Topo

Brasileirão - 2022

Palmeiras vence Bota com um a menos e abre dez pontos de vantagem na ponta

Diego Iwata Lima e Eduardo Nunes

Do UOL, em São Paulo

03/10/2022 21h55

O Palmeiras fez o que se espera de um time que disputa o título. Mesmo fora de casa, impôs seu jogo e conseguiu vencer, de virada, o Botafogo por 3 a 1, no estádio Nilton Santos. Nem mesmo a expulsão de Zé Rafael trouxe intranquilidade ao time paulista.

O resultado deixa o Palmeiras ainda mais líder do Brasileirão, com 63 pontos, dez à frente do segundo colocado, o Internacional, e faz com que até o mais desconfiado dos palmeirenses comece a vislumbrar a conquista do título como algo bastante palpável. Na próxima rodada, o Verdão encara o Coritiba, em casa, na quinta-feira (6).

Resultado à parte, a atuação do time de Abel Ferreira foi excelente. Mesmo tendo saído atrás no placar, o Palmeiras nunca foi pior em campo e ganhou a partida de maneira incontestável. O Botafogo, que ensaiou um bom começo, foi rapidamente envolvido e assistiu atônito ao rival construir seu placar.

Com a derrota, o Botafogo estaciona no meio da tabela, na décima posição, com 37 pontos. Seu próximo compromisso será diante do Avaí, em Florianópolis, também na quinta.

Cronologia do jogo

O Botafogo abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo, com belo chute de Tiquinho de fora da área. O Palmeiras empatou pouco tempo depois, aos 26', com Scarpa cobrando pênalti. Aos 36', foi a vez de Mayke balançar a rede, após boa jogada de Piquerez pela esquerda. Na segunda etapa, Dudu ampliou, aos 14', após cruzamento de Rony.

LIVE DO PALMEIRAS

O jogo do Palmeiras: Controle do jogo, mesmo com um a menos

O Palmeiras fez um jogo seguro e com muita variedade ofensiva. Tendo saído atrás no placar mais uma vez, a equipe demonstrou frieza e muito controle, e não tardou a controlar o jogo e saltar à frente no placar. Mayke como ponta-direita foi uma aposta certeira de Abel. Dudu atuando por dentro, também fez bom jogo. Mesmo após a expulsão de Zé Rafael, o time soube administrar o jogo.

Melhor do Palmeiras: Scarpa comanda o time

Como de costume, Gustavo Scarpa foi o maestro do Palmeiras. Toda jogada ofensiva passava por seus pés. E o meia correspondeu, com enfiadas inteligentes, muita precisão e visão de jogo.

Pior do Palmeiras: Danilo apareceu pouco

Dizer que Danilo foi mal é exagero. Mas o volante não apareceu tanto no apoio, um de seus pontos mais fortes.

O jogo do Botafogo: Titulares fizeram falta

Defensivamente, a equipe sentiu a falta de Cuesta e Marçal, que costumam dar solidez ao setor. Marçal ainda fez muita falta no ataque, já que Hugo, seu substituto, pouco avançava. Contudo, o principal problema foi no meio-campo, que deu espaço para o rival e não teve criatividade para criar as jogadas e municiar os atacantes.

Melhor do Botafogo: Golaço credencia Tiquinho

O centroavante buscou o jogo, apareceu bem dentro da área e ainda acertou um lindo chute para anotar o gol do Glorioso.

Pior do Botafogo: Pênalti infantil na conta de Gabriel Pires

Gabriel Pires pouco tocou com os pés na bola. Com a mão cometeu um pênalti infantil que deu início a virada do Alviverde. Saiu vaiado de campo aos 16' do segundo tempo para a entrada de Victor Sá.

Aposta em Mayke deu certo

A escalação de Mayke como atacante funcionou. Aposta de Abel, que assim abriu mão de escalar um atacante pelo setor, o lateral-direito foi muito bem. Gol à parte, apareceu bem na troca de passes, encostou para tabelas e ainda ajudou a fechar os espaços.

Tiquinho pegou Weverton desprevenido

O Botafogo abriu o placar em sua primeira jogada consciente no jogo. Saravia veio costurando da lateral para dentro e rolou para Tiquinho bater de primeira, de trás da meia-lua. O chute foi rápido e nem foi tão no canto. Mas com muita gente na frente, Weverton pulou atrasado e sofreu o gol.

Mais uma expulsão do Palmeiras

Dessa vez, o expulso foi Zé Rafael. O jogador recebeu dois amarelos por faltas na região do meio. A segunda saiu de um rolamento do jogador em campo após cair na perseguição a Eduardo e quase torcer o tornozelo do botafoguense.

Botafogo vinha de três jogos sem sofrer gol

O Glorioso só tinha tomado mais de dois gols em casa na estreia (contra o Corinthians, 3 a 1). Fora de casa, só tomou mais de dois gols justamente para o Palmeiras, no primeiro turno: 4 a 0.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 1 x 3 PALMEIRAS
Competição
: Campeonato Brasileiro, 29ª rodada
Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 3 de outubro de 2022 (segunda-feira), às 20h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR)
VAR: Wagner Reway (PB)
Gols: Tiquinho, aos 20' do 1º tempo (BOT); Scarpa, aos 26', e Mayke, aos 36' do 1º tempo. Dudu, aos 14' do 2º (PAL)
Cartões amarelos: Tchê Tchê, Eduardo e Hugo (BOT); Gustavo Gómez, Abel Ferreira (TEC) e Zé Rafael (PAL)
Cartão vermelho: Zé Rafael (PAL)

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Saravia, Adryelson, Kanu e Hugo; Tchê Tchê (Del Piage), Eduardo e Gabriel Pires (Victor Sá); Jeffinho, Júnior Santos (Sauer) e Tiquinho. Técnico: Luis Castro

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Luan e Piquerez (Vanderlan); Danilo, Zé Rafael e Scarpa (Atuesta); Mayke (Kuscevic), Rony (Navarro) e Dudu (Menino). Técnico: Abel Ferreira