Topo

Gabriel Martinelli ficou com a vaga do Gabigol na Copa? Não é bem assim

Do UOL, em São Paulo

09/11/2022 12h24

Classificação e Jogos

A convocação de Gabriel Martinelli para a seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo causou surpresa em alguns torcedores e até mesmo Neymar mostrou em sua reação em vídeo no momento em que o nome do jogador do Arsenal foi anunciado. Algumas análises indicaram que ele poderia ter tirado uma vaga que seria de Gabigol, mas a disputa dele foi com outro jogador.

No UOL News Esporte, o repórter Gabriel Carneiro explicou que o técnico Tite e sua comissão técnica tomaram duas decisões nos instantes finais para a definição da lista e o concorrente pela vaga que ficou com Gabriel Martinelli foi Roberto Firmino, do Liverpool, e não o atacante do Flamengo.

"Pelo que a gente tem de informação, as últimas decisões que o Tite tomou para a lista foram em chamar o Daniel Alves ou um quinto zagueiro, no caso ele optou pelo Daniel Alves, e o Gabriel Martinelli ou o Firmino. O Tite acabou vendo mais qualidades no Gabriel Martinelli para fazer essa convocação", explica Carneiro.

"O Gabigol é um jogador que teve sua oportunidade, teve continuidade, mas nunca chegou a cativar realmente a comissão técnica, sempre entenderam que outros jogadores fizeram melhor as funções que ele faz. O que a gente ouviu é que o Tite lutou para fazer o Firmino caber, mas acabou preferindo o Martinelli".

Veja o que mais rolou de interessante na opinião dos comentaristas do UOL:

Tironi: Tite encomendou uma crise ao convocar o Daniel Alves

A presença de Daniel Alves na lista de 26 jogadores convocados para a seleção brasileira não agradou a muitos e Eduardo Tironi considera que o técnico Tite arrumou um problema para o caso de seus comandados não fazerem um bom papel na Copa do Mundo.

"Ele vai lá porque é do grupo, é uma característica do Tite, é um cara muito leal a quem esteve com ele e assim é com o Daniel Alves. Acho que é o único grande erro da convocação e quando o Tite faz essa convocação, ele encomenda uma crise. Se o Brasil perder, é a primeira coisa que vão levantar, não faz sentido nenhum a convocação do Daniel Alves".

Lavieri: Retorno de Gerson será simbólico da supremacia do Flamengo

O Flamengo negocia a compra do meio-campista Gerson, que atua pelo Olympique de Marselha, mas que deixou o clube como ídolo do torcedor rubro-negro ao conquistar dois títulos brasileiros e uma Libertadores entre 2019 e 2020. Para Danilo Lavieri, a contratação por 20 milhões de euros (cerca de R$ 103,6 milhões), seria mais uma demonstração do domínio do clube no Brasil.

"A contratação do Gerson é um símbolo de como o Flamengo domina mesmo, é um símbolo de como o Flamengo dominou mesmo o futebol depois dessa reestruturação e consegue explorar bem o projeto que tem de torcida para ganhar muita grana. Não dá para falar que a posição do Gerson é prioridade para o Flamengo, o Flamengo está bem servido para a posição. Trazer o Gerson é para qualificar o elenco, não é que precisa desesperadamente de um meio-campista".

Tironi: Atitude do Patrick foi uma falta de profissionalismo inaceitável

No jogo seguinte a um atrito revelado com o técnico Rogério Ceni, Patrick foi um dos xingados pela torcida do São Paulo durante a derrota para o Internacional, quando entrou no segundo tempo e já depois do apito final acabou recebendo cartão amarelo por reclamação, ficando fora assim do jogo com o Goiás. Eduardo Tironi critica o que considerou falta de profissionalismo do atleta.

"A atitude do Patrick foi inacreditável, ele não jogou nada quando entrou, andou em campo e no final ainda tomou um cartão depois do jogo terminado. Isso não dá. Pode reclamar de jogador, pode reclamar do treinador, de escolhas erradas dos treinador, mas essa falta de profissionalismo é inaceitável de um jogador".

O UOL News Esporte vai ao ar três vezes por semana, com a análise dos destaques do mundo esportivo

Quando: Toda terça, quarta e quinta-feira, às 9h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: