Topo

Vasco

Vasco encaminha venda de Andrey para o Chelsea

Andrey Santos, do Vasco, comemora gol marcado contra o Londrina - Thiago Ribeiro/AGIF
Andrey Santos, do Vasco, comemora gol marcado contra o Londrina Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
Bruno Braz e Bruno Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro e em Lisboa (POR)

21/12/2022 14h53

Considerada a maior promessa dos últimos anos do Vasco, o volante Andrey Santos, de 18 anos, está muito bem encaminhado para ser vendido ao Chelsea, da Inglaterra. O jovem é aguardado para exames médicos e assinatura de contrato. Os valores já estão fechados, mas ainda estão mantidos em sigilo pelas partes.

Multa de R$ 276 milhões

  • O Vasco renovou em setembro o contrato do volante até 2027, estipulando sua multa rescisória em 50 milhões de euros (cerca de R$ 276 milhões na cotação atual).
  • Outras equipes da Premier League demonstraram interesse no jovem, como o Newcastle e o Liverpool, mas a situação já está encaminhada para que ele defenda os Blues.
  • Andrey Santos está convocado pelo técnico Ramon Menezes para defender a seleção brasileira no Sul-Americano sub-20, que acontece entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro, na Colômbia. O jovem, inclusive, é o capitão da equipe.
  • As partes envolvidas na negociação avaliam se a transferência ocorrerá de imediato -- inclusive com uma solicitação para que ele seja liberado do Sul-Americano -- ou se a ida para a Inglaterra ocorrerá posteriormente.

Garoto-prodígio

Andrey Santos é considerado um volante diferenciado e sua ida à Europa já era tida como uma questão de tempo desde as divisões de base, onde sempre colecionou convocações para a seleção brasileira.

  • Andrey Santos é empresariado por Giuliano Bertolucci, considerado um dos principais empresários do Brasil e com forte entrada na Europa.
  • Desde as categorias inferiores o jovem é monitorado por olheiros de grandes clubes europeus em torneios nacionais e internacionais.
  • O jogador passou a atuou como profissional do Vasco em 2022, onde disputou 36 jogos e fez oito gols, tornando-se titular absoluto e um dos principais destaques na campanha do acesso à Série A.

Vasco