Topo

Tite explica por que convocou Daniel Alves para a Copa do Mundo

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

07/11/2022 13h22

Classificação e Jogos

Tite, técnico da seleção brasileira, explicou por que convocou o lateral-direito Daniel Alves, de 39 anos, para a Copa do Mundo do Qatar. Atualmente no Pumas-MEX, ele foi um dos nomes mais contestados após a divulgação da lista de 26 jogadores que disputarão o Mundial na tarde de hoje (7).

"O critério do Dani Alves é o mesmo critério de todos. Premia qualidade técnica, individual. Premia o aspecto físico e ele traz o aspecto mental. Tal qual os outros", afirmou Tite na primeira pergunta da coletiva de imprensa após a convocação.

Após acertar o retorno ao Barcelona na temporada passada, Dani Alves não teve o vínculo renovado e optou por se transferir para o Pumas, do México. No futebol mexicano, ele atuou em apenas 12 partidas, não marcou gols e deu três assistências. O Pumas terminou o Campeonato Mexicano apenas na 16ª colocação entre os 18 clubes participantes, ficando fora da segunda fase.

Sem mais calendário até a Copa do Mundo, Daniel Alves voltou a recorrer ao Barça para manter a forma e o sonho de ir para a Copa, treinando com o time B.

Fábio Mahseredjian, preparador físico da seleção, explicou o contexto da convocação: "O Dani não veio na convocação de setembro devido a problemas físicos. Ele estava com baixos níveis de potência e força. Falamos isso com ele, antes da convocação de setembro, e disse a ele abertamente que ele precisava melhorar o nível nesses quesitos. Ele disse: 'missão dada é missão cumprida'."

"Fomos a Barcelona e ele mostrou grande evolução nesse quesito de força e potência. Queria agradecer à comissão do Rafa Marquez, do Barça B, que nos enviou números dele nesse aspecto físico e deu mais segurança para gente convocá-lo. Nos mostraram que esse Dani Alves de hoje é o mesmo que veio conosco em todo o ano de 2022, e que é o mesmo Dani Alves que esteve nas Olímpiadas de 2021. No aspecto físico ele se encontra apto a participar da seleção brasileira. Essa é nossa conclusão", acrescentou o profissional da comissão técnica.

Tite pontuou sobre a declaração de Mahseredjian: "As pessoas têm que entender que os laterais na equipe brasileira jogam com pontas, não tem lateral que vai trabalhar ofensivo, vai ter que trabalhar construtor. A qualidade técnica que o Dani Alves empresta nesse quesito é impressionante. A qualidade técnica que ele tem é de um articulador, um organizador. Ele tem a capacidade de organização."

Daniel Alves - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Daniel Alves é um dos candidatos a capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

"Não vim aqui para agradar", responde Tite

Já na reta final da entrevista coletiva, Tite foi apresentado por uma repórter a números de uma enquete sobre a convocação de Daniel Alves. Segundo a jornalista, 89,7% dos internautas que participavam daquela votação eram contra a ida do lateral-direito para o Qatar. O treinador deu uma resposta forte sobre o tema.

Tu não quer fazer uma pergunta tua só e não pegar o gancho de outra? Te explico: que referência é o Twitter com tantos milhões de torcedores brasileiros que nós temos? Eu não vim aqui para agradar às pessoas que estão no Twitter com mídias sociais e que se expressam ali, que é um público que eu não sei o percentual que é do povo brasileiro. Por que eu vou me remeter a eles? O que eu posso fazer, eu faço. Eu respeito opiniões divergentes, mas não estou aqui para convencer todas essas pessoas, não tenho essa pretensão e não quero. Só quero dar dados informativos verdadeiros para que as pessoas façam análise e democraticamente tenham sua opinião. Opinião é cada um e todos têm o meu respeito. Mesmo essa parcela diminuta de 220 milhões de brasileiros."

"Visão otimista" de Dani justifica convocação

O que Tite quis dizer sobre a função do lateral na seleção brasileira é que os jogadores da posição tendem a jogar mais por dentro do que por fora na equipe. Ele acha que o lateral jogando muito aberto no campo atrapalha a ação dos pontas, por isso a função na seleção é mais de armador, trabalhando próximo dos volantes. Daniel Alves é visto como dono dessas características de jogo mais pensado e articulado por trás, enquanto Danilo tem marcação mais forte, imposição e saída rápida.

Em relação ao aspecto comportamental, Tite é admirador de Dani Alves. Nas transferências recentes para Barcelona e Pumas, os dois trocaram mensagens. Segundo apurou o UOL Esporte, o treinador vê no lateral-direito algo além da qualidade técnica. Nos bastidores, frequentemente elogia a capacidade de Dani de "se reciclar" e estar aberto a repassar aos jogadores mais jovens experiências de vida e de carreira a partir de uma visão otimista e desafiadora. Tite enxerga em Dani algo subjetivo do "sentimento" e "orgulho" por estar na seleção que ele gostaria de ver em outros atletas.

Quem fez falta na convocação da seleção brasileira para a Copa? Vote!

Resultado parcial

Total de 11265 votos
9,67%
Lucas Figueiredo/CBF
1,24%
Reprodução/Instagram
25,97%
Buda Mendes/Getty Images
1,48%
MB Media/Getty Images
0,52%
Reprodução
1,62%
Gualter Fatia/Getty Images
0,45%
PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
1,53%
Tottenham Hotspur FC via Getty Images
35,36%
 Jorge Rodrigues/AGIF
18,37%
Thiago Ribeiro/AGIF
3,79%
Lucas Figueiredo/CBF