Topo

Hernanes visita seleção, mas não quer carreira de Tite: 'Técnico? Desisti'

Hernanes visitou treino da seleção em Turim, na Itália - Igor Siqueira/UOL
Hernanes visitou treino da seleção em Turim, na Itália Imagem: Igor Siqueira/UOL

Do UOL, em Turim

16/11/2022 08h00

Classificação e Jogos

Um morador de Turim conseguiu acesso ao treino da seleção. Mas ele tem a moral de já ter vestido a camisa do Brasil em Copa do Mundo e ter construído uma carreira sólida em clubes italianos. O ex-meio-campista Hernanes, agora aposentado, quis encontrar alguns velhos conhecidos ontem (15) - ele jogou com Neymar, Thiago Silva e Dani Alves, por exemplo, no grupo que disputou a Copa 2014.

Tão logo entrou no CT da Juventus, um dos clubes que defendeu, a imprensa italiana fez uma roda para ouvir o que ele tinha para falar. Depois, o ex-jogador de 37 anos conversou com o UOL Esporte.

No começo de maio, Hernanes anunciou aposentadoria como jogador. Ele se tornou ídolo do São Paulo e seu último clube foi o Sport. Agora, ele está em um processo de descoberta do que quer fazer da vida. Mas uma coisa ele indica: não terá a carreira de Tite.

"Técnico? Eu desisti. É muito cansativo. Não tem vida. Gostaria de fazer uma coisa mais tranquila. Mas de repente, se aparecer oportunidades, eu ainda estou um pouco aberto ao que eu vou fazer daqui para frente", afirmou o Profeta.

Hernanes chegou a pesquisar como seria fazer o curso da Uefa que é ministrado pela Federação Italiana, em Florença. Alguns ex-jogadores brasileiros, como Sylvinho e Mancini, passaram por lá.

"Estava nos planos, a Itália tem um curso bom", pontua ele.

Por ora, Hernanes segue fora do campo. No ciclo pré-Copa do Mundo da Rússia, em 2017, Tite chegou a dizer que o então meia estava sendo observado como uma das opções para a convocação da seleção à época. O chamado para trabalhar com Tite nunca veio. Mas Hernanes não minimiza o que construiu na seleção.

"Teria sido uma grande coisa ter trabalhado com Tite. Pelo que vejo de fora, ele é um grande treinador. Eu sou curioso, gosto de aprender. Teria sido muito legal. Jogar na seleção foi um sonho realizado. É para poucos. Consegui ir para uma Copa do Mundo. Sou muito orgulhoso da minha trajetória, da minha história. Agora é torcer para que a seleção faça um grande trabalho", disse ele, referindo-se à busca pelo hexa na Copa do Mundo do Qatar.

Quanto aos laços deixados no Brasil, especialmente no São Paulo, Hernanes se coloca como um observador "de longe". Na visão dele, o desempenho na temporada não pode ser tratado como um fiasco completo.

"Foi um trabalho legal. Faltou o título, que não veio. Chegou a uma final (Sul-Americana) e a uma semifinal (Copa do Brasil). Enfim, o importante é estar competindo. Jogando nesse nível, parece que só vale o título. Mas não é bem assim. Está chegando. Uma hora o título vem", completou.

Além de Hernanes, outra figura da bola que visitou o treino da seleção em Turim foi Kaio Jorge, atacante da Juventus, que bateu um papo com Rodrygo, companheiro dos tempos de Santos. O Brasil volta a treinar hoje (16), às 11h (de Brasília). A delegação fica na Itália até sábado (19).