Topo

Santos estanca crise no gol e faz torcida do Flamengo esquecer Diego Alves

Após 13 anos, sete títulos e 258 jogos, Santos trocou Athletico, onde é ídolo, para iniciar sua história no Flamengo - Thiago Ribeiro/AGIF
Após 13 anos, sete títulos e 258 jogos, Santos trocou Athletico, onde é ídolo, para iniciar sua história no Flamengo Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/08/2022 04h00

Jogador avesso aos holofotes e de poucas palavras, Santos chegou ao Flamengo em meio a uma crise no setor, que começou com o atrito entre Diego Alves e Paulo Sousa e culminou em atuações instáveis do jovem Hugo Souza. Seguro, o goleiro precisou de apenas uma sequência para afastar a turbulência debaixo das traves e se firmar na meta rubro-negra, atingindo o status de incontestável, assim como ocorreu no Athletico, clube no qual se tornou ídolo e que hoje (17), às 21h30, na Arena da Baixada (PR), reencontra pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

No time paranaense foram 13 anos, sete títulos e 258 partidas disputadas, cravando seu nome em um dos períodos mais vitoriosos da história do clube. No Fla, o início é promissor e faz a torcida, aos poucos, esquecer do ídolo Diego Alves, ainda em recuperação de uma lesão no púbis. Com ele em campo, a equipe perdeu apenas uma única vez. Nos 19 jogos até aqui, passou dez deles sem sofrer gols (53%). Nos últimos quatro, por exemplo, foi intransponível. Nada menos do que 81% das bolas em direção à sua meta foram defendidas, sempre com um estilo seguro e sem exageros na execução.

Tímido, o goleiro compartilha as boas atuações com os preparadores Tiago Eller e Breno Borges, este último que foi "pinçado" das categorias de base logo após a saída do técnico Paulo Sousa.

"Sem dúvida alguma, o trabalho do Tiago e do Breno é excelente. Eles têm feito um excelente trabalho junto comigo, com o Matheus [Cunha], o Hugo [Souza] e o Diego [Alves] para que quando cheguem nestes momentos, a gente esteja preparado", disse.

Conhecedor do Athletico-PR e da Arena da Baixada, Santos prevê um jogo difícil na capital paranaense nesta noite. Após um empate em 0 a 0 no duelo de ida, no Maracanã (RJ), o Flamengo precisa vencer para ficar com a vaga nas semifinais. Caso ocorra uma nova igualdade no marcador a decisão será por pênaltis.

"Realmente jogar contra o Atheltico vai ser muito difícil. Já tivemos a prova quando vieram aqui pela Copa do Brasil. Vieram com uma proposta totalmente defensiva. Sabemos que lá vamos encontrar muitas dificuldades, mas com certeza temos nos preparado bem para poder passar esses obstáculos de times mais fechados. Temos trabalhado bastante isso. Com certeza faremos um bom trabalho e iremos em busca dessa vitória", disse.

Fla teve crise no gol com Paulo Sousa

Antecessor de Dorival Júnior, Paulo Sousa conviveu com uma crise no gol em seu período de Flamengo. O treinador português relegou o multicampeão e ídolo Diego Alves ao banco de reservas e o experiente goleiro não gostou nem um pouco, demonstrando insatisfação com o comandante. Neste período, o técnico optou pelo jovem Hugo Souza, que viveu momentos de instabilidade e algumas falhas, fazendo com que o Rubro-Negro carioca fosse ao mercado em busca de Santos.

Para conseguir tirar o ídolo do Athletico da Arena da Baixada, o Flamengo precisou desembolsar 3 milhões de euros (cerca de R$ 15,5 milhões na cotação da época).

Unanimidade no gol do Fla, Santos elogia o trabalho que tem sido feito pelo técnico Dorival Júnior, que tem colocado o Flamengo na briga pelo título não só da Copa do Brasil como também da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

"Como costumo falar, o Dorival já conhecia muito bem alguns jogadores que aqui estão. Eu mesmo trabalhei com ele no Athletico. Ele conhece muito bem o clube, entende como funciona o futebol brasileiro e tem feito um excelente trabalho, isso é notável. Tem feito coisas que a gente pode dizer que são coisas simples, mas que tem dado resultados. Com certeza tem muita importância no trabalho que tem sido feito".

Já em relação a Diego Alves, a tendência é a de que ele deixe o Flamengo ao fim da temporada.

'Obrigado, Santos! Você está na história!'

Ao deixar o Athletico após 13 anos, Santos recebeu uma justa homenagem do clube. Nas redes sociais, o Furacão postou um vídeo com imagens do goleiro e a frase: "Hoje encerrou o ciclo vitorioso de um ídolo do nosso Furacão. Obrigado, Santos! Você está na história!".

Também na gravação há um depoimento do próprio Santos relembrando os momentos que mais o marcaram com a camisa do Athletico.

"São vários momentos importantes. Eu tive bons e maus momentos aqui no clube e sei da importância de cada um deles. Os títulos, sem dúvidas, ficam marcados. São coisas que ficam guardadas na memória. São os momentos mais marcantes dentro da minha história nesse clube", disse.

No total, Santos conquistou pelo Athletico dois títulos da Copa Sul-Americana, uma Copa do Brasil, uma Copa Suruga e três Campeonatos Paranaenses, além de convocações para a Seleção Brasileira.

Foi carrasco do Fla em papel inverso

Santos, goleiro do Athletico, comemora em jogo diante do Flamengo pela Copa do Brasil 2019 no Maracanã - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Santos, ainda pelo Athletico, comemora pênali defendido contra o Flamengo nas quartas da Copa do Brasil
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Caso Flamengo e Athletico novamente empatem hoje à noite, a decisão por uma vaga às semifinais da Copa do Brasil acontecerá nos pênaltis, algo que pode ser uma vantagem ao Rubro-Negro carioca, que tem em Santos uma fama de pegador de cobranças.

Quando defendia o clube paranaense, por exemplo, ele defendeu 16, sendo que, curiosamente, uma das vítimas foi justamente o Flamengo, e também em um jogo de quartas de final de Copa do Brasil.

O episódio aconteceu em 2019. Após um empate em 1 a 1, no jogo de ida, na Arena da Baixada, as equipes repetiram o placar na volta, no Maracanã, e Santos pegou dois pênaltis - um de Diego e outro de Everton Ribeiro - sendo o herói da classificação do Athletico.

Fla não terá David Luiz e Thiago Maia

Santos não terá em sua linha defensiva dois jogadores que têm contribuído para o bom momento da zaga do Flamengo: o zagueiro David Luiz e o volante Thiago Maia, que estão suspensos. A tendência é a de que o técnico Dorival Júnior opte, respectivamente, por Fabrício Bruno e Vidal.

David Luiz, inclusive, será julgado hoje (17) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de sua expulsão no jogo de ida, quando o árbitro relatou na súmula que o defensor o xingou.

FICHA TÉCNICA
ATHLETICO X FLAMENGO

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Hora: 21h30
Competição: Copa do Brasil
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Ines Back (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Athletico: Bento, Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Fernandinho, Hugo Moura e Terans; Canobbio, Cuello e Pablo. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Flamengo: Santos, Rodinei, Fabrício Bruno (Pablo), Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Vidal, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.

Assine o Amazon Prime Video para assistir ao jogo pela Copa do Brasil 2022

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.