Topo

Palmeiras

Palmeiras já tem o substituto de Danilo caso volante seja vendido

Danilo durante treino no CT do Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Danilo durante treino no CT do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

01/10/2022 04h00

O Palmeiras trata a saída de Danilo, ao fim desta temporada, como bastante possível. Muito embora o jogador tenha apresentado uma queda considerável de rendimento desde sua convocação para a seleção brasileira, a avaliação no Palmeiras é de que ele tem mercado na Europa, com base nas muitas sondagens que batem no clube há mais de uma temporada.

Caso a saída se concretize, o Palmeiras vai precisar de uma reposição. Mas é muito possível que essa peça já esteja na Academia de Futebol ou no CT da base, em Guarulhos. Olhando para o Sub-20 e para elenco profissional, há mais de uma opção de primeiro volante.

É evidente que Danilo atingiu no clube um nível alto de qualidade, que não é atingível por qualquer jogador. Mas assim como Danilo não era "Danilo" quando entrou na equipe, pode haver evoluções de alguns atletas, com tempo de trabalho.

Menino: Um substituto da mesma geração

g - Carla Carniel/Reuters - Carla Carniel/Reuters
Gabriel Menino comemora gol marcado com a camisa do Palmeiras no duelo contra o Inter, válido pelo Campeonato Brasileiro
Imagem: Carla Carniel/Reuters

Gabriel Menino era tido como o mais pronto para o time profissional quando foi promovido ao lado de Patrick de Paula e do próprio Danilo por Vanderlei Luxemburgo.

Mas, como ele mesmo reconhece, Menino perdeu o foco depois de ser convocado para a seleção brasileira adulta e disputar a Olimpíada de Tóquio. O jogador percebeu o problema a tempo, contudo, e retomou o bom futebol.

Na base do Palmeiras e do Guarani, onde estava antes, Gabriel Menino foi "5" muitas vezes, embora Abel o tenha aproveitado mais pela beirada. Bom futebol, ele já mostrou. Quem sabe, sem dono da posição, ele pode crescer ainda mais.

Jailson: Menos saída, mais pegada

j - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Jailson, volante do Palmeiras, no duelo contra o Guarani, pelo Paulistão
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Na reta final de recuperação de uma grave lesão de ligamento no joelho direito, o jogador acabou de ter seu vínculo com o Palmeiras renovado para 2023, o que indica que os quatro meses dele até abril deste ano foram convincentes para Abel.

Jailson não tem a qualidade técnica de Danilo para fazer a saída de jogo. Mas, por outro lado, aumenta o poder de marcação da equipe e oferece variações táticas dentro de um mesmo jogo, já que atua também como zagueiro e segundo volante.

Fabinho: Um ano de estágio cumprido com sucesso

f - Cesar Greco - Cesar Greco
O jogador Fabinho, do Palmeiras, em jogo contra a Ferroviária, durante partida válida pela quarta rodada do Campeonato Paulista 2021, na arena Allianz Parque.
Imagem: Cesar Greco

O capitão do Sub-20 já convenceu Abel de que pode jogar entre os profissionais. Não por acaso, perdeu muitos jogos da categoria de base para integrar delegações do time principal.

Não entrou tanto em campo, mas por falta de espaço. Danilo e Zé Rafael, donos dos lugares onde ele pode se encaixar, estão entre os jogadores que mais jogaram pelo time. Mas ele cumpriu com sucesso seu ano de estagiário.

Com a brecha deixada pela possível saída de Danilo, teria boa chance de ganhar espaço e mostrar mais futebol em 2023.

Yago: A base vem como?

y - Divulgação/Site oficial do Palmeiras - Divulgação/Site oficial do Palmeiras
Yago, do Palmeiras
Imagem: Divulgação/Site oficial do Palmeiras

Ele ainda tem etapas a cumprir, mas é visto no clube como uma aposta promissora.

Wesley Carvalho, atual assistente de Felipão no Athletico-PR, foi o técnico que transformou os meias Patrick de Paula e Danilo em volantes, e via em Yago seu próximo grande pupilo.

Canhoto como os dois, ele tem um futebol vistoso e moderno. Talvez seja o estagiário de 2023. Mas tende a crescer se notado por Victor Castanheira, o homem da comissão de Abel que faz a ligação entre a base e os profissionais.

Palmeiras