Topo

Jogador mais velho do mundo atua na quarta divisão uruguaia

Robert Carmona, aos 60 anos, é o jogador de futebol mais velho do mundo - Reprodução
Robert Carmona, aos 60 anos, é o jogador de futebol mais velho do mundo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/08/2022 12h33

Embora existam dezenas de jogadores em ação com uma idade avançada, o mais velho do mundo é encontrado no Uruguai. No último final de semana, Robert Carmona, de 60 anos, foi titular no primeiro encontro da Quarta Divisão Uruguaia.

Carmona joga futebol profissionalmente há mais de 45 temporadas ininterruptas de forma oficial. Este feito o fez entrar para o Guinness Book.

"Na história do futebol mundial a nível oficial houve cerca de dez ou 15 jogadores longevos, mas a maioria interrompeu a sua atividade e voltou a jogar muitos anos depois. No meu caso, eu tenho jogado sem parar desde que comecei minha carreira profissional em 1976", comentou o uruguaio em entrevista para o jornal argentino Olé.

Apesar de protagonizar algo inédito, com Robert jogando como titular do Club Social y Deportivo Hacele Un Gol A La Vida, a estreia nesta temporada não foi das melhores.

Sua equipe perdeu por 3 a 1 para o Unión de San José na primeira rodada do campeonato. No entanto, o veterano vai ter um grande peso no time, já que é o capitão.

"Não consegui definir de forma simples qual é a minha fórmula de longevidade, existem vários fatores: uma boa alimentação, disciplina nos treinos, longe do sedentarismo, álcool e drogas, e apesar de ter tido uma vida difícil desde a minha infância, sempre mantive uma atitude muito positiva", comentou. E continuou:

"É necessária uma forte convicção, para acreditar que os sonhos se tornarão realidade, se a pessoa se dedicar a isso, na minha vida não existe isso de 'você não pode'. Sinto que recebi um presente e não o desperdicei, me sinto muito vivo e com a energia de um jovem", finalizou.

Atuando desde os 15 anos, Carmona já jogou por mais de 30 clubes e disputou mais de 2.200 partidas oficiais.