Topo

Brasileirão - 2022

Inter vence, afunda São Paulo e fica perto do vice no Brasileirão

Maurício, do Internacional, comemora gol contra o São Paulo pelo Brasileirão - JEFFERSON AGUIAR/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Maurício, do Internacional, comemora gol contra o São Paulo pelo Brasileirão Imagem: JEFFERSON AGUIAR/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Thiago Braga e Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo e em Porto Alegre

08/11/2022 23h30

Em seu último jogo no Morumbi nesta temporada, o São Paulo teve uma atuação melancólica, foi vaiado pela sua própria torcida, na partida de abertura da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, e perdeu em casa. O Internacional jogou tranquilamente no Morumbi, marcou com Maurício, aos 20 minutos do primeiro tempo, e só controlou o jogo para sair da capital paulista com os três pontos. O Tricolor permanece 51 pontos, na 9ª posição, e vê as chances de classificação para a Libertadores mais distantes.

Com a vitória, o Inter chega aos 70 pontos na classificação e fica perto de confirmar o vice-campeonato do Brasileirão. O segundo lugar estará definido se o Corinthians não vencer o Coritiba, fora de casa, e o Fluminense não bater o Goiás, no Rio de Janeiro. Os dois jogos ocorrem amanhã (9). Caso algum deles conquiste os três pontos, a definição só ocorrerá na rodada final.

O São Paulo encerra sua participação no Brasileirão no domingo, 13, contra o Goiás, fora de casa, às 16h (de Brasília). Já o Inter recebe o Palmeiras, no mesmo dia e horário, no Beira-Rio.

O jogo

Depois do atrito com Patrick no intervalo da derrota para o Fluminense, no último sábado (5), Rogério Ceni optou por deixar o meia no banco de reservas. Começou a partida com Igor Gomes no meio de campo. E com Marcos Guilherme na ala direita, com Reinaldo voltando para a esquerda, sua posição de origem.

Apesar de um domínio territorial no início da partida, o Tricolor não conseguia criar chances de gol. Bem posicionado na parte defensiva, como é o costume nas equipes de Mano Menezes, o Inter não demorou a encontrar espaços nas costas dos alas tricolores. Primeiro foi Alemão, que partiu para cima e quase abriu o placar. Aos 20 minutos, porém, não teve jeito. Pedro Henrique recebeu de Alan Patrick e acionou Maurício na área. O meia bateu firme e abriu o placar.

O Colorado passou a explorar a intranquilidade tricolor em campo e enfileirou oportunidades para ampliar o placar.

O São Paulo voltou a ameaçar na parte final da etapa inicial. Reinaldo tabelou com Calleri e bateu cruzado, mas para fora. Depois, Luciano livre na área, cabeceou para fora.

No intervalo, reclamação da torcida

A derrota no primeiro tempo desagradou ao público presente no Morumbi. Isso fez o time descer para os vestiários sob vaias da torcida, que gritou "muito respeito com a camisa tricolor".

Segundo tempo

Precisando da vitória, Ceni mandou o time para o ataque. Abriu mão dos três zagueiros, colocou Patrick e Welington nos lugares de Luizão e Reinaldo. A ideia era dar velocidade pela esquerda.

O time voltou mais incisivo. Aos 7 minutos, Igor Gomes pegou rebote da zaga, driblou e acertou um lindo chute no ângulo. Mas o VAR anulou o golaço por uma falta de Nestor em Moledo.

O Tricolor partiu para tentar um abafa, chegou com Patrick de cabeça. Mas não voltou a ameaçar a meta colorada. Assim, saiu de campo sob vaias, novamente, da torcida.

Quem foi bem no São Paulo

Calleri. Caiu pelas pontas, apareceu na área e brigava contra os zagueiros. O time, porém, era incapaz de colocá-lo em condições para finalizar bem.

Quem foi bem no Internacional

Pedro Henrique desequilibrou a defesa do São Paulo diversas vezes. Em um dos lances, tabelou com Alan Patrick e deu assistência para o gol de Mauricio. Ainda no primeiro tempo, esteve perto de fazer o seu gol após passe de Alemão, mas parou em Felipe Alves.

Quem foi mal no São Paulo

Marcos Guilherme. Sem Igor Vinicius e Moreira, lesionados, e Rafinha, suspenso, Ceni optou por escalar o atacante Marcos Guilherme na ala. A estratégia era dar amplitude e velocidade pela direita. Mas não surtiu efeito. Na etapa final, Marcos Guilherme foi deslocado para a lateral e teve um papel mais defensivo em campo.

Quem foi mal no Internacional

De Pena não brilha. Não foi uma atuação muito fraca, mas Carlos De Pena esteve abaixo dos colegas de Inter. Errando passes e chutes, o uruguaio brecou algumas chegadas promissoras do time do Sul.

Atuação São Paulo

Desconectado em campo, teve uma atuação apagada na maior parte do jogo. Em nenhum momento chegou a dominar a partida, e pouco ameaçou o gol do Inter.

Atuação Internacional

O Inter mostrou em campo os argumentos do bom trabalho realizado por Mano Menezes. Ainda que não tenha um protagonista, o Colorado fez um jogo coletivo muito forte. Dividindo suas ações ofensivas, viu crescer Alan Patrick, Pedro Henrique, Alemão e Mauricio. Dos pés de três deles saiu o lance do primeiro gol do jogo. E Alemão foi importante ao vencer muitos duelos físicos, suportando a pressão do adversário. No segundo tempo, porém, o rendimento caiu. Muitas faltas e lances de discussão acabaram interrompendo o bom jogo do time gaúcho, que passou a dar mais espaço.

Cronologia

Maurício abriu o placar para o Inter aos 20 minutos do primeiro tempo, após boa trama do time colorado, que construiu a jogada na entrada da área do São Paulo.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 x 1 INTERNACIONAL
Data e hora: 8/11/2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA/SP)
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos (FIFA/BA) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA/RN)
Cartões amarelos: Alan Patrick, Vitão, Alemão e Moledo (INT); Luizão, André Anderson, Patrick e Rodrigo Nestor (SÃO)
Gols: Maurício, aos 15' minutos do 1º tempo (INT)

SÃO PAULO
Felipe Alves; Ferraresi, Luizão (Patrick) e Léo; Marcos Guilherme, Pablo Maia, Nestor, Igor Gomes e Reinaldo (Welington); Luciano (André Anderson) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

INTER
Keiller; Bustos, Moledo, Vitão e Renê; Johnny, De Pena, Mauricio (Taison), Alan Patrick (Thauan Lara) e Pedro Henrique (Wanderson); Alemão (Braian Romero). Técnico: Mano Menezes