Topo

Russos jogam duro por permanência, e Fla conta com lobby de Ayrton Lucas

Ayrton Lucas foi um dos principais destaques do Fla na final da Libertadores: russos querem 9 milhões de euros - Marcelo Cortes / Flamengo
Ayrton Lucas foi um dos principais destaques do Fla na final da Libertadores: russos querem 9 milhões de euros Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo
Bruno Braz e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/11/2022 04h00

O Flamengo quer ficar com Ayrton Lucas e o lateral-esquerdo deseja permanecer, mas a negociação é considerada difícil. Seu contrato de empréstimo se encerra ao fim desta temporada e o Spartak Moscou (RUS), detentor de seus direitos, faz jogo duro para vendê-lo ao Rubro-Negro.

O preço estipulado é de 9 milhões de euros (cerca de R$ 46,5 milhões) e os russos rechaçam um novo empréstimo. A diretoria do Fla considera o valor alto e negocia a forma de pagamento, tentando reduzir esta quantia. Ela também conta com a vontade do jogador para sensibilizar os dirigentes do Spartak.

No vínculo atual do lateral havia um dispositivo de compra automática caso ele atuasse por 45 minutos em pelo menos 65% dos jogos na temporada, mas esta meta não será cumprida mesmo que atue durante toda a partida contra o Avaí neste sábado (12).

Apesar de ser mais tímido, Ayrton Lucas é querido pelo elenco, que já manifestou em algumas oportunidades o desejo de que o jogador fique para o ano que vem. Após o título da Libertadores, por exemplo, ainda na zona mista do estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil (EQU), o volante João Gomes, um de seus melhores amigos no grupo, passou pelos jornalistas e deu seu recado:

"Fica, Beijinho, em 2023! Eu apoio!".

"Beijinho" é o apelido carinhoso que os companheiros de Flamengo deram a Ayrton Lucas se referindo à tatuagem que o lateral esquerdo possui no pescoço em formato de beijo.

Ayrton Lucas cresce na reta final e é destaque na final da Libertadores

Ayrton Lucas com sua tatuagem de beijo no pescoço: ganhou apelido de "Beijinho" dos companheiros de Fla - Gilvan de Souza / Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
Ayrton Lucas com sua tatuagem de beijo no pescoço: ganhou apelido de "Beijinho" dos companheiros de Fla
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Ayrton Lucas, de 25 anos, evoluiu ao longo da temporada e terminará o ano em alta. Seu ápice aconteceu na final da Libertadores, contra o Athletico-PR, quando entrou ainda no primeiro tempo substituindo o lesionado Filipe Luís e foi um dos principais destaques da vitória por 1 a 0 que deu o tricampeonato ao Flamengo, inclusive sofrendo a falta que resultou na expulsão do zagueiro athleticano Pedro Henrique.

"Eu fico feliz de conquistar o título e de estar dando conta do recado, mais ainda pelo coletivo e por poder ajudar os companheiros. Só agradecer a Deus", disse logo após a partida em Guayaquil.

Fla encaminha renovação com Filipe Luís

Filipe Luis, lateral do Flamengo, beija taça da Libertadores após vitória sobre o Athletico-PR, em Guayaquil - Gilvan de Souza/Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
Filipe Luis está em negociação avançada para renovar seu contrato com o Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Ainda sem ter a garantia de que terá Ayrton Lucas na próxima temporada, o Flamengo avançou paralelamente na negociação mais fácil para o setor: a renovação com Filipe Luís, que terá seu atual contrato encerrado ao fim do ano.

O jogador manifestou o interesse em continuar e aceitou reduzir seu salário para permanecer. A negociação está em estágio adiantado e a tendência é a de que um novo vínculo aconteça e seja anunciado em breve.

Com um vasto currículo, Filipe Luís foi uma espécie de mentor de Ayrton Lucas no Flamengo e lhe deu muitos conselhos, segundo o jovem.

"É uma relação muito boa que procuro aprender todos os dias. Lembro muito bem do meu começo no Flamengo. Teve um dia que falei pra ele o que precisava fazer para melhorar, e ele falou pra eu pensar mais em mim, ir para cima e ter mais confiança. É um cara que tenho uma amizade muito forte, procuro aprender muito com ele, pois só tenho a crescer com isso", disse Ayrton depois do título da Libertadores.

Caso o Flamengo não consiga comprar Ayrton Lucas, a diretoria irá ao mercado se reforçar para a posição.