Topo

Palmeiras

Palmeiras recua e abandona plano de recrutamento de estrangeiros para base

Jogadores do Palmeiras celebram título da Copinha 2022 após vencer final contra o Santos - Marcello Zambrana/AGIF
Jogadores do Palmeiras celebram título da Copinha 2022 após vencer final contra o Santos Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

30/11/2022 04h00

Tendência no time profissional do Palmeiras, que conta com seis sul-americanos no elenco, a presença de jogadores estrangeiros nas categorias de base do Alviverde não é mais um plano da diretoria do clube. Iniciado com a chegada ao Alviverde do diretor João Paulo Sampaio, o projeto foi abortado pelo próprio dirigente.

Por muitos anos, João ia pessoalmente a todas as competições de seleções da América do Sul para conhecer e tentar contratar atletas. Aos poucos, no entanto, foi se dando conta de que o esforço não valia a pena.

"A verdade é que eu broxei com isso. Havia uma diferença muito grande entre os estrangeiros e os brasileiros", disse Sampaio, em entrevista ao UOL Esporte.

De acordo com Sampaio, barreiras culturais e esportivas dificultavam demais o processo. Hoje, existe apenas um jogador estrangeiro na base palmeirense. Trata-se do meia paraguaio Robert Junior, atleta do sub-13 do Palmeiras. O jogador canhoto é visto em seu país como um prodígio e já possui contrato com a fornecedora de material esportivo Nike.

Ritmo muito intenso causou problema

"Os jogadores não se acostumavam com o ritmo do futebol brasileiro. Um jogador boliviano, colombiano, faz uma média de dez jogos de alto nível por temporada. Aqui no Brasil, esse número é de três a quatro vezes maior", afirmou João Paulo, que acrescentou:

"Muitos reclamam de saudade de casa, não queriam aprender português, demoravam para se reapresentar quando viajavam para os seus países. E isso foi atrapalhando o nosso planejamento", explicou.

O fato de o clube não conseguir recrutar jogadores uruguaios e argentinos, países com nível técnico maior nas categorias menores, também era um problema.

"Desses dois mercados, era muito difícil trazer alguém. Se não ficassem nos clubes de seus países, eles acabavam indo direto para clubes europeus", explicou Sampaio.

Em 2022, o Verdão conquistou todas as competições de base realizadas pela CBF na base: Campeonato Brasileiro sub-17 e sub-20 e Copa do Brasil das duas categorias. De quebra levou também a Copa São Paulo.

Palmeiras