Topo

Brasileirão - 2022

Inter faz jogo eficaz, bate Botafogo e amplia série invicta no Brasileiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2022 19h58

O Internacional jogou com eficiência para bater o Botafogo por 1 a 0 na noite de hoje (16), no Estádio Nilton Santos, pela 32ª rodada do Brasileirão, e prolongar sua série invicta na competição. O gol da vitória foi marcado por Braian Romero.

Com o resultado, o Colorado se isola ainda mais na vice-liderança, com 60 pontos, e fica um pouco mais perto do Palmeiras, que empatou com o São Paulo e tem 68. Com 43 pontos, o Glorioso permanece em décimo lugar.

O triunfo também deixa o Inter muito próximo da próxima edição da Copa Libertadores, já que o time abriu 13 pontos para o Atlético-MG, o sétimo colocado, e os campeões da Copa do Brasil e da Liberta devem abrir mais dois postos na tabela de classificação da Série A.

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo (23). Às 16h (horário de Brasília), o Bota encara o Fluminense no Maracanã, e o Inter visitará o Coritiba, às 18h, no Couto Pereira.

Quem foi bem: Mano Menezes

Quando precisou defender, o Inter foi seguro para conter os avanços do Botafogo e ofereceu poucas chances de gol. Na segunda etapa, dois dos substitutos escolhidos por Mano decidiram o jogo: Taison e Braian Romero participaram do gol do argentino, que deu três pontos importantíssimos para a equipe gaúcha. Méritos para o treinador colorado, que agora soma 11 partidas sem perder.

Quem foi mal: Alan Patrick

Ausente nas ações ofensivas do Colorado, Alan Patrick pouco se apresentou para criar as jogadas da equipe. Nas oportunidades que teve, errou passes simples e ainda perdeu uma chance clara para marcar ao não alcançar ótimo cruzamento rasteiro de Alemão.

Botafogo começa bem, diminui ritmo e sofre no fim

O início do jogo do Botafogo indicava que o primeiro gol seria questão de tempo. Com pouco mais de dez minutos, os donos da casa já tinham levado perigo duas vezes, com Tiquinho Soares e Eduardo. No entanto, a equipe diminuiu o ritmo no final do primeiro tempo, e tampouco conseguiu recuperá-lo no segundo tempo, quando viu os adversários abrirem o placar. Após o tento de Romero, o Glorioso reagiu mal e quase não assustou o goleiro Keiller.

Inter se recupera de início ruim e faz jogo eficiente

Embora tenha começado mal e sofrido com a pressão botafoguense nos primeiros 20 minutos, o Inter mostrou rápida recuperação na primeira etapa e assustou com De Pena e Alemão, em boa jogada individual. Já na etapa final, após as alterações de Mano, o Colorado se soltou e, na melhor oportunidade que teve, mostrou eficiência para superar os donos da casa: após bola trabalhada pela esquerda, Edenilson chutou e Braian Romero aproveitou o rebote para soltar o pé e estufar as redes. Com o gol, os visitantes administraram a vantagem e deram pouco espaço para o Botafogo.

Colorado amplia invencibilidade para 11 jogos

Graças à vitória no Rio de Janeiro, o Inter ampliou sua série invicta no Brasileirão. Agora, são oito vitórias e três empates nos últimos 11 jogos pela competição. A última derrota ocorreu contra o Fortaleza, há mais de dois meses.

Gatito homenageado no Nilton Santos

O goleiro Gatito Fernández, que no dia 7 superou Joel Carli como o estrangeiro com mais jogos pelo Botafogo, recebeu uma homenagem do clube na tarde deste domingo. Agora, o paraguaio soma 190 partidas pelo Glorioso. No Estádio Nilton Santos, Gatito pouco foi exigido, mas atuou de forma segura e não teve culpa no gol colorado.

Wanderson de volta aos titulares

Após passar um mês sem ser escalado entre os titulares, devido à recuperação da lesão que sofreu na coxa direita, Wanderson voltou a estar entre os 11 iniciais de Mano Menezes. Nesse período, o atacante chegou a atuar duas vezes, mas ambas saindo do banco de reservas. Contra o Botafogo, o camisa 11 até tentou criar jogadas pela direita, mas teve uma atuação tímida no Rio de Janeiro. Deixou o campo no segundo tempo, aparentemente desgastado após mais de 60 minutos em campo.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0 X 1 INTERNACIONAL

Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Data e horário: 16 de outubro de 2022, às 18h (de Brasília)

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)

Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Luanderson Lima dos Santos (BA)

VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Tchê Tchê (BOT), Gustavo Sauer (BOT) e Daniel Borges (BOT); Rodrigo Moledo (INT), Johnny (INT), Taison (INT), Liziero (INT) e Mano Menezes (INT)

Gol: Braian Romero (INT), aos 22 minutos do 2º tempo

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges, Philipe Sampaio, Adryelson (Gustavo Sauer) e Marçal; Tchê Tchê, Danilo Barbosa (Matheus Nascimento) e Eduardo; Junior Santos (Luis Henrique), Victor Sá (Jeffinho) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.

INTERNACIONAL: Keiller; Bustos, Rodrigo Moledo, Vitão e Renê; Johnny (Liziero), De Pena, Edenilson (Lucas Ramos), Alan Patrick (David) e Wanderson (Taison); Alemão (Braian Romero). Técnico: Mano Menezes.