Topo

Dani Alves ganha apoio de estafe na Espanha após prestar depoimento sozinho

Do UOL, em São Paulo

21/01/2023 14h58

Preso provisoriamente acusado de agressão sexual a uma mulher em uma boate em Barcelona no fim do ano passado, Daniel Alves agora recebe suporte de três membros de seu estafe na Espanha. Dois empresários e um advogado embarcaram do Brasil na noite da sexta-feira (20) para prestar apoio jurídico, burocrático e emocional ao jogador brasileiro.

  • Intimado para depor sobre o caso ontem, Daniel Alves decidiu ir até o local sozinho. Ele deu sua versão diante da juíza Maria Concepción Canton Martín, mas caiu em contradição em relação ao primeiro depoimento.
  • O Ministério Público e a defesa da mulher que denunciou a agressão sexual pediram prisão provisória e a juíza aceitou o pedido sem direito a fiança. Por isso, o jogador brasileiro foi conduzido para a penitenciária Brians 1, conhecida no país como "a prisão dos famosos".
  • Daniel Alves vai ficar preso até a investigação terminar, quando será julgado. O prazo da prisão provisória na Espanha é de quatro anos. A pena para o crime que ele é acusado é de até 12 anos de prisão.
  • Parte do estafe do brasileiro está na Espanha para entender o que pode ser feito antes do julgamento. O advogado do jogador e dois empresários, viajaram ontem. Os empresários são Fransérgio Ferreira, que cuida de questões esportivas de Daniel Alves, e Dinorah Santana, que é sócia do jogador na parte de negócios.
  • Dinorah foi casada com Daniel Alves durante dez anos. O casal teve dois filhos. Após a separação, ela seguiu tomando conta de assuntos burocráticos da vida do jogador. Dinorah Santana confia na inocência do ex-marido.

Assim como Dinorah Santana, a atual esposa de Daniel Alves Joana Sanz deu apoio ao brasileiro: "Eu sei quem é meu marido, sei como o conheci, sei o quanto ele é respeitoso porque nem quando ele estava me conhecendo ele me desrespeitou. Voltamos a Barcelona no dia 30. Ele foi jantar com os amigos e desligar um pouco que tanto precisava para a cabeça. Saiu para dançar e tentar curtir a música como gosta. Ponto. Não tem nada de errado nisso."

O Pumas, time que contratou Daniel Alves no meio do ano passado, anunciou a rescisão de contrato por justa causa com o jogador horas depois da decretação da prisão provisória. Ele atuou em 13 partidas e tinha contrato até o fim de junho.

Como denunciar violência sexual

Vítimas de violência sexual não precisam registrar boletim de ocorrência para receber atendimento médico e psicológico no sistema público de saúde, mas o exame de corpo de delito só pode ser realizado com o boletim de ocorrência em mãos. O exame pode apontar provas que auxiliem na acusação durante um processo judicial, e podem ser feitos a qualquer tempo depois do crime. Mas por se tratar de provas que podem desaparecer, caso seja feito, recomenda-se que seja o mais próximo possível da data do crime.

Em casos flagrantes de violência sexual, o 190, da Polícia Militar, é o melhor número para ligar e denunciar a agressão. Policiais militares em patrulhamento também podem ser acionados. O Ligue 180 também recebe denúncias, mas não casos em flagrante, de violência doméstica, além de orientar e encaminhar o melhor serviço de acolhimento na cidade da vítima. O serviço também pode ser acionado pelo WhatsApp (61) 99656-5008.

Legalmente, vítimas de estupro podem buscar qualquer hospital com atendimento de ginecologia e obstetrícia para tomar medicação de prevenção de infecção sexualmente transmissível, ter atendimento psicológico e fazer interrupção da gestação legalmente. Na prática, nem todos os hospitais fazem o atendimento. Para aborto, confira neste site as unidades que realmente auxiliam as vítimas de estupro.