Topo

Mercado da bola: Fla vive fim de novela com Oscar e United pode liberar CR7

Cristiano Ronaldo em ação com a camisa do Manchester United; atacante português pode deixar o clube - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Cristiano Ronaldo em ação com a camisa do Manchester United; atacante português pode deixar o clube Imagem: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/08/2022 18h46

O mercado da bola do futebol nacional e internacional continua agitado, com especulações e desfechos em meio à janela de transferências pelo mundo.

No Brasil, o destaque fica com o Flamengo. O clube carioca vive a expectativa por Oscar e corre contra o tempo, já que a janela nacional fecha ainda hoje para negociações diretas entre as equipes — o meia pertence ao Shanghai Port, da China.

Já o Santos conseguiu inscrever o venezuelano Soteldo no BID da CBF e, com isto, o jogador está liberado para fazer sua reestreia no time. Ele chegou por meio de empréstimo junto ao Tigres.

Na Europa, o site The Athletic informou que o Manchester United está disposto a liberar o astro Cristiano Ronaldo desde que, nos próximos dias, consiga contratar um atacante de peso para o lugar do português.

Ainda no futebol internacional, o técnico Jurgen Klopp, do Liverpool, deu um "pitaco" nas contratações do Barcelona. O alemão disse "não entender" como os espanhóis, em meio às recentes dívidas, conseguiram acertar com atletas como Lewandowski e Raphinha.

O UOL Esporte destaca as principais notícias do dia no mercado da bola. Confira algumas movimentações abaixo:

Fim da novela Oscar

Oscar em ação pelo Shanghai; meia pode deixar o clube chinês nesta janela - Power Sport Images/Getty Images - Power Sport Images/Getty Images
Imagem: Power Sport Images/Getty Images

O Flamengo ainda pode apresentar uma cartada final por Oscar hoje, prazo de encerramento da atual janela de transferências, mas a avaliação é de que os movimentos do clube já foram significativos e dignos de comemoração. Com quatro reforços vindos da Europa, o departamento de futebol reforçou posições carentes e supriu saídas recentes.

O clube já tem um acordo com o meia brasileiro há semanas, mas depende da liberação oficial do Shanghai Port, da China. A chegada de Oscar seria a "cereja no bolo" do mercado em 2022. O Fla também pode tentar uma última investida por Walace, da Udinese.

Sai Willian... e não entra ninguém

Willian se lamenta durante jogo do Corinthians; meia vai deixar o clube paulista - Alexandre Schneider/Getty Images - Alexandre Schneider/Getty Images
Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

O encerramento da janela de transferências do futebol brasileiro confirma que o Corinthians vai até o fim da temporada sem um substituto de Willian no elenco. O atacante assinou a rescisão de contrato na semana passada, e o clube não conseguiu encontrar uma peça de reposição.

Os grandes obstáculos do Corinthians foram dois: tempo e dinheiro. A diretoria já monitorava o mercado da bola há semanas, desde que soube que Willian queria voltar para a Europa, mas não encontrou caminho para dar a Vítor Pereira um substituto para o então camisa 10.

Soteldo está pronto

O meia-atacante Soteldo, recém-contratado pelo Santos, foi registrado no BID da CBF hoje. Assim, o venezuelano já está à disposição do técnico Lisca para fazer sua estreia com a camisa do Peixe.

O Santos tem pela frente o clássico contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O duelo está previsto para acontecer na Vila Belmiro, às 18h (de Brasília) deste domingo. Na última partida, o clube foi superado pelo América-MG, por 1 a 0.

Ainda sobre o Santos...

Gabriel Carabajal, do Santos - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Anunciado na sexta-feira, Gabriel Carabajal chega para ser o sonhado "meia armador" do Santos. Tempos atrás, os técnicos Fábio Carille e Fabián Bustos, já fora do clube, pediram contratações com essas características. O técnico premiado com a contratação, no entanto, é Lisca.

O treinador falou sobre a chegada do meia. "O Carabajal se encaixa bem no nosso modelo de jogo. Está acostumado. Tem chute de médias distâncias, bolas enfiadas, construção... São dois jogadores (Soteldo e Carabajal) que vão agregar demais. Vamos ver como vão chegar", disse Lisca.

Igor Vinícius deve ficar no São Paulo

São Paulo e Igor Vinicius caminham para uma renovação de contrato por três anos, até dezembro de 2025. Clube e jogador praticamente apalavraram as bases do novo vínculo e a expectativa é de assinatura ainda nesta semana, possivelmente entre amanhã (16) e quarta (17).

Entre idas e vindas, clube e jogador agora estão alinhados por uma renovação. Inicialmente, a proposta do São Paulo não agradou o jogador e a possibilidade de saída era real, pois o lateral tem vínculo até dezembro e já poderia assinar um pré-contrato. No entanto, nas últimas semanas, as partes se aproximaram nos valores pretendidos em um novo contrato de três anos.

O futuro de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo lamenta chance perdida durante a partida entre Manchester United e Atlético de Madri, pela Liga dos Campeões - David Bustamante/Getty - David Bustamante/Getty
Imagem: David Bustamante/Getty

Erik ten Hag, técnico do Manchester United, está disposto a permitir a saída de Cristiano Ronaldo, segundo o "The Athletic". No entanto, a liberação do camisa sete estaria diretamente ligada a chegada de um novo atacante no elenco.

Na próxima rodada da Premier League, o centroavante Anthony Martial deve reaparecer entre os relacionados após tratar uma lesão. No entanto, os Red Devils seguem de olho no mercado e enxergam Álvaro Morata como uma opção. Além do espanhol, o clube sondou a possibilidade de contratar Jamie Vardy, mas o Leicester está relutante em liberar uma lenda do clube. O nome de Raúl de Tomás, do Espanyol, também chegou a ser especulado.

O Klopp não entendeu...

Jürgen Klopp, técnico do Liverpool, comentou sobre a atuação do Barcelona na janela de transferências. Em entrevista à "Kicker", o alemão afirma não entender como o clube catalão conseguiu contratar grandes nomes como Lewandowski e Raphinha. "Não entendo por diversas razões. Se você me diz que não tenho dinheiro, então não gasto nada. Aconteceu duas vezes com meu cartão de crédito, mas felizmente faz alguns anos. Estou vendo isso como um torcedor de futebol, não entendo", disse.

Apesar da crise econômica, o clube catalão atuou com força no mercado em busca de contratações. Robert Lewandowski, Raphinha e Jules Koundé custaram mais de 150 milhões de euros (cerca de R$ 777 milhões). O UOL Esporte explicou as manobras executadas pelo Barça para conseguir os reforços