Topo

Pesquisão 2022: Jogadores elegem Abel como melhor técnico; Lisca é o pior

Abel Ferreira ganhou três taças neste ano e foi eleito por jogadores como o melhor do Brasil - JOTA ERRE/ESTADÃO CONTEÚDO
Abel Ferreira ganhou três taças neste ano e foi eleito por jogadores como o melhor do Brasil Imagem: JOTA ERRE/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

25/12/2022 04h00

Abel Ferreira foi eleito o melhor treinador do Brasil pelos jogadores ouvidos pelo Pesquisão do UOL.

  • Abel teve 50% dos votos.
  • Depois dele aparecem Dorival Júnior e Vojvoda.
  • Fernando Diniz, Mano Menezes e Vítor Pereira também foram citados pelos jogadores.

Abel Ferreira foi campeão três vezes neste ano: ganhou com o Palmeiras o Paulistão, a Recopa Sul-Americana e o Brasileirão.

Foi o ano mais vencedor de Abel no Brasil, em número de títulos. Em 2020 ele já havia ganhado duas taças (Copa do Brasil e Libertadores), e em 2021 uma (novamente a Libertadores).

Lisca é eleito o pior técnico

  • Ele teve 25% dos votos para pior treinador do ano no Brasil.
  • Eduardo Baptista e Juca Antonello aparecem em seguida.
  • Outros oito treinadores foram citados na votação (veja todos no gráfico).

Lisca passou por três times nesta temporada: Sport, Santos e Avaí. A primeira troca de clubes foi por decisão dele, mas a saída dos outros dois não.

O aproveitamento dele foi de 31,5% neste ano (quatro vitórias, seis empates e nove derrotas). Deixou seu último emprego, no Avaí, após seis derrotas seguidas. O time foi o vice-lanterna do Brasileirão.

Juca Antonello era auxiliar do Ceará e assumiu a equipe interinamente depois da demissão de Lucho González. Ele comandou a equipe nos últimos quatro jogos do Brasileirão, mas não evitou o rebaixamento.

O Pesquisão também elegeu:

O que é o Pesquisão do UOL

O Pesquisão 2023 do UOL foi respondido de forma anônima por 26 jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro. As respostas foram computadas até o dia 22 de dezembro.