Topo

Brasileirão - 2022

Cavichioli pega pênalti, América-MG vence o Inter e Palmeiras é campeão

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/11/2022 17h53

O Palmeiras é campeão brasileiro. Hoje (2), o América-MG venceu o Inter por 1 a 0, no Independência, pela 35ª rodada do Brasileirão, e deu o título ao Verdão. O resultado foi construído com gol de Alê e participação fundamental de Matheus Cavichioli, que pegou pênalti cobrado por Alan Patrick no primeiro tempo.

Com 64 pontos e mais nove em disputa até o fim da competição, o Colorado não pode alcançar o Palmeiras, que joga só à noite, contra o Fortaleza, e já tem 74. A equipe gaúcha está em segundo na classificação e perdeu uma invencibilidade de 13 partidas no Brasileirão.

O Coelho, com a vitória, chegou aos 49 pontos e encostou na briga por uma vaga na próxima Libertadores. O time ocupa o nono lugar atualmente.

O América-MG volta a campo no sábado (5) para encarar o Red Bull Bragantino, fora de casa. O Inter encara o Athletico Paranaense, no Beira-Rio, no mesmo dia.

Foi bem: Cavichioli pega pênalti e rebote

Matheus Cavichioli foi personagem do jogo ao defender o pênalti cobrado por Alan Patrick e o chute do mesmo jogador no rebote, evitando o gol do Inter no primeiro tempo.

Foi mal: Henrique Almeida perde chances

As oportunidades do América-MG no primeiro tempo caíram nos pés de Henrique Almeida, que não soube aproveitar. Na etapa final, foi substituído.

Wanderson volta a ser titular

Mano Menezes surpreendeu ao divulgar a escalação do Inter. Ao invés de Pedro Henrique, que se destacou recentemente na equipe, Wanderson voltou a ser titular. O atacante jogou aberto pela esquerda e teve boa participação, principalmente em jogadas individuais.

O jogo do América-MG: ofensivo e buscando espaços

O América-MG foi ofensivo e buscou o gol desde os primeiros minutos. Centralizando suas ações em Benítez, o time mineiro explorou o lado direito defensivo do rival, pois Bustos e Edenilson não ocuparam bem o setor. Os principais lances do Coelho vieram de cruzamentos em busca de Henrique Almeida. O atacante quase marcou um gol logo no começo da partida, quando Vitão afastou quase de cima da linha. No segundo tempo, o gol do time mineiro nasceu de uma cobrança de escanteio.

O jogo do Inter: inspirações individuais

O Internacional não fez um bom jogo coletivo. Os passes rápidos que caracterizam o time de Mano Menezes poucas vezes apareceram com sucesso. As principais chances de gol saíram de inspirações individuais de Wanderson e Alan Patrick, principalmente. O pênalti, desperdiçado no primeiro tempo, fez falta para os colorados, que buscavam ter tranquilidade e explorar os espaços deixados pelos avanços do América-MG. Depois de sofrer o gol, Mano Menezes jogou a equipe ao ataque e tentou de tudo em busca do empate, sem sucesso.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 1 X 0 INTERNACIONAL
Data: 02/11/2022 (Quarta-feira)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Auxiliares: Thiago Henrique Correa Farinha (RJ) e Brígida Ferreira Cirilo (Fifa/AL)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa/RN)
Gols: Alê, do América-MG, aos 30 minutos do segundo tempo;

América-MG
Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Arthur), Conti, Éder (Ricardo Silva) e Marlon; Juninho, Alê e Benítez (Lucas Kal); Felipe Azevedo, Everaldo (Aloísio) e Henrique Almeida (Wellington Paulista).
Técnico: Vagner Mancini

Inter
Keiller; Bustos, Moledo, Vitão e Renê; Johnny, De Pena (Lucas Ramos), Edenilson (Mauricio), Wanderson (Pedro Henrique) e Alan Patrick (David); Alemão (Braian Romero).
Técnico: Mano Menezes