Topo

Copa do Brasil - 2022

Flu recebe Fortaleza contra trauma recente em mata-mata e de olho na semi

Fernando Diniz, técnico do Fluminense, conversa com o elenco no CT  - Marcelo Gonçalves / Fluminense
Fernando Diniz, técnico do Fluminense, conversa com o elenco no CT Imagem: Marcelo Gonçalves / Fluminense

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)

17/08/2022 04h00

O Fluminense entra em campo nesta noite, contra o Fortaleza, na busca de evitar repetir um trauma recente e garantir a classificação às semifinais da Copa do Brasil. Ao lado do time do técnico Fernando Diniz, o apoio da torcida, que esgotou os ingressos, e o retorno da equipe apontada como titular. Os visitantes, porém, atravessam bom momento. O jogo, no Maracanã, começa às 20h.

O Tricolor entra no duelo em vantagem após o triunfo por 1 a 0 na Arena Castelão, no jogo de ida, mas em alerta após a derrota por 3 a 0 para o Internacional, que encerrou uma sequência invicta que durou 13 jogos, e em meio a uma melhora no desempenho do adversário.

No primeiro semestre, o Fluminense também viveu uma série positiva. Sob o comando de Abel Braga, o time das Laranjeiras chegou a marca de 13 jogos sem perder, sendo 12 vitórias consecutivas — esteve a um triunfo de igualar feito de 1919.

Após o empate com o Boavista, quando usou reservas e encerrou a série, embarcou para o Paraguai, onde encarou o Olimpia, pela terceira fase preliminar da Libertadores, e em vantagem após o triunfo no Nilton Santos por 3 a 1. No Defensores del Chaco, porém, perdeu por 2 a 0 no tempo regulamentar e viu a vaga na fase de grupos escapar nos pênaltis, em eliminação que se tornou estopim para uma crise no Flu.

De lá para cá, o Tricolor conquistou o Carioca, Abel pediu para sair e a diretoria acertou o retorno de Fernando Diniz, que vive boa fase no clube. Guardada às devidas proporções, o elenco quer evitar um novo adeus em mata-mata após um período sem saber o que é perder.

Desta vez, porém, a decisão é em casa, e com casa lotada. Ainda no fim da manhã de ontem (16), o clube anunciou que não havia mais ingressos para o duelo. Além disso, após três partidas com desfalques, Fernando Diniz poderá contar novamente com o time que é considerado titular atualmente.

O treinador acredita que o revés frente ao Colorado não vai influenciar na partida contra o Fortaleza, e, após a derrota, afirmou que o elenco "leva ensinamentos" do placar negativo.

"Os jogadores são maduros. Eu estou nessa vida aí no futebol há 40 anos. Mais que no futebol, na vida é saber lidar com essas coisas. Todos os times uma hora perdem. A gente não gostaria de perder, mas perdeu. Mas é uma coisa que vai ficar aqui, vamos levar os ensinamentos. O time vai crescer com isso. A confiança a gente tem de mostrar quando acontece alguma coisa, se não é uma ilusão. A confiança não se faz só ganhando, não se constrói um time que ganha toda hora. São nos momentos de tropeço que a gente acaba mostrando que tem confiança", disse.

"Eu confio plenamente nos jogadores, eles têm sido formidáveis a maior parte do tempo. Hoje a gente teve um dia ruim, e eu sou o principal responsável por isso. Quando a equipe faz uma partida coletivamente bastante abaixo, o técnico tem uma responsabilidade bastante grande", completou.

Fortaleza em alta

O Fortaleza chega ao Maracanã atravessando um bom momento. Com a vitória no clássico com o Ceará no último domingo, o time do técnico Vojvoda deixou a zona de rebaixamento do Brasileiro. Além disso, são três vitórias no returno da competição.

Neste momento de alta, o Leão levou um gol nos últimos cinco jogos — justamente contra o Flu —, e está há três jogos sem ser vazado.

Novo estrangeiro no caminho

Sob o comando de Fernando Diniz, o Flu pode eliminar o segundo time comandando por técnico estrangeiro nesta Copa do Brasil. Na fase anterior, a equipe tricolor passou pelo Cruzeiro, do uruguaio Paulo Pezzolano. Agora, tem a chance de deixar para trás o Fortaleza, do argentino Vojvoda.

Na atual temporada, inclusive, o retrospecto de Diniz frente a comandantes de fora do país é positivo. Até aqui, no Brasileiro, venceu o Atlético-MG do então técnico Antonio Mohamed, o Fortaleza, o Botafogo de Luís Castro, o Corinthians de Vítor Pereira, e o Cuiabá de António Oliveira. Além disso, empatou com o Palmeiras, de Abel Ferreira, fora de casa.

Na Copa do Brasil, venceu os dois jogos do Cruzeiro e o primeiro encontro com o Fortaleza, adversário de hoje.

Olho nos cofres

Caso avance à semifinal, o Fluminense pode superar a previsão pela primeira vez na temporada. Em janeiro, por meio do Regime Centralizado de Execuções (RCE), o clube indicou que pretendia chegar à final do Carioca, à fase de grupo da Libertadores, às oitavas da Sul-Americana e às quartas da Copa do Brasil. A equipe terminou com o título do Estadual, mas não alcançou o esperado nas competições continentais.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X FORTALEZA

Competição: Copa do Brasil, segundo jogo quartas de final
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia e horário: 17 de agosto, quarta-feira, às 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/ GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA/ GO) e Bruno Boschilia (FIFA/ PR)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato e Ganso; Matheus Martins, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz

FORTALEZA: Fernando Miguel; Brítez, Benevenuto, Titi, Ceballos; Ronald, Lucas Sasha, Galhardo, Romarinho, Moisés e Robson. Técnico: Juan Pablo Vojvoda