Topo

Neymar tem início empolgante e supera estrelas rivais que estarão na Copa

Neymar é o jogador da Europa com mais participações em gols neste início de temporada; veja levantamento - STEPHANE MAHE/REUTERS
Neymar é o jogador da Europa com mais participações em gols neste início de temporada; veja levantamento Imagem: STEPHANE MAHE/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

01/09/2022 04h00

Classificação e Jogos

Neymar fez mais um gol ontem (31). O camisa 10 abriu o placar na vitória por 3 a 0 do Paris Saint-Germain contra o Toulouse e chegou a sete bolas na rede no Campeonato Francês. Em um mês de temporada, o brasileiro tem início empolgante e números melhores do que outras estrelas que estarão na disputa da Copa do Mundo do Qatar, entre novembro e dezembro.

O primeiro compromisso oficial do PSG em 2022/23 foi em 31 de julho. Com dois gols de bola parada, Neymar conduziu o time a uma goleada e ao título da Supercopa da França, contra o Nantes. As atuações de destaque vêm se repetindo no Francês, e o atacante balançou a rede em todos os jogos oficiais do clube nesta temporada.

Os nove gols e seis assistências em seis jogos na temporada empolgam. Neymar, hoje, é o jogador com mais participações em gols na Europa em 2022/23.

O brasileiro, que já mira os números do último Campeonato Francês em apenas cinco jogos na edição atual, começa à frente de todas as outras estrelas que disputarão a Copa no Qatar. Isso inclui até mesmo os companheiros de equipe, Lionel Messi (Argentina) e Mbappé (França).

A seguir, veja um levantamento do início da temporada europeia e como estão alguns dos principais jogadores do mundo.

Neymar

Em cerca de um mês de temporada europeia, Neymar é o que mais participa de gols no Velho Continente. Os nove tentos e as seis assistências em seis jogos apontam para uma contribuição decisiva a cada 43 minutos.

Em apenas cinco jogos no Francês, ele já igualou o número de passes (seis) e tem mais da metade dos gols anotados na última edição da Ligue 1. Atrapalhado por lesões, o brasileiro participou somente de 22 jogos e balançou a rede 13 vezes no campeonato em 2021/22.

Messi

Uma comparação interessante pode ser feita com os companheiros de equipe no PSG. Messi, principal jogador da seleção argentina, também inicia a temporada em alta, mas fica atrás de Neymar. O canhoto tem desempenho equilibrado entre artilheiro e garçom: quatro gols e quatro assistências.

Mbappé

O camisa 7 não participou de todos os jogos do PSG na temporada atual, é verdade, mas mostra que é um dos principais artilheiros do mundo. O astro francês tem cinco gols em quatro partidas, média de 1,25 tento a cada 90 minutos.

Benzema

Destaque do Real Madrid na última temporada e cotado para vencer o prêmio de melhor jogador do mundo em 2022, Benzema não fica atrás dos concorrentes do PSG. O francês tem média de um gol por jogo em quatro compromissos do Real, além de ter dado uma assistência.

Harry Kane

Referência do ataque da Inglaterra e artilheiro da última Copa, quando colocou seis bolas na rede na edição de 2018, na Rússia, Harry Kane já está entre os principais artilheiros do Campeonato Inglês. Por enquanto, fez quatro gols em cinco partidas.

Lewandowski

Recém-contratado pelo Barcelona, Lewandowski não demonstra problemas de adaptação neste início de Campeonato Espanhol. Ele disputou três partidas oficiais pelo clube catalão e já fez quatro gols. Vale pontuar que La Liga teve início tardio, na segunda semana de agosto.

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo e Casemiro começaram a partida entre Southampton e Manchester United no banco de reservas - Reprodução/Twitter/premierleague - Reprodução/Twitter/premierleague
Imagem: Reprodução/Twitter/premierleague

A grande baixa entre as estrelas da Copa é Cristiano Ronaldo. Depois de tentar sair do Manchester United para disputar a Liga dos Campeões, o português de 37 anos está em busca de espaço no time inglês. Até o momento, ele teve pouco mais de 150 minutos em campo e ainda não balançou a rede em quatro compromissos do United.

De Bruyne

Considerado o principal jogador da Bélgica, Kevin de Bruyne não é atacante de ofício como os jogadores citados acima, mas participa com frequência de gols do Manchester City. Ele tem um gol e três assistências em seis jogos.