Topo

Fortaleza e Brasília ganham lobby por Supercopa entre Flamengo e Palmeiras

Supercopa do Brasil, entre Flamengo e Palmeiras, vive um impasse em relação ao local do torneio - Alexandre Loureiro/Getty Images
Supercopa do Brasil, entre Flamengo e Palmeiras, vive um impasse em relação ao local do torneio Imagem: Alexandre Loureiro/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

27/12/2022 16h48

Ainda sem uma definição, as cidades de Fortaleza (CE) e Brasília (DF) têm ganhado lobby para receber a Supercopa do Brasil entre Flamengo e Palmeiras. O clube paulista, no entanto, ainda não foi consultado oficialmente e não abre mão de opinar sobre a decisão. A ideia da CBF é colocar o duelo para o dia 28 de janeiro.

Contexto

  • Durante a Copa do Mundo, em 8 de dezembro, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, afirmou que pretendia levar o jogo para o mesmo país em que o Mundial de Clubes seria disputado.
  • Na mesma data, o Palmeiras refutou a ideia por meio de um ofício, por entender que tal atitude beneficiaria o Flamengo, já que faria da partida uma etapa preparatória do Rubro-Negro para o Mundial.
  • Com o impasse, a ideia de realizar a partida no Brasil ganhou força, e o Nordeste se oferece como possibilidade.
  • Caso aconteça na região, a Arena Castelão, em Fortaleza (CE), surge como uma das favoritas. Já o estádio Mané Garricha, em Brasília (DF), "corre por fora" com a expertise de já ter sido sede da competição em 2020 e 2021.
  • A tendência pela desistência do jogo ocorrer no exterior cresce, entre outras razões, porque a derrocada da seleção brasileira na Copa do Mundo tirou valor da partida. Uma Supercopa de um país campeão do mundo teria muito mais atratividade como produto.

Indefinição traz problemas

  • Questão Logística - Os clubes não podem fazer as definições relativas a hotel e transporte. Para o Flamengo, pesa ainda a necessidade de coordenar a logística desse jogo com a do Mundial de Clubes, que acontecerá no Marrocos, entre 1 e 11 de fevereiro -- o Fla estreia na semifinal, entre 7 e 8 de fevereiro.
  • Questão comercial - A CBF e os clubes não podem alavancar parcerias mais robustas, tampouco realizar os preparativos locais visando o jogo, diante da indefinição.

Próximos passos e conclusões

  • Nenhuma decisão é esperada nos clubes antes da virada do ano.
  • A decisão da CBF será tomada com a participação dos dois clubes.

A Supercopa do Brasil é um torneio que reúne o campeão brasileiro (Palmeiras) e o campeão da Copa do Brasil (Flamengo). O torneio vale R$ 5 milhões para o vencedor e R$ 2 milhões para o vice.