Topo

Brasileirão - 2022

Cano faz três gols em 13 minutos, e Fluminense vence o São Paulo

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/11/2022 18h27

Avassalador. Assim foi o Fluminense no segundo tempo na vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, hoje (5), no Maracanã. Os paulistas até saíram na frente, com um golaço de Luciano, mas os cariocas contaram com a excelente fase de Germán Cano, que marcou três vezes em 13 minutos para decidir na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Flu vira vice-líder do Brasileirão, com 64 pontos. Internacional e Flamengo ainda entram em campo na rodada e podem ultrapassar o Tricolor. Já o São Paulo se complica na briga pela Libertadores. Permanece em oitavo, com 51 pontos, mas América-MG (49) e Fortaleza (48) ficam de olho e podem passar.

O Flu volta a entrar em campo na próxima quarta-feira (9), quando se despede da torcida recebendo o Goiás, às 19h, no Maracanã. Já o São Paulo enfrenta o Internacional na terça (8), às 21h30, no Morumbi.

Quem foi bem no Fluminense: Germán Cano

Não tem como ser outro. Artilheiro do Brasil e maior do Fluminense em uma só temporada neste século, Germán Cano chegou aos 42 gols em 2022 e decidiu o jogo. Depois de ótimas chances no primeiro tempo, aqueceu os motores para marcar três vezes em 13 minutos na volta do intervalo.

Quem foi bem no São Paulo: Luciano

O camisa 11 fez valer a lei do ex e marcou um golaço no Maracanã contra o clube que defendeu entre 2018 e 2019. Antes, é verdade, havia desperdiçado uma chance clara, mas no geral liderou as ações ofensivas do São Paulo no primeiro tempo. Na etapa final, o time só assistiu o Fluminense jogar e ninguém se salvou.

Quem foi mal no São Paulo: Reinaldo

O lateral-esquerdo atuou mais uma vez improvisado na direita, assim como na última rodada, e novamente não rendeu o esperado. Deu condição para o primeiro gol de Cano, que fez o Flu passar a mandar no jogo. Acumulou erros simples e pareceu perdido no setor durante a maior parte do tempo.

O jogo do Fluminense

O Fluminense foi bem no primeiro tempo. Teve a bola, ocupou o campo de ataque e foi para cima, criando grandes oportunidades. A boa tarde de Felipe Alves, porém, acabou atrapalhando os planos, assim como os erros. O time paulista acabou sendo cirúrgico em uma das poucas chances que teve.

No segundo tempo, porém, o Flu foi avassalador logo no início. As substituições de Fernando Diniz fizeram efeito em todos os lances de gol e o Tricolor concretizou um dos melhores jogos da temporada.

O jogo do São Paulo

O técnico Rogério Ceni manteve a base da equipe em relação ao último jogo. A única mudança, forçada, foi a entrada de Igor Gomes na vaga do suspenso Rodrigo Nestor. Taticamente, a equipe manteve o mesmo padrão. O São Paulo começou bem, se aproveitou dos erros do Flu para criar chances, saiu na frente com um golaço de Luciano e vinha sendo salvo por Felipe Alves na etapa inicial.

Esqueça tudo o que você leu sobre a etapa inicial, porque nada disso vale para o segundo tempo. Em mais uma partida praticamente autodestrutiva, o São Paulo não viu a cor da bola e levou três gols de Cano em 13 minutos. Daí em diante, o estrago estava feito. Mais uma tarde melancólica e fim da sequência invicta — de cinco jogos —para o Tricolor no Brasileirão.

Movimentado

O jogo começou bem movimentado no Maracanã com boas oportunidades para os dois lados. Primeiro, Fábio fez uma grande defesa aos sete minutos e depois aos nove. Jogando no erro do adversário, o São Paulo chegou assim ao gol. Após cobrança de lateral de Wellington, aos 29 minutos, a zaga do Fluminense cortou mal duas vezes e a bola sobrou para Luciano, que mandou no ângulo para abrir o placar.

O Fluminense foi melhor no primeiro tempo, teve a posse, envolveu e chegou a colocar uma bola na trave aos 17 minutos após desvio do goleiro. Cano também chegou muito perto aos 33 depois de passe de mestre de Ganso, mas só raspou na trave. Felipe Alves ainda salvou mais uma vez após bomba de Yago Felipe e, mesmo depois de sair errado, foi bem em outros dois ótimos lances de Cano.

Alucinante

O gol do argentino finalmente saiu logo no primeiro minuto do segundo tempo. Alexsander tentou de longe, Felipe Alves fez a defesa, mas Cano, sempre bem posicionado, colocou para dentro e deixou tudo igual. Imparável, o camisa 14 balançou a rede novamente aos 10. Nathan achou Matheus Martins, que cruzou rasteiro e encontrou o artilheiro, garantindo a virada.

Mas Germán Cano ainda não estava satisfeito e fez o hat-trick em 13 minutos. Nathan apareceu bem de novo, Ganso cruzou no jeito e o argentino apareceu no lugar certo novamente para fazer o 3 a 1. No fim, a torcida já cantava "olé" vendo o Fluminense dominar a partida. Nervoso, o São Paulo pouco conseguiu fazer. Rafinha ainda foi expulso já nos acréscimos.

Estreia no profissional

Conhecido por revelar talentos, o Fluminense lançou mais um hoje. Alexsander, volante das categorias de base, fez a estreia no time profissional ao entrar no intervalo. No primeiro lance já participou do gol de Cano. Depois, se apresentou para as jogadas e foi bem no teste com Diniz.

Arbitragem

Anderson Daronco foi bem ao longo da partida, assim como os assistentes. O único erro, corrigido pelo VAR, foi no gol do Fluminense. No campo, assinalado o impedimento, mas o lance foi validado após revisão.

Momento do jogo

É difícil selecionar qual gol de Germán Cano foi mais importante para o resultado maiúsculo do Fluminense no Maracanã. Portanto, o momento que mudou o jogo pode ser a volta do intervalo, quando Fernando Diniz resolveu ir para cima. Alexsander, Nathan e Matheus Martins participaram dos lances do argentino e, assim, foram fundamentais.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 3X1 SÃO PAULO

Competição: Campeonato Brasileiro - 36ª rodada
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) Data e hora: 5 de novembro de 2022, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Gols: Luciano (SAO), aos 29 minutos do primeiro tempo, Cano (FLU), com 1 minuto do segundo tempo, Cano (FLU), aos 10 minutos do segundo tempo, Cano (FLU), aos 13 minutos do segundo tempo.

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino (Nathan), Manoel e Cristiano (Alexsander); André, Martinelli, Ganso (Felipe Melo) e Yago Felipe (Matheus Martins); Arias e Cano (Michel Araújo). Técnico: Fernando Diniz.

São Paulo: Felipe Alves; Rafinha, N. Ferraresi, Léo, Welington; Pablo Maia, Patrick (Galoppo), Igor Gomes (Talles), Reinaldo (Marcos Guilherme); Luciano (André Anderson), Calleri (Nahuel Bustos). Técnico: Rogério Ceni.