Topo

Philippe Coutinho tem lesão e está fora da Copa do Mundo

Philippe Coutinho está fora da Copa, diz site - Getty Images
Philippe Coutinho está fora da Copa, diz site Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

06/11/2022 16h00Atualizada em 07/11/2022 09h11

Classificação e Jogos

O meia Philippe Coutinho não foi relacionado na vitória do Aston Villa de domingo (6) sobre o Manchester United por causa de uma lesão muscular. O problema foi confirmado pelo técnico Unai Emery e, pelo diagnóstico, o jogador não tem chance de se recuperar a tempo da Copa do Mundo 2022.

"Coutinho está machucado. Não sei por quanto tempo será, mas hoje ele não pode estar conosco e não jogará até depois da parada (para a Copa do Mundo). É uma lesão muscular", disse Emery em coletiva.

Segundo a TNT Sports, o problema muscular deixará o meio-campista pelo menos seis semanas longe dos gramados. A comissão técnica da seleção brasileira está reunida neste domingo fechando detalhes da convocação de amanhã (7) e também está em contato com os médicos do Aston Villa. A situação só foi repassada à CBF após o jogo contra o Manchester United.

O UOL Esporte apurou que o médico Rodrigo Lasmar recebeu informações de que realmente Coutinho não ficará recuperado até a data de apresentação. Independentemente do prazo final de cura da lesão, o cenário já torna inviável a presença dele na lista de Tite para o Qatar. O Brasil estreia no Mundial no dia 24 de novembro, enfrentando a Sérvia, mas se apresenta já no dia 14, em Turim, na Itália.

Embora não tenha sido convocado para os dois últimos amistosos da seleção, contra Gana e Tunísia, Coutinho era um dos cotados para estar na lista de Tite para a Copa. O treinador anuncia os 26 nomes do Brasil amanhã (7), às 13h, na sede da CBF. Nesse contexto, Tite já disse que uma das lições tiradas de 2018 é não contar com quem não está 100% fisicamente.

Coutinho tem a confiança da comissão técnica de Tite, que o levou para a Copa da Rússia, e uma característica de armador que é escassa no atual elenco da seleção. Ele também tem como pontos fortes finalização de fora da área e bola parada. Na atual temporada, o brasileiro soma 13 jogos pelo clube inglês, sem participação em gols.

A ausência de Coutinho deixa um caminho mais simples para que Éverton Ribeiro, do Flamengo, seja convocado ao Mundial.