Topo

Entidades cobram R$ 10 mi de programa espanhol por injúria racial a Vini Jr

Vinicius Jr., do Real Madrid, faz dancinha após marcar contra o Shakhtar na Liga dos Campeões Imagem: Angel Martinez/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/10/2022 18h44

As entidades Educafro e Centro Santo Dias de Direitos Humanos Arquidiocese São Paulo protocolaram uma ação civil pública na manhã de hoje (10) contra Pedro Bravo Jimenez e a emissora MEGA, da Espanha, pelas ofensas racistas feitas contra Vinicius Jr.

Foi formulado um pedido de 10 milhões de reais em indenização para o povo brasileiro pelo racismo praticado e pela referência preconceituosa.

A ação considera que os comentários feitos por Jimenez no programa 'El Chiringuito de Jugones', que também é transmitido nas redes sociais, atingiram todo o povo brasileiro, em particular a população negra.

Durante o programa do dia 15 de setembro, Pedro Bravo — presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores —, disse que Vini Jr. deveria "parar de fazer macaquice" e ir ao "sambódromo do Brasil" caso quisesse "dançar".

Após a declaração, Bravo foi às redes sociais e pediu desculpas. "Quero esclarecer que a expressão 'fazer macaquice' que utilizei mal ao qualificar a dança do Vinicius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica ('fazer idiotices'). Como minha intenção não foi de ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!", escreveu Bravo.

O jornalista Josep Pedrerol, apresentador do programa 'El Chiringuito', também se manifestou após o ocorrido.

"Outro dia, Pedro Bravo, comentarista deste programa, disse 'pare de fazer macaquice' referindo-se a Vinicius . Na Espanha, essa expressão coloquial significa não se faça de bobo", explicou o jornalista, que se desculpou com quem se sentiu ofendido.

"Essa ação é completamente inédita. Estamos processando estrangeiros por danos raciais praticados ao povo brasileiro pela internet. Alegamos que o dano não foi praticado na Espanha, mas na internet, o que atinge diretamente todos os brasileiros", disse Márlon Reis, advogado que assina a ação, à reportagem.

Em documentos recebidos pelo UOL Esporte as entidades citam que os recursos da indenização serão aplicados diretamente em programas de combate à desigualdade racial no Brasil.

A ação civil pública é um instrumento processual que é utilizado para responsabilizar os réus por danos morais e materiais ocasionados a bens e direitos coletivos. Ela tem como objetivo proteger interesses coletivos cuja titularidade recai sobre toda a sociedade (ou parte dela), e não apenas a um único indivíduo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Entidades cobram R$ 10 mi de programa espanhol por injúria racial a Vini Jr - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol