Topo

Supercopa do Brasil - 2023

Gol de Menino foi legal? Ex-árbitros analisam lance em Palmeiras x Flamengo

Do UOL, em São Paulo

28/01/2023 18h40Atualizada em 28/01/2023 23h51

O gol de Gabriel Menino, que decretou o título do Palmeiras na Supercopa do Brasil na vitória de 4 a 3 sobre o Flamengo, gerou dúvida em alguns torcedores sobre uma suposta irregularidade de Mayke na jogada — o lateral estava ao lado do goleiro Santos no momento do chute.

Wilton Pereira Sampaio, que apitou a partida, não foi chamado pelo VAR e manteve a decisão do auxiliar, que validou o gol e correu para o meio do campo.

O ex-árbitro Sálvio Spinola, que comandou a Central do Apito na TV Globo, avaliou na transmissão que o lance deveria ter sido anulado pelo "contato físico" entre Mayke e Santos. O UOL ouviu outros especialistas para abordar a jogada.

Veja a opinião de ex-árbitros sobre o lance:

Guilherme Ceretta: "Se eu estivesse comandando o VAR, era impedimento. A interferência no adversário é clara, e não fazer uso da ferramenta de tecnologia é um descaso."

Alfredo Loebeling: "O gol é legal. A participação é passiva, não tem essa questão. Pelo contrário: quem atrapalha mais o Santos é o zagueiro. O Mayke não estava impedido: estava em posição de impedimento, essa é a grande diferença. Estar em posição de impedimento não significa estar impedido."

José Aparecido de Oliveira: "O lance é irregular. O Mayke está posicionamento junto com o goleiro, impedindo e atrapalhando o Santos de fazer a defesa. Como o VAR não foi acionado, foi ratificada a decisão de campo."

Emidio Marques: "O que vale no campo é a interpretação do árbitro. Para ele, só houve posição, e não participação no lance por parte do Mayke. Concordo com a decisão do Wilton: achei a correta dentro das regras do jogo."

Ulisses Tavares: "O gol foi irregular porque o Mayke estava à frente do Santos, impedindo a ação do goleiro do Flamengo e em posição de impedimento. O VAR tinha que chamar o árbitro para averiguar a jogada. Ao meu modo de ver, o lance foi irregular."

Assista ao momento em diferentes ângulos: