Topo

Brasileirão - 2022

Corinthians vira, mas Internacional reage e empata jogo na Arena

Do UOL, em São Paulo

04/09/2022 17h57

Corinthians e Internacional empataram em 2 a 2 numa gelada e lotada Neo Química Arena neste domingo (14). E o Alvinegro escapou de levar a virada num jogo em que ele mesmo reverteu o placar depois de sofrer gols aos 40 segundos.

O jogo teve um primeiro tempo bom do time da casa e uma segunda etapa de dominância total dos colorados Alemão e Alan Patrick fizeram para os visitantes. Balbuena e Yuri Alberto fizeram para o time da casa.

Quem mais gostou do resultado foi o Palmeiras. Se vencesse, o Timão iria tirar dois pontos da vantagem do líder. O Timão e o Internacional chegam aos 43 —oito a menos que os alviverdes.

O Timão só volta a campo no domingo (11), contra o São Paulo, no Morumbi. O Inter recebe o Cuiabá no próximo sábado (10).

Cronologia do jogo

O Inter abriu o placar logo a 1 minuto, com Alemão, em boa jogada invadindo a área pela direita com a bola dominada e chute de esquerda. O Corinthians não demorou a empatar: aos 12, Gustavo Silva bateu escanteio, Gil subiu muito e Balbuena apareceu na pequena área para completar para a rede: 1 a 1. O Corinthians, que era melhor, virou com Yuri Alberto, que pegou rebote em chute de Guedes e fez 2 a 1 para o Timão. Mas o Inter cresceu no 2º tempo e empatou aos 22', com Alan Patrick.

Jogo do Corinthians: Recuou e atraiu o Inter

O Corinthians saiu atrás, mas não se encolheu. Assim, mesmo com o gol sofrido pouco depois do pontapé inicial, o Timão não se acanhou e, ainda na primeira etapa, conseguiu virar o placar. O Corinthians não recuou suas linhas para tentar contra-atacar, mas foi assim que o time chegou mais vezes na primeira etapa, com velocidade pelos lados do campo.

Na segunda etapa, o Corinthians se encolheu um pouco e acabou atraindo o Inter. Levou o empate e poderia ter sofrido mais gols.

Jogo do Internacional: Intensidade e construção de jogadas

O Inter abriu o placar e levou a virada em dois gols de falha na marcação. O time de Mano Menezes manteve seu ritmo alto e teve, ainda na primeira etapa, chance de empatar, apostando na chegada ao ataque de muitos jogadores simultaneamente.

Na segunda etapa, o time gaúcho foi para cima do Corinthians e ficou muito tempo com a bola. Muitas vezes, a equipe de Mano Menezes teve dificuldade de invadir a área. Mas, quando apostava na transição em velocidade pelos lados, levou perigo, como no lance do empate, construído pela esquerda. Esteve perto da virada.

Foi bem no Corinthians: Balbuena mostrou segurança

O paraguaio, autor do primeiro gol do Corinthians, foi muito seguro. Perdeu poucas disputas pelo alto e não se complicou diante do numeroso ataque colorado, que chegou a colocar seis jogadores na área ao mesmo tempo em dado momento.

Yuri vira para o Corinthians

Foi bem no Inter: Alemão incomoda demais

Ele fez um gol com 40 segundos e deu uma furada espetacular no fim do 1º tempo. E no resto do jogo inteiro, foi muito chato para a defesa do Corinthians, tanto vindo com a bola quanto fazendo parede e disputando jogados pelo chão.

Foi mal: Roger Guedes poderia ter decidido

O camisa 9 do Timão até participou bem do jogo, mas, em mais de uma oportunidade, teve claras chances de decidir a partida para o Corinthians e perdeu. Fica com o registro negativo nem tanto pelo que fez, mas pelo que poderia ter feito.

Alemão castigou os rivais

Alemão abre placar para o Inter

Autor do gol que inaugurou o placar na Neo Química Arena, o atacante Alemão tem se especializado em castigar os grandes paulistas. Além do gol de hoje contra o Corinthians, ele também marcou na derrota do Inter para o Palmeiras por 2 a 1, na última rodada do 1º turno.

Fausto Vera esteve abaixo de jogos anteriores

Elogiado pelo desempenho nas partidas recentes, o volante Fausto Vera, que não completou dois meses de clube, esteve em tarde complicada. Duas bolas perdida por ele, diante de Alemão, na primeira etapa, e Alan Patrick, na segunda, quase complicaram o Alvinegro.

Rafael Ramos ficou 11 minutos em campo

Substituto de Fagner, no intervalo, que sentiu incômoda na coxa esquerda, Rafael Ramos não completou 12 minutos no campo. O jogador também sentiu uma lesão na coxa esquerda e acabou sendo trocado pelo ex-colorado Bruno Méndez queimando uma mexida de VP.

Edenilson e Ramos não se encontraram, e Colorado é vaiado

Lançado aos 19' por Mano, o meia Edenilson não teve o desprazer de estar em campo ao mesmo tempo que Rafael Ramos, a quem acusou de injúria racional no jogo do 1º turno. Curiosamente, além dos dois jogadores, o árbitro Bráulio Machado é o mesmo daquela partida.

O registro negativo é que Edenilson, ex-Corinthians, foi vaiado ao entrar em campo, certamente em alusão ao episódio de Porto Alegre.

Ficha Técnica

CORINTHIANS 2 x 2 INTER

Competições: Campeonato Brasileiro, 25ª rodada
Data e horário: 4 de setembro de 2022, às 16 horas (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (FIFA/SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA/RN)
Amarelos: Daniel (INT)
Gols: Alemão, aos 40 segundos' do 1º tempo (INT) e Alan Patrick, aos 22' do 2º. Balbuena, aos 12', e Yuri Alberto, aos 19' do 1º tempo (COR)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Rafael Ramos) (Bruno Méndez), Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera, Ramiro (Cantilo) e Giuliano (Roni); Gustavo Silva (Vital), Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.

INTERNACIONAL: Daniel; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Gabriel, Johnny (Edenilson), De Pena (Alan Patrick), Wanderson e Mauricio (Pedro Henrique); Alemão (Romero). Técnico: Mano Menezes.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que mostrava a primeira versão da ficha técnica, Adson, do Corinthians, não participou do jogo contra o Inter. O erro foi corrigido.