carlos Vinícius e Willian
Leicester: Tetê
Liverpool: Alisson, Arthur Melo, Fabinho e Roberto Firmino
Manchester City: Ederson
Manchester United: Antony, Casemiro e Fred
Newcastle: Bruno Guimarães e Joeliton
Nottingham Forest: Danilo, Felipe, Gustavo Scarpa e Renan Lodi
Southampton: Lyanco
Tottenham: Emerson Royal, Lucas Moura e Richarlison
West Ham: Lucas Paquetá
Wolverhampton: João Gomes e Matheus Cunha