Topo

Mbappé se recusa a participar de fotos da seleção francesa; entenda a briga

Mbappé em ação pela França no duelo contra a Dinamarca pela Liga das Nações; atacante saiu de campo lesionado - Alex Gottschalk/DeFodi Images via Getty Images
Mbappé em ação pela França no duelo contra a Dinamarca pela Liga das Nações; atacante saiu de campo lesionado Imagem: Alex Gottschalk/DeFodi Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/09/2022 12h41Atualizada em 19/09/2022 17h08

Faltando pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo, o clima de Mbappé com a seleção francesa ganhou um capítulo de tensão. O atacante se recusou a participar de uma sessão de fotos que acontecerá na próxima terça-feira (20). Um comunicado oficial foi enviado pelo atleta e sua equipe à AFP.

"Kylian Mbappé e seus representantes lamentam profundamente que não foi possível entrar em acordo à vista da Copa do Mundo", diz a nota.

Ainda na manifestação enviada à imprensa, a equipe de Mbappé ressaltou que, apesar de se recusar a participar da sessão, seu desempenho em campo com a camisa da seleção não será afetado.

"Obviamente, isso não coloca em questão o seu comprometimento e determinação em contribuir para o sucesso coletivo da seleção nacional nos eventos importantes que virão", escreveu em outra parte do comunicado.

As tensões de Mbappé com a Federação Francesa de Futebol por conta dos direitos de imagem vêm desde março deste ano. Na ocasião, o atacante se recusou a participar de um evento dos patrocinadores da seleção francesa.

Segundo o jornal "L'Équipe", um dos motivos para Mbappé ter entrado em conflito com a Federação Francesa de Futebol foi o fato de o jogador querer escolher a quais eventos e patrocinadores quer estar ligado, além de que ele acredita que alguns jogadores têm sua imagem mais usada do que outros.

Os agentes de Mbappé tentaram entrar em contato com a FFF para que o acordo dos direitos de imagem fosse refeito [o atual diz que os atletas têm que participar das ações envolvendo a seleção, independentemente de sua vontade], mas a entidade anunciou que nada mudará até a Copa do Mundo, que ocorrerá entre novembro e dezembro.

Em nota, a FFF anunciou que havia chegado a um acordo para melhorar os direitos de imagem dos jogadores da seleção francesa.

"Após várias conversas na presença dos capitães da seleção francesa, do presidente, do treinador e de um gestor de marketing, a Federação Francesa de Futebol comprometeu-se a rever, a curto prazo, a convenção inerente ao direito de imagem que vincula os jogadores da seleção francesa. A FFF junta-se à ideia de trabalhar num novo acordo que garanta os seus interesses tendo em conta as legítimas preocupações e convicções expressas apenas pelos seus jogadores", informou.

Com Mbappé, a seleção francesa jogará dois jogos da fase de grupos da Nations League nesta Data Fifa. Na quinta-feira (22), a Áustria será a adversária. No domingo (25), os franceses encaram a Dinamarca.