Topo

Copa Sul-Americana - 2022

São Paulo reverte vantagem, supera Atlético-GO nos pênaltis e vai à final

Jogadores do São Paulo comemoram classificação para a final da Sul-Americana - Ettore Chiereguini/AGIF
Jogadores do São Paulo comemoram classificação para a final da Sul-Americana Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF
Bruno Madrid e Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

08/09/2022 23h40

O São Paulo carimbou, com uma boa dose de emoção, sua vaga na final da Sul-Americana. Depois de tirar a vantagem do Atlético-GO dentro do Morumbi ao fazer 2 a 0 na noite de hoje, o time paulista superou os goianos nos pênaltis por 4 a 2 e segue vivo na competição continental.

Agora, a equipe de Rogério Ceni terá pela frente o Independiente Del Valle na decisão do torneio, marcada para o dia 1° de outubro em Córdoba, na Argentina. Os equatorianos venceram o Melgar com bastante folga na outra semifinal.

O duelo ficou marcado por uma insistência — que deu certo — dos mandantes na bola alta e por um Atlético-GO bastante apático.

O meio-campista Patrick, desta vez titular, fez as vezes de centroavante em dia apagado de Calleri e marcou os dois gols do São Paulo no tempo regulamentar.

Nas penalidades, melhor para os paulistas, que foram mais eficientes: Reinaldo, Calleri, Igor Vinicius e Galoppo marcaram e só Luciano desperdiçou seu chute. Por outro lado, o clube goiano teve Baralhas e Léo Pereira errando o alvo.

LIVE DO SÃO PAULO

Quem foi bem: Patrick

Titular na noite de hoje, o meio-campista, que havia iniciado o jogo de ida no banco de reservas, mostrou que é decisivo. Aberto pela esquerda, Patrick participou das principais triangulações ofensivas com Reinaldo e Rodrigo Nestor. Além disso, voltou para ajudar na marcação e se desdobrou fisicamente. Foi premiado com dois gols e saiu, exausto, já nos minutos finais.

Quem foi mal: Calleri

Ele não está acostumado a perder gols, mas hoje deixou a desejar. Calleri não conseguiu colocar em prática o faro de centroavante e perdeu ao menos duas chances claras de gol pelo alto. É verdade que o argentino converteu sua cobrança nas penalidades, mas não se mostrou como o tradicional camisa 9 que o fez ganhar os torcedores.

Atuação do São Paulo: haja fôlego!

Com uma linha de quatro no lugar dos três zagueiros, os comandados de Rogério Ceni, como esperado, iniciaram a partida em um ritmo alucinante e abriram o placar aos quatro minutos de jogo. Ainda na busca por mais um gol para empatar o duelo no placar agregado, o São Paulo apostou até demais nas bolas altas, mas conseguiu balançar as redes de Renan mais uma vez. Nos pênaltis, contou com o empurrão da torcida para sair vitorioso.

Atuação do Atlético-GO: visitante comportado

Se um time começou acelerado, o outro pisou o pé no freio até demais. O Atlético-GO não viu a cor da bola no Morumbi até a metade do 1° tempo e poderia ter sofrido mais do que apenas um gol. Renan, em ótimas defesas, evitou o pior nos primeiros 45 minutos. Na etapa final, os goianos sucumbiram à bola alta paulista.

Cronologia: São Paulo amassa e abre o placar

Empurrado por mais de 53 mil torcedores, o São Paulo, pressionado para tirar uma desvantagem de dois gols, iniciou a partida em um ritmo acelerado — e foi recompensado com gol.

Patrick, do São Paulo, comemora gol contra o Atlético-GO - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Patrick, do São Paulo, comemora gol contra o Atlético-GO
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Aos quatro minutos, Igor Vinicius cruzou e viu Dudu afastar mal. A bola sobrou para Luciano, que bateu forte de perna esquerda: o goleiro Renan espalmou e, no rebote, Patrick empurrou para as redes: 1 a 0.

Pouco depois, Luciano pegou novo rebote — desta vez, da ponta da área — e viu o arqueiro adversário praticar linda defesa. Diego Costa, no lance seguinte, cabeceou para cima após cobrança de escanteio.

O São Paulo até balançou as redes pela 2ª vez aos 14 minutos com Calleri, mas a jogada foi invalidada por falta do atacante no zagueiro Klaus no momento do domínio.

Ceni mexe, e mandantes insistem pelo alto

O técnico Rogério Ceni — que optou por um blazer no lugar do tradicional traje do clube — precisou mexer de maneira precoce em seu time.

Aos 16 minutos, o volante Gabriel Neves sentiu uma lesão no joelho, deixou o gramado chorando e deu lugar a Pablo Maia.

A substituição não alterou o ritmo dos mandantes, que continuaram acuando o Atlético-GO — principalmente pelo alto.

Em lateral cobrado dentro da área, Calleri desviou para o meio da área e Alisson, livre, desperdiçou ao tocar de cabeça. O próprio atacante argentino errou o alvo em outras duas bolas altas.

Alisson tenta ganhar pelo alto em São Paulo x Atlético-GO, jogo da Sul-Americana - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Alisson tenta ganhar pelo alto em São Paulo x Atlético-GO, jogo da Sul-Americana
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Atlético-GO entra em campo e neutraliza

Em meio ao empilhamento de chances perdidas, o time paulista cansou e diminuiu o ritmo, permitindo uma reação dos goianos.

Dudu, em cruzamento que passou por todo mundo, ligou o sinal de alerta no São Paulo. Aos 39 minutos, no entanto, Churín quase igualou o marcador em rebote que acabou abafado por Felipe Alves.

Antes do fim do 1° tempo, o São Paulo ainda chegou apostando nas bolas altas. Até o intervalo, o clube havia feito 25 cruzamentos.

Churín, do Atlético-GO, obrigou Felipe Alves, goleiro do São Paulo, a trabalhar durante jogo da Sul-Americana - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Churín, do Atlético-GO, obrigou Felipe Alves, goleiro do São Paulo, a trabalhar durante jogo da Sul-Americana
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Filme (quase) repetido

Os mandantes voltaram do intervalo na mesma proposta: com muita intensidade, martelar os defensores rivais. Pablo Maia e Reinaldo, ambos em chutes de fora da área, foram os primeiros a assustar, mas erraram o alvo defendido por Renan.

A bola alta voltou à tona aos oito e aos 14 minutos: primeiro, Reinaldo cruzou na medida e viu Alisson perder novamente de cabeça. Depois, foi a vez de Calleri desperdiçar outra bola alçada.

A insistência, no entanto, deu certo. Aos 18 minutos, Alisson jogou na área e Patrick, se antecipando a Dudu, conseguiu tocar na bola e balançar as redes do Atlético-GO: 2 a 0 e empate no placar agregado.

Patrick comemora gol marcado pelo São Paulo sobre o Atlético-GO - Carla Carniel/Reuters - Carla Carniel/Reuters
Patrick comemora gol marcado pelo São Paulo sobre o Atlético-GO
Imagem: Carla Carniel/Reuters

Pressão até o fim

O São Paulo continuou martelando o adversário e teve boas chances de quitar a disputa ainda nos 90 minutos diante de um acuado e tímido Atlético-GO.

Galoppo, que substituiu Alisson na casa dos 35 minutos, protagonizou ao menos quatro chutes perigosos: dois acabaram com defesas de Renan e outros dois saíram pela linha de fundo. A disputa, no entanto ficou para os pênaltis.

Emoção nos pênaltis

Reinaldo iniciou as cobranças e converteu para o São Paulo. A resposta do Atlético-GO veio com Wellington Rato, que deslocou Felipe Alves com categoria: 1 a 1.

O São Paulo voltou a balançar as redes com Calleri, que fez sua parte depois de uma atuação apagada. Baralhas, por sua vez, isolou. Luciano teve a chance de ampliar a vantagem paulista, mas bateu mal e viu Renan defender. Já Shaylon converteu para os visitantes: 2 a 2.

Igor Vinicius bateu bem e marcou o dele, enquanto Léo Pereira acertou a trave: 3 a 2. Galoppo, com muita tranquilidade, decidiu e colocou o São Paulo na final: 4 a 2.

Torcida comparece (de novo) em peso

Com uma linda festa, os 53.988 mil presentes — quase todos são-paulinos — não pararam de gritar durante o jogo.

Ao final do tempo normal, houve coro de "eu acredito" em meio à confiança impulsionada com o 2 a 0. O São Paulo, aliás, chegou à sua 10ª partida seguida com mais de 30 mil torcedores no Morumbi nesta temporada.

Jogadores do São Paulo comemoram classificação para a final da Copa Sul-Americana - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 2 (4) x (2) 0 ATLÉTICO-GO

Competição: Copa Sul-Americana (volta da semifinal)
Data e hora: 8 de setembro de 2022 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Morumbi (São Paulo)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodriguez (ARG)
Árbitro de Vídeo (VAR): Leodán González (URU)
Cartões amarelos: Wanderson (ATG), Jefferson (ATG)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Patrick (SPO), aos 4 min do 1° tempo e aos 18 min do 2° tempo

SÃO PAULO: Felipe Alves; Igor Vinicius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Gabriel Neves (Pablo Maia), Rodrigo Nestor (Talles Costa), Patrick (Juan) e Alisson (Galoppo); Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

ATLÉTICO-GO: Renan; Dudu (Hayner), Wanderson, Klaus e Jefferson; Baralhas, Edson Fernando (Shaylon), Marlon Freitas e Jorginho (Léo Pereira); Wellington Rato e Churín (Ricardinho). Técnico: Eduardo Baptista.

O documentário o primeiro" está disponível com exclusividade para assinantes do UOL Play.