Topo

OPINIÃO

Perrone: 'Corinthians sai fortalecido e se torna forte candidato ao título'

Do UOL, em São Paulo

18/08/2022 01h08

A tensão virou festa. O Corinthians entrou em campo com um peso gigantesco nas costas para enfrentar o Atlético-GO, nesta quarta-feira (17). Além da derrota por 2 a 0 para o time goiano no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o Timão ainda carregava a eliminação na Libertadores para o Flamengo e o revés por 1 a 0 no dérbi para o Palmeiras pelo Brasileirão. A goleada por 4 a 1 sobre o Dragão trouxe não só a vaga nas semifinais, quando terão o Fluminense como adversário, mas também alívio aos alvinegros.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Timão, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone destacaram os principais pontos da classificação corintiana na Neo Química Arena. Os comentaristas também explicaram os efeitos que a goleada deve trazer à equipe, pressionada após os resultados ruins. Eles veem o time fortalecido para brigar pela taça.

"O Corinthians sai muito fortalecido desse duelo contra o Atlético-GO. Sem dúvida alguma passa a ser um candidato forte ao título. Além da superação que o time mostrou, ganhou muita força. O Corinthians, quando disputa uma semifinal, sempre chega forte. Além de tudo isso, o departamento médico não está mais abarrotado como estava e os jogadores que chegaram vão se adaptando", analisou Perrone.

Como revelado por Vitão em seu blog, Vitor Pereira se reuniu com líderes da Gaviões da Fiel e ganhou um voto de confiança da organizada. "Não tinha muita dúvida que, depois disso, os jogadores iriam correr bastante. Poderia até ser eliminado, mas se não corressem ou se houvesse uma certa má vontade, a cobrança da torcida seria neles, e não em relação ao Vitor Pereira", comentou o colunista do UOL.

Perrone enumerou vários fatores que ajudam a entender como o Timão transformou um jogo com alta carga de tensão em uma partida tranquila. "Foi a vitória de um combo, que começa com a escalação simples, passa pela fome e pela postura do time, que começou o jogo pressionando. Passou pela calma, para levar o jogo pelos 90 minutos para construir o resultado, e pela inteligência tática, já que o time foi aplicado naquilo que o VP pediu. Passa também pela concentração para não cometer tantos erros como o Corinthians vinha cometendo e pela química com a torcida. No segundo tempo, virou um caldeirão de água fervendo em cima do Atlético-GO", explicou o colunista do UOL.

Para Vitão, VP acertou ao escalar o que tinha de melhor, principalmente na defesa. "O que se viu foi um Corinthians correndo desde o início. Era o óbvio: quando você escala o melhor time nas suas posições, as chances de dar certo são muito maiores. Para mim, essa escalação é a ideal faz uns 200 anos. Cantillo de volante não dá; ele escalou Du Queiroz com Fausto e Renato Augusto. Na defesa, não tenho dúvida alguma de que o melhor lateral é o Fagner. O Fabio santos é muito melhor do que o Piton na linha de quatro. E o Gil é o melhor zagueiro", opinou.

Vitão espera que VP mantenha a simplicidade na hora de escalar o time para as próximas partidas. "Se você escala os melhores jogadores, os mais experientes, e eles estão imbuídos em vencer o jogo, a chance de acontecer é grande. Só espero que isso dure e não volte a pasmaceira nos próximos jogos. Espero que esse time, que é o melhor do Corinthians, jogue na Copa do Brasil e pare a palhaçada de, nas melhores partidas, inventar como inventou contra o Flamengo, com Cantillo de volante e Piton de lateral. Foi uma atuação mais segura e até melhor do que nos 4 a 0 contra o Santos", finalizou, citando a goleada no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será no domingo (21), logo após a partida contra o Fortaleza pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL