Topo

Manchester United anuncia saída de Cristiano Ronaldo

Do UOL, em São Paulo

22/11/2022 14h40

O Manchester United anunciou na tarde de hoje (22) que Cristiano Ronaldo não joga mais pelo clube. Segundo nota oficial, o contrato foi rescindido em comum acordo e tem efeito imediato.

"O clube agradece a ele pela imensa contribuição durante duas passagens por Old Trafford", agradece o United, mas com uma leve alfinetada no craque. "Todos no Manchester United continuam focados em continuar a evolução do time sob Erik ten Hag e trabalhando juntos para ter sucesso em campo", diz o comunicado.

Ao todo, Cristiano Ronaldo marcou 145 gols em 346 jogos disputados pelo clube inglês. Nesta temporada, no entanto, foi titular apenas nove vezes nas 21 partidas que o United disputou. Ele tinha contrato vigente com o United até julho, agora fica livre no mercado da bola para definir seu próximo passo no futebol.

O craque português está no Qatar para a disputa da Copa do Mundo com seu país. A estreia deve acontecer às 13 horas (de Brasília) desta quinta-feira (24), contra Gana, pelo grupo H.

Crise já durava meses

É justamente por um atrito com Ten Hag que Cristiano deixa o clube de forma antecipada. A crise já dura meses. Ainda na pré-temporada, em junho, o jogador decidiu não viajar com o elenco em uma excursão à Ásia; depois foi substituído no intervalo em um amistoso contra o Rayo Vallecano e deixou o estádio antes de a partida acabar. Foi neste ponto que o treinador se manifestou publicamente pela primeira vez sobre os problemas de indisciplina, admitindo a insatisfação com o camisa 7.

De lá para cá, Cristiano Ronaldo acumulou atuações ruins e seguiu em rota de colisão com o treinador. Recentemente, recusou-se a entrar em campo em uma partida contra o Tottenham pelo Campeonato Inglês. Depois, em entrevista recente, disse não se arrepender da recusa, além de disparar contra Ten Hag afirmando "não ter respeito" pelo técnicp.

  • O UOL Esporte comenta ao vivo a expectativa para França x Austrália e as últimas informações sobre a seleção brasileira. Assista à íntegra: