Topo

OPINIÃO

Colunistas: Gol decisivo de bicicleta "carimba" vaga de Pedro na Copa?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

18/08/2022 11h12

Classificação e Jogos

Pedro vai ou não ser convocado para a Copa do Mundo? A pergunta é uma das mais recorrentes entre os torcedores brasileiros a pouco mais de três meses para o Mundial e ganhou novos contornos depois de mais uma grande atuação do atacante do Flamengo na noite de ontem (17), quando fez um lindo gol de bicicleta e garantiu a classificação do time rubro-negro para as semifinais da Copa do Brasil diante do Athletico. E, detalhe importante: vem impressionando o próprio Tite.

Até mesmo nas entrevistas, o treinador da seleção brasileira não esconde uma atração especial pelo atacante flamenguista. "Não vou fugir da pergunta. Pedro tem característica muito especial para enfrentar times com linhas baixas. Tem que ter opção de jogador com essa característica", disse à Rádio Globo, ontem (17).

Em entrevista ao "Resenha ESPN" na semana passada, Tite já havia elogiado o jogador, até comparando com os atacantes que costumam aparecer em suas listas de convocação.

"Alguns jogadores têm essa capacidade, mas ela é muito rara. Ele [Pedro] tem isso em específico. Os outros todos a gente tem quem tenha ataque rápido, quem tenha mobilidade, quem venha buscar. A gente tem um 9 que é 10, que é o Firmino, e tem o [Matheus] Cunha, que também se assemelha a isso. Gabriel [Jesus], Richarlison"

Diante deste cenário, convocamos os colunistas do UOL Esporte para debaterem o seguinte tema: o gol decisivo de bicicleta "carimba" a vaga de Pedro na Copa do Mundo? As opiniões foram das mais variadas. Confira as respostas:

Não. Pedro ainda pode ser convocado, especialmente com a abertura das três vagas adicionais, e por suas características decisivas. Mas Tite não é o treinador que convoca por momento, então não vai ser um belo gol que vai selar sua passagem para o Qatar. Aliás, o que Tite estava fazendo no Maracanã, ontem? Ele sabe que o Cano não é brasileiro?
ALICIA KLEIN

Decisão não foi tomada pelo gol, mas pelas características que o Pedro pode entregar a seleção. Monitoramento especial já existe há um bom tempo.
ANDREI KAMPFF

O gol de Pedro é a cereja no bolo para uma sequência em alto nível que ele voltou a ter no Flamengo. A seleção já estava de olho nele há muito tempo, mesmo na época em que ele estava no banco, e agora vai merecidamente ser lembrado de novo pela Amarelinha.
DANILO LAVIERI

Não só, mas o conjunto da obra e as características muito próprias dele que nenhum dos outros centroavantes brasileiros tem.
JUCA KFOURI

Não acho que carimbe, mas aumenta as chances. Não há como o técnico da seleção não ser influenciado pelo clima que o cerca.
JULIO GOMES

Pedro é um atacante especial e que bom que finalmente um técnico do Flamengo entendeu isso e o está colocando para jogar ao lado de Gabigol. Acho que antes mesmo do gol de bicicleta Pedro já merecia estar no radar de Tite. Eu levaria, principalmente com lista de 26 convocados, é uma opção ótima.
MARCEL RIZZO

A bicicleta vai superar o fato de ele não jogar no Alavés, Levante ou Birmingham.
MENON

Acho que a bicicleta, ou a puxeta, não o convocam porque Tite não é do tipo que se impressiona com esse tipo de magia. Tite prefere a familiaridade, o grupo, a lealdade. Daí Daniel Alves ainda ser cogitado mesmo sem jogar. Talvez o que convoque Pedro sejam suas características raras no atual futebol brasileiro: atacante de área, finalizador de ponta, inteligência nesse espaço do campo. Até porque, se bicicleta fosse termo de convocação, Roni Rústico ganharia a vaga que deve ficar com Pedro.
MILLY LACOMBE

O gol marcado por Pedro, digamos, foi a "cereja do bolo" para ele carimbar seu passaporte para a Copa do Qatar. Mas nem seria preciso, porque a bola que ele está jogando, em uma posição que a seleção precisa tanto, em que pese o bom começo de Gabriel Jesus no Arsenal, é suficiente para credenciá-lo ao Mundial. Pedro está muito à frente de Gabriel Jesus, tanto em qualidade quanto em repertório. Não é possível abrir mão dele, viu Tite?
MILTON NEVES

Eu não teria tanta certeza assim da convocação de Pedro. Tite já sinalizou inúmeras vezes que é um treinador muito mais ligado na construção de um grupo a longo prazo do que no aproveitamento de bons momentos dos jogadores. O centroavante do Flamengo quase não apareceu na seleção nos últimos anos, o que joga muito contra ele na filosofia de Tite. Se for convocado, será apenas por conta do surgimento de três vagas extras para a Copa.
RAFAEL REIS

Sim. Tite já estava inclinado a chamá-lo. Com esse golaço, não tenho dúvida de que será convocado.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Com a confirmação de poder convocar 26 atletas, Tite sinalizou que pretende levar dois jogadores de características ofensivas. Pedro, pela grande fase que vive, tem grandes chances de ser convocado, sim. No grupo de 23, teria minhas dúvidas.
RODOLFO RODRIGUES

Não. Acredito que tenha chances de ser chamado, mas não carimba. Vive grande fase. Tem atropelado todo mundo que encontra pela frente na América do Sul e tem uma característica em falta no elenco. Essas razões, independente do gol, deveriam render uma oportunidade, mas não podemos esquecer que tem um nível de enfrentamento mais baixo do que é a realidade da Copa do Mundo.
RODRIGO COUTINHO

Não, é mais um ponto positivo para Pedro que vem em ótima fase em momento decisivo para a copa. Como é um centroavante com característica que Tite não tem, suas chances crescem a cada boa atuação. Mas longe de qualquer garantia, tem que primeiro ser convocado, o que parece provável.
RODRIGO MATTOS

Pedro vai à Copa porque é, disparado, o melhor 9 do futebol brasileiro e só não estava no grupo antes porque não estava jogando. A bicicleta vai ajudar só a não ter contestação de uma escolha que era óbvia, justa e quase obrigatória.
VITOR GUEDES

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, Tite não esteve na Arena da Baixada, e sim no Maracanã. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL