Topo

Inglês - 2022/2023

Substituto de Gabriel Jesus faz golaço, e Arsenal vence West Ham

Nketiah, do Arsenal, comemora gol contra o West Ham pelo Campeonato Inglês - Reuters/Andrew Couldridge
Nketiah, do Arsenal, comemora gol contra o West Ham pelo Campeonato Inglês Imagem: Reuters/Andrew Couldridge

Do UOL, em São Paulo

26/12/2022 18h59

O técnico Mikel Arteta escalou o jovem Nketiah, de 23 anos, na vaga que pertencia a Gabriel Jesus, machucado. Diante do West Ham, ele marcou um dos gols da vitória do Arsenal por 3 a 1, hoje, no Emirates Stadium, pela 17ª rodada do Campeonato Inglês, que marca a retomada do torneio após a Copa do Mundo. Benraham (West Ham), Saka e Gabriel Martinelli fizeram os outros gols da partida.

  • Arsenal dominou a partida, teve um gol anulado de Nketiah aos quatro minutos de jogo e demorou para embalar
  • O West Ham aproveitou raro espaço para partir em velocidade e conseguir um pênalti em Bowen
  • Saka, Martinelli e Nketiah chamaram a responsabilidade no segundo tempo e viraram para os Gunners.
  • O resultado mantém o Arsenal na liderança isolada do Inglês, com 40 pontos, oito a mais em relação ao Manchester City

Foi o primeiro jogo oficial do Arsenal sem Gabriel Jesus, que lesionou o joelho durante a Copa do Mundo do Qatar.

O técnico Mikel Arteta apostou em Nketiah para a vaga do brasileiro. O camisa 14 compôs o trio de ataque com Gabriel Martinelli e Saka e marcou pela primeira vez nesta edição da Premier League.

Curiosidade

O árbitro Michel Oliver esteve na Copa do Mundo do Qatar e apitou a eliminação da seleção brasileira contra a Croácia, pelas quartas de final.

Arsenal demora, mas embala

Barrado pela defesa adversária. Ditando o ritmo de jogo desde o apito inicial, os Gunners rondaram a área do West Ham no primeiro tempo, mas sempre com dificuldades para deixar o trio de ataque na cara de Fabianski.

Insistência pelo meio. Apesar de contar com Gabriel Martinelli e Saka espetados nas laterais, o Arsenal só foi explorar os lados do campo no segundo tempo. Quando o fez, viu a dupla sacramentar a virada no Emirates.

VAR tira pênalti para os Gunners. No último lance do primeiro tempo, o árbitro Michael Oliver marcou toque de mão de Cresswell em chute de Odegaard. Após revisão, foi apontado toque na cabeça do jogador do West Ham.

Martinelli - Andrew Couldridge/Reuters - Andrew Couldridge/Reuters
Martinelli, do Arsenal, comemora gol marcado sobre o West Ham em jogo do Campeonato Inglês
Imagem: Andrew Couldridge/Reuters

Como foi o substituto de G. Jesus?

Nketiah foi o autor da principal jogada do Arsenal no primeiro tempo. Ele teve um gol impedido logo aos quatro minutos, após jogada rápida pelo lado direito.

O camisa 14 não ficou preso no centro da área, buscou tabelas com Saka, Martinelli e Odegaard e se mostrou à vontade na posição.

Para tranquilizar os torcedores dos Gunners enquanto Gabriel Jesus está fora, o atacante marcou um golaço no Emirates Stadium, o terceiro do time no jogo.

Nkektiah foi titular nos três amistosos dos Gunners durante a pausa pela Copa do Mundo do Qatar, e marcou um na vitória contra o Lyon.

E o West Ham?

De volta ao time inglês após o Mundial do Qatar, Lucas Paquetá teve uma atuação segura e, apesar de participar pouco do ataque, reforçou o sistema defensivo durante boa parte do jogo.

A derrota fora de casa aproxima o West Ham da zona de rebaixamento. O clube tem 14 pontos e ocupa a 16ª colocação.

O que aconteceu com Gabriel Jesus?

O atacante machucou o joelho durante a disputa da Copa do Mundo do Qatar e foi cortado pela seleção brasileira.

Jesus passou por cirurgia e deve voltar ao clube inglês em fevereiro.

Ele foi flagrado pela ESPN no Emirates Stadium no jogo de hoje. Antes da bola rolar, o jogador foi visto no túnel de acesso ao campo.

O jogo

0x1: Coural lançou Antonio, que dominou e lançou Bowen pela direita. O atacante invadiu a área e foi derrubado por Saliba. Benrahma foi para a cobrança de pênalti e abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo.

1x1: Saka empatou para o Arsenal aos 7 minutos do segundo tempo. Odegaard arriscou um chute de fora da área, mas a bola saiu mascada e parou nos pés de Saka, que finalizou já dentro da área para deixar tudo igual.

2x1: Saka ganhou de Rice, passou para Odegard acionar Xhaka, que serviu Gabriel Martinelli pela esquerda. O brasileiro chutou entre a trave e Fabianski, e o goleiro aceitou. O lance foi aos 13 minutos do segundo tempo

3x1: Aos 32 minutos do segundo tempo, White se livrou da marcação e tocou para Odegaard ajeitar de primeira para Nketiah, que girou em cima de Kehrer e fez o terceiro.

FICHA TÉCNICA

Arsenal 3 x 1 West Ham

Motivo: 17ª rodada do Campeonato Inglês
Data e horário: 26 de dezembro de 2022, às 17h (de Brasília)
Local: Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra
Árbitro: Michael Oliver
Assistentes: Stuart Burt e Simon Bennett
VAR: Darren England
Cartões amarelos: Bowen (West Ham); Coufal (West Ham)
Gols: Benrahma (West Ham), aos 26 minutos do primeiro tempo; Saka (Arsenal), aos 7 minutos do segundo tempo; G. Martinelli (Arsenal), aos 13 minutos do segundo tempo; Nketiah (Arsenal), aos 23 minutos do segundo tempo
ARSENAL: Ramsdale; White, Saliba, Gabriel Magalhães e Tierney (Zinchenko); Partey (Elneny) e Xhaka; Saka, Odegaard e Martinelli (Fábio Vieira); Nketiah
WEST HAM: Fabianski; Coufal, Dawson, Kehrer e Cresswell; Rice e Soucek (Fornals); Benrahma, Lucas Paquetá e Bowen; Antonio (Mubama)