Topo

Cultura do estupro estranha quando vítima rejeita indenização, diz advogada

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/01/2023 09h42

A advogada da mulher que acusa Daniel Alves de tê-la estuprado afirma, em entrevista exclusiva ao UOL, que a vítima não quer uma indenização, mas sim a prisão do jogador. Esta vontade pode causar estranheza por conta da "cultura do estupro".

Em entrevista ao UOL News, a advogada Maria Claudia Luna, que presidiu a Comissão da Mulher, analisou o caso envolvendo Daniel Alves. Para ela, a rejeição da vítima à indenização é irrelevante para o caso.

Chama a atenção a reação da sociedade em relação à vítima. Há um grande estranhamento pelo fato de ela não pedir indenização ou culpabilizar a atitude dela. No Brasil, normalizou-se o que chamamos de 'cultura do estupro'. Temos um legado do passado que se reflete hoje. Maria Claudia Luna, advogada da OAB e ex-presidente da Comissão da Mulher.

Josias: Bolsonaro usar cartão corporativo para o cercadinho é também financiar atos antidemocráticos

Para Josias de Souza, os gastos de Jair Bolsonaro (PL) no cartão corporativo com os cercadinhos de certa forma ajudaram a alimentar os atos golpistas de 8 de janeiro. O colunista vê uma relação direta entre o discurso de ódio propagado pelo ex-presidente aos seus seguidores nestes espaços e os ataques às sedes dos Três Poderes.

Podemos dizer, a rigor, que o dinheiro do cartão corporativo do presidente financiou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Não existiriam aquelas falanges bolsonaristas que invadiram os prédios públicos não fosse o discurso de ódio difundido pelo Bolsonaro nos cercadinhos. O brasileiro pagou do seu bolso a difusão das mensagens de ódio que resultou na invasão. Josias de Souza, colunista do UOL

Josias: Pacote da Democracia responde a ataques, mas contém soluções erradas

Josias fez ressalvas ao chamado 'Pacote da Democracia', entregue por Flávio Dino, ministro da Justiça e da Segurança Pública, ao presidente Lula. O colunista apontou falhas no conjunto de medidas criadas como uma resposta aos ataques de 8 de janeiro, como a criação de uma Guarda Nacional.

O 'Pacote da Democracia' responde aos ataques infames do 8 de janeiro, mas tem algumas soluções que são simples, diretas e erradas. Ou se limpa esse projeto ou o governo corre o risco de perder mais tempo e energia falando dos problemas do que os enfrentando. Josias de Souza, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: