Topo

Copa do Brasil - 2022

São Paulo sofre, empata com o América-MG e avança à semi da Copa do Brasil

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

18/08/2022 22h59

O São Paulo deu indícios de que conseguiria a classificação à semifinal da Copa do Brasil de forma tranquila. Com Luciano inspirado, abriu 2 a 0 no placar antes dos 30 minutos do primeiro tempo. Mas um pênalti bobo de Reinaldo — convertido por Wellington Paulista — recolocou o América-MG no jogo. A expulsão de Miranda e o gol de empate de Everaldo tornaram o jogo eletrizante no segundo tempo. No fim, o 2 a 2 no placar garantiu a classificação do Tricolor, que vai enfrentar o Flamengo na semifinal e mantém o sonho de conquistar o inédito título do torneio de mata-mata.

O jogo começou com os dois times mostrando muita intensidade, mas também bastante truncado. Assim como na ida, Luciano recuava para dar ao Tricolor superioridade no meio de campo. O espaço deixado pelo camisa 11 era ocupado por Igor Gomes e Rodrigo Nestor. A válvula de escape do São Paulo era Igor Vinicius, que triangulava com Gomes, Luciano e Calleri. O São Paulo conseguia, assim, manter a posse de bola e não sofrer pressão do Coelho.

A superioridade foi coroada aos 23 minutos, quando Igor Gomes e Nestor apareceram mais uma vez na área. Nestor serviu Luciano, que acertou lindo chute no ângulo de Matheus Cavicchioli, abrindo o placar. Aos 28 minutos, após chutão despretensioso da zaga para o ataque, Calleri ajeitou de calcanhar, Luciano driblou Iago Maidana e bateu seco, sem chances para Cavicchioli.

O time mineiro só conseguiu se encontrar na parte final do primeiro tempo. E aproveitou vacilo de Reinaldo, que subiu de braços abertos dentro da área. Após checar o VAR, Braulio da Silva Machado marcou pênalti, que Wellington Paulista converteu e diminuiu o placar para 2 a 1.

O América-MG voltou com o meia Matheusinho no lugar do Iago Maidana, para dar mais qualidade ofensiva ao time. A pressão deu resultado. Miranda levou o segundo amarelo e foi expulso. Minutos depois, os donos da casa aproveitaram o espaço deixado por Miranda, quando Everaldo apareceu livre no meio da área e empatou. Aumentando ainda mais a pressão. Só que o time mineiro não conseguiu traduzir o volume de jogo em gols.

Agora, pelo Brasileirão, o São Paulo tem pela frente o Santos, domingo (21), às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro. Já o América-MG viaja a Curitiba, onde joga com o Athletico-PR, também no domingo, mas às 18h (de Brasília).

Quem foi bem

Luciano. Ele veste a 11, mas a atuação lembrou a de um camisa 10. Como um meia-atacante, acionava os companheiros, mas também aparecia na frente para concluir. Assim, fez dois gols antes dos 30 minutos de jogo.

"Live do São Paulo"

Quem foi mal

Reinaldo. Escalado para dar experiência na lateral esquerda, o camisa 6 não repetiu as boas atuações recentes. Além disso, cometeu o pênalti que permitiu ao América-MG marcar no fim do primeiro tempo. De quebra, não participou da construção das jogadas no ataque.

Atuação do São Paulo

O time de Rogério Ceni entrou em campo disposto a não repetir as atuações contra Ceará e Palmeiras, quando garantiu a classificação nos pênaltis. Iniciou o jogo trocando passes e se livrando da pressão dos donos da casa. Abriu 2 a 0 e poderia ter feito mais. Viu os donos da casa descontarem no fim do primeiro tempo e sofreu pressão depois da expulsão

Atuação América-MG

Vágner Mancini optou por iniciar o jogo com três zagueiros e três atacantes. A ideia era vigiar a dupla Calleri e Luciano na defesa. E explorar a velocidade de Everaldo e Pedrinho para cima da zaga do São Paulo, com Wellington Paulista como centroavante para anular os três zagueiros do Tricolor. Só que a movimentação de Luciano, Igor Gomes e Nestor bagunçou a tática pensada por Mancini. No segundo tempo, mudou o time ao tirar um zagueiro e lançar o Coelho ao ataque. Conseguiu o empate, mas esbarrou na retranca tricolor para marcar o terceiro.

Cronologia

O São Paulo abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo, com Luciano. O camisa 11 repetiu a dose e voltou a marcar aos 28'. Ainda no primeiro tempo, aos 44 minutos, Wellington Paulista diminuiu. Everaldo empatou aos 20 minutos do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG 2 x 2 SÃO PAULO
Competição: Copa do Brasil - jogo de volta das quartas de final
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e hora: 18 de agosto de 2022 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Cartões amarelos: Everaldo, Ramírez, Matheusinho, Éder, Danilo Avelar e Alê (América-MG); Luciano, Igor Vinícius e Miranda (São Paulo)
Cartão vermelho: Miranda (São Paulo)
Gols: Luciano, aos 23 e 28 minutos do primeiro tempo (São Paulo); Wellington Paulista, aos 44 minutos do primeiro tempo, e Everaldo, aos 20 minutos do segundo tempo (América-MG)

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Maidana (Matheusinho), Éder e Ricardo Silva; Cáceres (Patric), Juninho, Alê (Henrique Almeida), Pedrinho (Felipe Azevedo) e Danilo Avelar; Everaldo e Wellington Paulista (Aloísio). Técnico: Vágner Mancini.

SÃO PAULO: Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinicius (Rafinha), Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes (Alisson) e Reinaldo (Wellington); Luciano (Nikão) e Calleri (Patrick). Técnico: Rogério Ceni.