Topo

São Paulo

Com direito a 'olé', Del Valle domina o São Paulo e ganha a Sul-Americana

Jogadores do Independiente del Valle comemoram o título da Copa Sul-Americana - Marcelo Endelli/Getty Images
Jogadores do Independiente del Valle comemoram o título da Copa Sul-Americana Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images
Diego Iwata Lima e Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo e Córdoba, na Argentina

01/10/2022 18h57

O São Paulo lutou muito, mas não foi páreo para o Independiente del Valle (EQU) e deixou o gramado do Estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina, derrotado pelos equatorianos na final da Copa Sul-Americana. O placar de 2 a 0 veio inclusive com direito a cruéis gritos de "olé".

O vice-campeonato é uma ducha de água fria não apenas para as pretensões desta temporada, mas também para as da próxima, já que o torneio dá ao seu campeão uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Principalmente porque a conquista da classificação via Campeonato Brasileiro está muito complicada para o time de Rogério Ceni.

O resultado mantém o São Paulo em jejum de conquistas internacionais. A última vez em que o tricampeão mundial e sul-americano venceu um título deste tipo foi em 2012, quando levantou justamente a Sul-Americana.

Cronologia do jogo

O Del Valle abriu o placar com Lautaro Díaz, logo aos 13 minutos do 1º tempo, após enfiada perfeita de Faravelli. O chute cruzado ainda pegou na mão de Felipe Alves, mas passou e entrou. No segundo, a dupla inverteu os papéis. Lautaro recebeu passe excelente de Sornoza e deu um ainda melhor para Faravelli ampliar, aos 21 do 2º tempo.

Jogo do São Paulo: Pouca produção

Da euforia à decepção. Assim o torcedor do São Paulo saiu de Córdoba. Com um primeiro tempo onde tudo deu errado, o Tricolor foi presa fácil para o Independiente del Valle. A equipe equatoriana entrou mais ligada em campo, fez 1 a 0 com Lautaro Díaz. E só não aumentou o placar porque o chute de Sornoza bateu na trave.

Carregando o peso de dez anos sem um título internacional, o time de Rogério Ceni não conseguiu se encontrar. As jogadas pelos lados do campo, ponto forte e que levaram o time até a decisão, inexistiram. Rodrigo Nestor, jogador com mais assistências no ano, não teve espaço para achar os atacantes.

Melhor do São Paulo: Patrick se entregou

s - Fotobairesarg/AGIF - Fotobairesarg/AGIF
Moises Ramirez, do Independiente del Valle, e Patrick, do São Paulo, durante final da Copa Sul-Americana
Imagem: Fotobairesarg/AGIF

Patrick. O Pantera Negra foi o jogador mais lúcido do São Paulo no primeiro tempo. Foi por seu lado que o time conseguia minimamente chegar ao campo de ataque. No segundo, como o resto do time, começou bem, mas foi se apagando.

Pior do São Paulo: Difícil escolher um só, mas Reinaldo sobressaiu

Reinaldo. Mas poderia também ser Luciano, Calleri, Igor Vinícius? O lateral-esquerdo, nervoso, não conseguia entregar ao time sua melhor qualidade, que é o apoio. Para piorar, levou um cartão amarelo bobo.

Jogo do Del Valle: Inteligente e letal

O time equatoriano esbanjou inteligência. Abriu o placar quando era muito melhor que o Tricolor e soube suportar a pressão brasileira até o fim da primeira etapa. No segundo tempo, quando o São Paulo iniciou uma blitz, o Del Valle mais uma vez administrou o ímpeto brasileiro e deu o bote na hora certa para matar o jogo.

Melhor do Del Valle: Lautaro fez um gol e deu uma assistência

A conclusão de Lautaro, que abriu o placar, foi primorosa, do posicionamento do corpo à angulação do chute. E embora o Del Valle tenha chegado pouco à frente, ele sempre soube como proteger a bola. No segundo tempo, deu uma assistência de craque para Faravelli fazer o 2 a 0.

Torcida fez a sua parte

Os são-paulinos que enfrentaram uma longa viagem para estar em Córdoba para a final não decepcionaram. Mesmo depois do gol do Del Valle, seguiram cantando e apoiando a equipe.

Desconcentração e muitos impedimentos

Pressionado para sair de Córdoba com o título, o São Paulo se mostrou desconectado em campo. Defesa, meio de campo e ataque não conseguiam armar jogadas. Assim, o Tricolor trocava passes até a intermediária rival, mas não conseguia criar chances de gol. Quando criava, ainda sofria com a linha de impedimento equatoriana. Só na primeira etapa, foram sete.

São Paulo voltou em altíssimo ritmo

O início do segundo tempo mostrou um São Paulo muito ligado no jogo, apertando a saída e abafando os equatorianos. Antes dos 5, o time já havia criado três chances claras, com Nestor e Calleri. O problema é que o argentino estava em uma noite ruim. Nas duas vezes, de cabeça, errou conclusões que normalmente acerta, frente a frente com o goleiro Ramirez.

Falta de pontaria de Calleri

d -  Franklin Agencia Press South/Getty Images -  Franklin Agencia Press South/Getty Images
Rogério Ceni, treinador do São Paulo, durante a final da Copa Sul-Americana
Imagem: Franklin Agencia Press South/Getty Images

O argentino viveu uma noite muito ruim. Foram sete finalizações, todas erradas. Sem mencionar os três impedimentos em que foi flagrado. Para completar, ainda levou o cartão vermelho no fim do jogo.

Tricolor perdeu a cabeça

No final da partida, já derrotado, o São Paulo perdeu a cabeça e teve Calleri e o capitão Diego Costa expulsos. Nas arquibancadas, a torcida presente xingava o presidente do clube Julio Casares.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 0 x 2 INDEPENDIENTE DEL VALLE

Competição: Final da Copa Sul-Americana
Local: Estádio Mario Kempes, em Córdoba, no Equador
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)
Gols: Lautaro, aos 13 do 1º tempo, e Faravelli, aos 23 do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Reinaldo, Diego Costa e Calleri (SP); Carabajal, Schunke, Pellerano (IND)
Cartão Vermelho: Calleri e Diego Costa (SP)

São Paulo: Felipe Alves; Igor Vinicius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Galoppo), Alisson (Igor Gomes) e Patrick (Eder); Calleri e Luciano. Técnico: Rogério Ceni
Del Valle: Ramirez; Segovia, Schunke e Carabajal; Fernandez, Pellerano, Faravelli (Ortiz), Angulo (Gaobor), Sornoza (Ayoví) e Chavez (Caicedo); Lautaro Díaz (Ortiz). Técnico: Martín Anselmi

São Paulo