Topo

Copa do Brasil - 2022

Renato Augusto e Ganso desafiam o tempo e protagonizam Corinthians x Flu

Renato Augusto, do Corinthians, e Ganso, do Fluminense, no Maracanã, em jogo pela semifinal da Copa do Brasil - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Renato Augusto, do Corinthians, e Ganso, do Fluminense, no Maracanã, em jogo pela semifinal da Copa do Brasil Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)

15/09/2022 04h00

Corinthians e Fluminense lutam, na noite de hoje (15), na Neo Química, por uma vaga na final da Copa do Brasil, em um duelo com protagonismo de "trintões" que se tornaram peças essenciais nos respectivos times. Renato Augusto e Paulo Henrique Ganso desafiam o tempo e ditam o ritmo das equipes de Vítor Pereira e Fernando Diniz.

O empate em 2 a 2 no primeiro encontro, no Maracanã, inclusive, teve o toque de ambos. Ganso abriu o placar para o Flu, em cobrança de pênalti, enquanto Renato Augusto deixou tudo igual ainda no primeiro tempo. Arias e Róger Guedes complementaram o marcador.

Os meias, inclusive, já foram companheiros na seleção brasileira na década passada e, agora, são antagonistas em confronto que vale vaga na decisão da competição nacional que tem a premiação mais polpuda.

Renato Augusto, por sua vez, é um dos ídolos do Corinthians que saíram e retornaram para casa. O camisa 8, aos 34 anos, é a principal referência técnica da equipe comandada por Vítor Pereira e eleva o time de patamar quando está em campo. Na primeira passagem, de 2013 a 2015, conquistou três títulos: Paulistão e Recopa em 2013, além do Brasileirão em 2015. Agora, busca viver a emoção de ser campeão pelo Timão novamente.

A temporada de Renato Augusto até aqui é de altos e baixos, com um período de oscilação que ele mesmo admite. O maestro do Corinthians se recuperou recentemente de uma lesão muscular na panturrilha que o tirou de combate por quase dois meses. Desde que retornou ao time, mostrou a falta que fez e conseguiu boa conexão com Róger Guedes e Yuri Alberto, pilares da equipe no ataque.

"Ninguém consegue manter um nível muito alto a temporada inteira. Ainda estava me adaptando à forma de jogo do Vítor, tive uma oscilação nesse momento [antes da lesão na panturrilha], mas hoje já consigo entender muito mais claro o que ele quer. Procuro fazer mais o que ele pede e estar bem fisicamente. Isso me ajudou bastante para fazer bons jogos. Procurei jogar um pouco mais perto da área, mais perto dos atacantes. Antes jogava muito mais recuado, fazendo a iniciação da jogada. Me adaptei rápido, função que sempre fiz", afirmou Renato Augusto.

Neste ano, o meia participou de 41 jogos, marcou quatro gols e deu seis assistências. Nos dois últimos jogos antes de reencontrar o Flu, ele desfalcou o Timão diante do Inter por ter sentido dores na panturrilha, mas voltou a ser utilizado, ainda que por pouco mais de 30 minutos, no clássico contra o São Paulo. A tendência, portanto, é que o camisa 8 esteja em plenas condições de ser titular no "jogo do ano" para o Corinthians.

Hoje com 32 anos, Ganso desembarcou no Fluminense em 2019, sob grande expectativa, quando o treinador era Fernando Diniz. O jogador foi bastante utilizado pelo então treinador, mas os resultados não aconteceram e houve mudança na comissão. Oswaldo de Oliveira chegou para a vaga e a relação com o camisa 10 foi marcada por uma discussão ainda à beira do gramado.

Neste período no Tricolor, viveu boas fases e momentos em que foi posto em xeque. Ainda em 2021, sob o comando de Roger Machado, Ganso teve atuações de destaque, mas veio a fratura no braço direito, em agosto, o que o tirou do restante da temporada.

Já na atual jornada, com Abel, começou no banco — o que foi motivo de rusga entre a torcida e o treinador —, mas retomou a vaga e voltou a estar em alta, sendo nome importante para a conquista do Carioca, que encerrou um jejum do Tricolor que durava desde 2012. Com o retorno de Diniz, reencontrou um treinador que nunca escondeu a admiração e que o classifica como "gênio".

Com o "dinizismo", Ganso ganhou uma importância ainda maior e ficou em alta tanto quanto o estilo de jogo imposto pelo treinador, que fez a equipe engrenar, chegar à semifinal da Copa do Brasil e às primeiras colocações do Brasileiro. Não à toa, há até mesmo um debate sobre a possibilidade de uma convocação para a Copa do Mundo.

"É um momento muito bom não só meu. Eu acho que do clube em si, de toda equipe. Depois de muito tempo conseguimos ser campeões cariocas. Estamos na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Ainda tem a Copa do Brasil que demos o primeiro passo. Acho que é o melhor momento, tanto para mim, quanto para o clube no geral", disse, em coletiva dias depois do empate com o Santos, na Vila Belmiro.

Companheiros na seleção

Renato Augusto e Ganso foram nomes lembrados para a seleção brasileira no decorrer dos anos 2010, por Mano Menezes e Dunga. Eles integraram o elenco que disputou a Copa América Centenário, em 2016, nos Estados Unidos. O corintiano à época estava no Beijing Gouan, da China, enquanto o tricolor estava no São Paulo.

A chance a Ganso aconteceu após o corte de Kaká, que já havia sido chamado para substituir Douglas Costa, que acusou um problema muscular quando o grupo já estava em Los Angeles.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X FLUMINENSE

Competição: Copa do Brasil, semifinal
Local: Neo Química Arena
Dia e hora: 15 de setembro de 2022, quinta-feira, às 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/ RS)
Assistente: Rafael da Silva Alves (FIFA/ RS) e Guilherme Dias Camilo (FIFA/ MG)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)

CORINTHIANS: Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Gustavo Silva, Roger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; Felipe Melo (Wellington), Yago Felipe (Martinelli) e Ganso; Matheus Martins, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz