Topo

Mauro Cezar faz acordo com dono de perfil fake após ser ofendido no Twitter

Mauro Cezar faz acordo com dono de perfil fake após ser ofendido no Twitter - Lucas Lima/UOL
Mauro Cezar faz acordo com dono de perfil fake após ser ofendido no Twitter Imagem: Lucas Lima/UOL

Do UOL, em São Paulo

09/01/2023 18h21Atualizada em 23/01/2023 19h00

Mauro Cezar Pereira, colunista do UOL, processou Hugo Vidor, responsável pelo perfil fake "Paco Belmonte" no Twitter. Alvo de ataques da conta, o jornalista fechou um acordo para receber indenização de Vidor.

  • O perfil, atualmente desativado, xingou e usou apelido pejorativo -- criado pelo jornalista Sandro Barboza de Araújo -- para se referir a Mauro;
  • Hugo também usou seu perfil pessoal para ofender Mauro Cezar;
  • O jornalista acionou o Ministério Público de São Paulo, que encaminhou o caso à Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade);
  • Mauro fez Boletim de Ocorrência, e a Polícia Civil identificou Hugo pelo seu endereço IP;
  • Hugo pagou um valor estabelecido em acordo, enquanto Sandro foi condenado a arcar com uma indenização;

A internet não é terra de ninguém. O exercício da manifestação do pensamento, a liberdade de expressão e a proibição do embaraço da liberdade da informação não se confundem com a utilização dos meios de comunicação social para a divulgação de opinião que venha causar ofensa à intimidade, à vida privada e a honra de alguém Marco Saudo, advogado de Mauro Cezar.

Como começou?

Hugo Vidor, por meio do perfil fake "Paco Belmonte" e também pelo seu pessoal, escreveu postagens nas redes sociais atacando Mauro Cezar, inclusive com ofensas homofóbicas.

Segundo o processo de junho deste ano, obtido pelo UOL, "o réu demonstrou nítido intuito de trocar expressões e comentários difamatórios e de baixo calão acerca da moral e honra do autor".

As medidas de Mauro

O jornalista denunciou o caso à Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), que, com o apoio do Ministério Público de São Paulo, encaminhou para a Polícia Civil investigar.

O responsável pelo perfil "Paco Belmonte" foi identificado e intimado. Em depoimento, ele admitiu ser o responsável pela página e pelas postagens ofensivas a Mauro Cezar.

De acordo com a petição, Hugo apontou os ataques "homofóbicos e imorais" como "menções de humor". Segundo o documento, "ele jamais se apresentou como fake ou perfil humorístico, mas sim como 'Setorista do Palmeiras na Rádio Telegrama 0800 FM', fazendo com que muitos acreditem tratar-se de um jornalista real, facilitando a propagação das ofensas e injúrias nas redes sociais"

O processo

Em audiência de conciliação em 10 de outubro passado, ficou decido que Hugo faria:

  • Uma retratação nas redes sociais em até 48 horas e fixada por 30 dias;
  • Pagamento de indenização;

Em novo perfil "Paco Belmonte", Hugo se desculpou pelas "ofensas pesadas e gratuitas que fiz no Twitter":

Fala do réu

Ao UOL, a defesa de Hugo Vidor destacou o acordo entre as partes, sem a necessidade de julgamento: "Em audiência conciliatória, ambas as partes entraram em acordo sem que fosse necessário levar o caso a julgamento. O conteúdo da audiência e os termos do acordo são confidenciais, de acordo com a legislação vigente".