Topo

Fla se reapresenta pós-Natal, mas calendário indefinido breca pré-temporada

Campeões da Libertadores e da Copa do Brasil, jogadores do Flamengo já têm data para se reapresentar - Reprodução/Instagram
Campeões da Libertadores e da Copa do Brasil, jogadores do Flamengo já têm data para se reapresentar Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/11/2022 04h00

O Flamengo já estabeleceu quando o elenco principal se representará: no dia 26 de dezembro, logo após o Natal, no CT Ninho do Urubu. No entanto, a indefinição em relação ao Mundial Interclubes, à Supercopa do Brasil e à Recopa Sul-Americana tem brecado o detalhamento do planejamento da pré-temporada.

O Mundial, por exemplo, nem sequer tem local e datas definidos. O clube trabalha com a possibilidade de que ele ocorra no início de fevereiro e há uma disputa política para que se realize em Miami, nos Estados Unidos, ou Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Há, no entanto, uma dificuldade por parte da Fifa para um ajuste no calendário. O representante europeu será o Real Madrid.

A data do evento irá causar impacto direto nas datas da Recopa Sul-Americana. A Conmebol, inicialmente, estipulou a partida de ida entre 7 e 9 de fevereiro, e a volta entre 14 e 16 do mesmo mês.

A Supercopa do Brasil já tem uma data definida: dia 28 de janeiro, mas o local ainda segue em aberto. As duas edições anteriores aconteceram no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), e na Arensa Pantanal, em Cuiabá. A CBF tem propostas sedutoras para levá-la aos Estados Unidos ou Arábia Saudita, o que ampliaria a premiação. O torneio é disputado entre o campeão brasileiro (Palmeiras) e o campeão da Copa do Brasil (Flamengo).

A diretoria rubro-negra espera que o martelo seja batido o quanto antes para que o calendário rubro-negro seja definido. Com toda a programação em mãos, o departamento de futebol espera ganhar tempo para definir os passos do Flamengo para uma temporada que se anuncia espremida pelo calendário.

Sub-20 se reapresenta antes

Como já tem feito nas temporadas anteriores, o Flamengo iniciará o Campeonato Carioca com a equipe sub-20. Deste modo, os jovens têm data de reapresentação marcada para 13 de dezembro, no Ninho do Urubu. O regulamento da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) prevê que os clubes podem utilizar equipes integralmente reservas nas três primeiras rodadas do Estadual. No caso do Rubro-Negro, serão contra Portuguesa (RJ), Madureira e Nova Iguaçu.