Topo

Copa do Brasil - 2022

Gol impedido? Pênalti? Ex-árbitros analisam polêmicas em Flu x Fortaleza

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

18/08/2022 12h27

A classificação do Fluminense para as semifinais da Copa do Brasil, após empate por 2 a 2 com o Fortaleza, no Maracanã, na noite de ontem (17), ficou marcada por dois lances bastante polêmicos que acabaram definindo o confronto: o pênalti em Matheus Martins, que resultou no primeiro gol do time carioca, e gol de Cano, que definiu a vaga para o Flu.

Consultados pelo UOL Esporte, dois ex-árbitros tiveram a mesma opinião: o pênalti foi fora da área, e o gol de Cano foi legal.

Depois de vitória do Fluminense por 1 a 0 no jogo de ida, no Castelão, os cariocas jogavam pelo empate no Maracanã para avançar, e foi o que aconteceu. O Fortaleza, porém, chegou a abrir 2 a 0 no placar, gols de Silvio Romero e Nino (contra), e ficou perto da vaga.

No segundo tempo, veio a reação do Fluminense, com dois lances polêmicos. No primeiro deles, Matheus Martins foi derrubado por Brítez dentro da área e o árbitro Wilton Pereira Sampaio inicialmente marcou falta. Após o VAR recomendar a revisão do lance, o juiz mudou de ideia e o pênalti foi marcado. Ganso converteu aos 17min e diminuiu para 2 a 1.

O gol da classificação veio logo depois, aos 26min. Arias cruzou para a área e Cano mergulhou para balançar as redes. O VAR consultou o lance, mas não viu impedimento.

Foi pênalti? Estava impedido?

Mas e aí: foi pênalti? Cano estava impedido? O UOL Esporte buscou as respostas com dois ex-árbitros, que opinaram sobre os lances. A começar pela falta que resultou no pênalti: foi dentro ou fora da área?

"Não foi pênalti. A falta cometida pelo Britez no Matheus Martins foi fora da área. O árbitro estava próximo da jogada", opinou Carlos Eugênio Simon, comentarista da ESPN e ex-árbitro da Fifa.

Alfredo Loebeling, também ex-árbitro da Fifa, teve a mesma opinião: "Depois de você olhar 300 vezes, você ainda tem a dúvida, mesmo mostrando na imagem lateral. Para mim, foi fora da área. O árbitro voltou atrás e mudou a decisão após a instrução do VAR. Um erro grosseiro".

"O protocolo de VAR da Fifa fala o seguinte: se não houver uma imagem conclusiva, você mantém a decisão de campo, que foi fora da área. Mais uma prova de que não estamos seguindo o protocolo da Fifa, já que não tinha uma imagem 100% conclusiva," complementou.

E o gol de Cano? Foi legal? Mais uma vez, os árbitros concordaram. "A imagem não é conclusiva e nesse tipo de lance, vale o gol", disse Simon.

"Na questão do gol, acho que foi legal. O Cano está em condição normal na hora do toque do seu companheiro de equipe. Mas o pênalti muda completamente a história do jogo", ressalta Loebeling.

"Ida de Wilton à Copa é política"

Alfredo Loebeling aproveitou para criticar a CBF em relação ao que acontece hoje com a arbitragem no futebol brasileiro e também contestou a escolha de Wilton Pereira Sampaio para representar o Brasil na Copa do Mundo.

"Lembrando que tudo que está acontecendo é culpa da CBF que inventou o VAR com vida própria. O que temos no Brasil é o VAR com jeitinho brasileiro, e aí dá nisso", disse.

"Eu não gosto da escolha do Wilton para a Copa do Mundo. É uma escolha muito mais política do que técnica. Ele é um dos piores árbitros Fifa que temos no Brasil", complementou.

"Indignação com a arbitragem"

Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, demonstrou toda sua insatisfação com a atuação da arbitragem, e não apenas no jogo de ontem.

"Venho passar a minha indignação com a arbitragem pelos dois jogos. Primeiro em Fortaleza, o gol do Romero que foi muito duvidoso aquele impedimento, mas ok. Contra a gente. Depois para cá, fazemos 2 a 0 e inventam um pênalti de forma ridícula. Eu nunca vi um pênalti tão absurdo para ser marcado pelo VAR. A imprensa do Brasil todo está comentando, não é coisa de torcedor. Todo mundo viu a vergonha que aconteceu hoje no Maracanã. A comissão de arbitragem precisa ver isso", disparou.

"Dá uma desilusão nos jogadores que estão p... no vestiário, patrocinador que se desestimula. O que é que justifica o cara dar um pênalti daquele que o árbitro não deu em campo? E depois ainda o segundo gol do Fluminense, com impedimento novamente duvidoso. Três lances contra o Fortaleza nesse confronto. Todos, a meu ver, com erro, ou no mínimo com possibilidade grande de erro", complementou.

E aí como fica? E o dinheiro que não vem? Os pontos no ranking da CBF? Uma sequência? A moral? É um absurdo o que tem acontecido no futebol brasileiro no tocante à arbitragem, porque está prejudicando rodada a rodada, jogo a jogo, onde isso vai parar? Fico com a frase de um torcedor: 'Absurdo, mas previsível'. É de se lamentar muito. A gente sai da competição de cabeça erguida, mas decepcionado com o nível da arbitragem brasileira. E olha que o árbitro de hoje é árbitro que vai para a Copa do Mundo