Topo

Gabriel Jesus volta a sorrir na reta final antes da Copa

Gabriel Jesus sorri durante treino do Arsenal - Stuart MacFarlane/Arsenal FC via Getty Images
Gabriel Jesus sorri durante treino do Arsenal Imagem: Stuart MacFarlane/Arsenal FC via Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

26/08/2022 04h00

'Título' não compra felicidade. A variação do ditado popular permeia a decisão de Gabriel Jesus de deixar o Manchester City depois de vencer quatro das seis ligas inglesas que disputou. Foram dois anos pensando, avaliando possibilidades, antes de tomar uma das melhores decisões de sua vida: ir para o Arsenal.

No clube de Londres, Jesus reencontrou a alegria. Foram os próprios familiares do jogador que perceberam a mudança no sorriso dele. Se nos últimos anos era tímido e mais raro, desde a transferência para os 'gunners' o riso voltou a aparecer com a frequência e brilho de antes.

Gabriel Jesus participou de cinco gols nos primeiros três jogos oficiais da Premier League - marcou duas vezes e deu três assistências. Se for contar os amistosos de pré-temporada, são nove gols em oito jogos pelo novo clube.

Os números e o desempenho já seriam motivos suficientes para ficar feliz, mas o estado de espírito de Gabriel Jesus neste ano vai muito além do futebol. Aos 25 anos, o atacante se tornou pai, um sonho que Gabriel sempre teve.

Helena nasceu dois dias depois do fim da última temporada europeia. Ela recebeu a visita dos tios e da avó durante a pré-temporada nos Estados Unidos. O tradicional 'alô, mamãe!' ganhou uma concorrente à altura na hora de comemorar os gols.

Gabriel Jesus comemora gol pelo Arsenal: "Alô, mamãe" - Photo by David Price/Arsenal FC via Getty Images - Photo by David Price/Arsenal FC via Getty Images
Gabriel Jesus comemora gol pelo Arsenal: "Alô, mamãe"
Imagem: Photo by David Price/Arsenal FC via Getty Images

Sonho duplo longe de Guardiola

Gabriel Jesus não esconde de ninguém sua gratidão ao espanhol Pep Guardiola, decisivo em sua transferência para Manchester City quando telefonou para a então revelação do Palmeiras. No entanto, a relação dos dois não era como pai e filho.

Jesus respeitava as decisões de Guardiola, mas não necessariamente gostava ou concordava com elas. A ideia de sair do Manchester City passou por isso. Jesus queria ter protagonismo, mais tempo de jogo e ainda mais responsabilidade em campo. Mesmo elogiando o jogador, Guardiola deixava claro que não teria como oferecer isso a ele.

Diversos clubes demonstraram interesse em contar com o atacante quando souberam da decisão de Gabriel Jesus. Real Madrid (ESP), Juventus (ITA), Milan (ITA), PSG (FRA) e Tottenham (ING) chegaram a conversar com o estafe do jogador.

Desde o início, Arteta deixou claro, em entrevistas, que Gabriel Jesus havia chegado ao Arsenal para um papel diferente daquele que tinha no City, com muito mais tempo para demonstrar seu futebol.

O papai Gabriel Jesus foi titular nos três jogos até agora e só não esteve em campo por 13 dos 270 minutos da temporada, substituído já no final das duas primeiras partidas. Até aqui, Gabriel está conseguindo tudo o que queria: tempo de jogo, gols e protagonismo.

É assim que o atacante tenta se firmar na cabeça de Tite às vésperas da Copa do Mundo, que acontece em novembro, no Qatar.

Lua de mel com o torcedor

O Arsenal pagou cerca de 52 milhões de euros (R$ 289 milhões) para tirar o jogador do Manchester City. Nos 'gunners', Jesus encontrou outros dois brasileiros com status de titulares, seus xarás Gabriel Martinelli e Gabriel Magalhães.

O desempenho avassalador do início da temporada fez o torcedor do Arsenal criar uma música para seu novo camisa 9, se aproveitando inclusive da coincidência de nomes dos brasileiros. Assim cantam os ingleses:

Mik Arteta ligou pra ele, disse: 'É sua hora de brilhar, porque estou colecionando Gabis, e vou fazer você ser meu'. Dizem que ele anda sobre a água e a transforma em vinho. Eu acredito em Jesus, o número 9 do Arsenal".