Topo

Ainda vale a pena contratar Cristiano Ronaldo? Colunistas opinam

Ainda vale ter Cristiano Ronaldo no time? Colunistas do UOL opinam - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Ainda vale ter Cristiano Ronaldo no time? Colunistas do UOL opinam Imagem: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/08/2022 04h00

Cristiano Ronaldo segue como um dos principais assuntos do futebol europeu. Diferentemente de outros momentos, no entanto, o astro acumula problemas no Manchester United e tem futuro incerto no clube inglês.

O português de 37 anos não participou da pré-temporada, alegando 'razões pessoais', tentou forçar uma saída para disputar a Liga dos Campeões por outra equipe e ainda não tem o futuro definido.

De acordo com a imprensa local, CR7 está isolado e até faz as refeições no clube longe dos companheiros. Recentemente, o astro luso se manifestou e prometeu dar uma entrevista para esclarecer os fatos.

Diante da situação conturbada envolvendo um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, o UOL Esporte convidou os colunistas para debater o momento de Cristiano Ronaldo.

Ainda vale a pena contratar o veterano de 37 anos? Confira as respostas:

"Eu acho que o jogo do Cristiano Ronaldo encaixa na grande maioria dos times de alto nível na Europa. O salário é que não encaixa mais. Se o Cristiano entender que ele precisa abaixar um pouquinho os vencimentos para ter um espaço que ele acha que merece, ele vai ter esse espaço. Se ele quiser continuar ganhando [salário alto], ter protagonismo, ser ele e mais 10, jogar quando quer, realmente sobram poucos que queiram o 'pacote' Cristiano Ronaldo.
JULIO GOMES

"Apesar de fazer muito gols, de continuar sendo um artilheiro nato e de resolver muitos jogos, o Cristiano, hoje, é um peso para qualquer time que o contrate. É um peso do ponto de vista tático. É um jogador que não consegue colaborar tanto assim com a pressão que quase todos os clubes importantes da Europa executam na saída de bola do adversário. Por conta disso, ele é um jogador que tende a deixar o time que ele defende mais fraco do ponto de vista tático. E isso é um problema enorme, um problema que inviabiliza o nome dele para a maior parte dos clubes.
RAFAEL REIS

"Ronaldo já não se pode dar ao luxo de escolher onde quer jogar. Não, não é somente por causa do dinheiro e da idade elevada. O 'Pacote CR7' inclui, a depender do novo clube, alterações radicais dentro e fora de campo: estrutura, vestuário, estilo de jogo, entre outras. Nem todos dirigentes e treinadores querem lidar com tamanha pressão de tamanha revolução. Apesar dos pesares, o Manchester United continua ser o melhor lugar para o craque português.
BRUNO ANDRADE

"Situação difícil. Ele ganha um salário muito alto, não é todo clube europeu que consegue pagar. Ao mesmo tempo, ele chama muito a atenção de mídia, transforma o vestiário quando chega. Pensando rapidamente, eu não consigo enxergar em qual clube ele se encaixaria neste momento. Quem for contratá-lo, tem que pensar em tudo isso. Valor, conseguir pagar o salário e pensar naquilo que ele vai despertar nos outros jogadores. Pelo salário alto, pela mídia que traz, pela atenção que atrai da torcida, da imprensa. Realmente é um pacote complicado.
RODRIGO COUTINHO

Quais times poderiam contratar CR7?

Com a bola, Cristiano Ronaldo entrega alto bem. Artilheiro do Manchester United na última temporada, com 24 gols, o português, como disseram os colunistas, deixa a desejar na parte tática e na hora de fazer pressão. Ainda assim, há espaço para CR7 em clubes mais reativos, que marcam baixo, segundo Rafael Reis.

"Onde ele ainda cabe? Ele cabe ainda em times que precisam de um salvador da pátria ou em times que pouco executam a pressão alta. Atlético de Madri, por exemplo, seria um clube com essas características de exercer pouca pressão alta, o Milan também. Mas, no geral, o pacote Cristiano Ronaldo não vale mais a pena", completou o colunista.