Topo

Neymar comanda ataque, marca e ajuda PSG a vencer o Olympique no Francês

Neymar marcou para o PSG diante do Olympique de Marselha, em confronto do Campeonato Francês - Stephane Mahe/Reuters
Neymar marcou para o PSG diante do Olympique de Marselha, em confronto do Campeonato Francês Imagem: Stephane Mahe/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/10/2022 17h41

Faltando 35 dias para a Copa do Qatar, o atacante Neymar continua em grande fase no Campeonato Francês. O brasileiro comandou a linha de frente do PSG, abasteceu e foi abastecido por Mbappé e Messi e fez o gol da vitória do time da casa por 1 a 0 sobre Olympique de Marseille, no grande clássico do país.

Como sempre muito marcado, Neymar se movimentou por todo o campo e mostrou disposição ao ir buscar a bola até na intermediária de defesa para construir as jogadas de ataque. Foi dele o gol que abriu o placar no final do primeiro tempo, quando ele se livrou da marcação e recebeu de Mbappé na entrada da área. Com um toque de primeira, Neymar impediu que a defesa do Olympique fechasse sobre ele e colocou a bola bem no canto, impossibilitando qualquer chance de defesa do goleiro Pau López.

Foi seu 9ª gol no campeonato, o que levou Neymar à ponta da artilharia da competição Jonathan David do Lille. Ao ser substituído e poupado no final do jogo, saiu de campo aplaudido pela torcida.

Neymar também participou de algumas das principais jogadas de ataque do PSG. Deu passe precisos para Mbappé aberto pela esquerda e tabelou com Messi, que tentava infiltrar a defesa pelo meio. Durante um contra-ataque acabou deixando o cotovelo na boca de um adversário, mas foi poupado pelo árbitro.

O brasileiro se mostrou mais comedido em relação a discussões com a arbitragem e com os rivais e evitou se machucar depois de uma entrada violenta do zagueiro Samuel Gigot.

Neymar pula, evita choque e lesão perto da Copa

Com a proximidade do Mundial, o risco de lesões assombra aqueles que já estão com passagens confirmadas para o Qatar. Depois que seu colega Richarlisson saiu de campo lesionado, chorando e de muletas em jogo do Tottenham ontem, Neymar parece adotar a estratégia certa para minimizar riscos. Com rápida movimentação pelo campo, ele evitou contato físico mais intenso com a marcação e apostou em passes ágeis.

Neymar - Stephane Mahe/Reuters - Stephane Mahe/Reuters
Neymar sente dores durante PSG x Olympique de Marselha, jogo do Campeonato Francês
Imagem: Stephane Mahe/Reuters

Aos 27 minutos do segundo tempo, pulou e evitou ser atingido por um carrinho violento de Gigot. Saltou antes do toque, mas o rival acabou sendo expulso mesmo assim, o que tornou a partida mais tranquila para o time da casa. Se Mbappé estava em uma noite pouco inspirada e Messi, aos 35 anos, não apresenta a mesa vitalidade de outras temporadas, coube a Neymar comandar a produção ofensiva do time. Atrás, o capitão Marquinho, outra peça-chave da seleção brasileira no Qatar, manteve a segurança de uma defesa que tomou poucos sustos.

Com mais espaço o ataque de Paris trabalhou a bola com tranquilidade, mas não chegou ao segundo gol. Com um a menos, o Olympique não teve forças para buscar o empate.

A vitória manteve o PSG na liderança do Campeonato. E a boa atuação de Neymar manteve seu nome como a grande esperança brasileira para o hexa em novembro.