Topo

Brasileirão - 2022

OPINIÃO

Colunistas: Flamengo é mesmo a única ameaça ao Palmeiras no Brasileirão?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

15/08/2022 11h50

O Flamengo goleou o Athletico Paranaense por 5 a 0 na tarde de ontem (14), no Maracanã, e se tornou o vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 39 pontos. Na competição nacional, foi a sexta vitória consecutiva do time comandado por Dorival Júnior, que marcou 17 gols nestes seis jogos —e levou apenas dois.

A diferença para o líder Palmeiras (48), porém, ainda é considerável (nove pontos), uma vez que a equipe de Abel Ferreira também segue em grande fase e, assim como o Fla, vem de seis triunfos consecutivos no Brasileirão.

Atrás de Palmeiras e Flamengo, outros cinco times somam pontuações que, teoricamente, ainda podem incomodar os líderes. Corinthians (39), Fluminense (38), Athletico Paranaense (37), Internacional (36) e Atlético-MG (35), porém, não têm apresentado a mesma regularidade dos líderes, que vêm embalados.

Diante deste cenário, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas: o Flamengo é mesmo a única ameaça ao Palmeiras no Campeonato Brasileiro? Confira as respostas:

Para chegar ao caneco, todas as outras equipes, incluindo o Flamengo, precisarão ser praticamente perfeitas por mais 16 rodadas. Com o confronto direto e o forte elenco, o rubro-negro mantém viva essa chance. Mas parece improvável que o Palmeiras derreta o suficiente para perder a liderança.
ALICIA KLEIN

Há muitas variáveis nesta equação, mas o resultado de domingo vai nortear a sequência do Brasileiro. Se o Palmeiras vencer, fim de papo. Mas se não, vai depender da sequência do Flamengo. Caso o time carioca siga vivo na Copa do Brasil, o mata-mata será prioridade e a virada nos pontos corridos ficará por conta de um "milagre" improvável do time B. Tendência seria apenas administrar o G-4. Se cair na Copa do Brasil, aí o jogo de domingo ganha outro sentido. Em qualquer cenário, o Palmeiras segue como favorito absoluto.
ANDRÉ ROCHA

Até o fim de semana que passou, tinha gente que colocava o Fluminense nessa lista. É preciso tempo para julgamentos definitivos. Campeonato Brasileiro já apresentou reviravoltas surpreendentes. Hoje, Palmeiras ainda joga sozinho.
ANDREI KAMPFF

Sim, só o Flamengo briga pelo título com o Palmeiras porque só Dorival Jr tem potencial para uma arrancada incrível usando seus reservas durante um calendário tão cheio quanto o dos times que estão no topo.
DANILO LAVIERI

Sim. Se é que se pode dizer que o título do Palmeiras está ameaçado. Ele está encaminhado desde a metade do turno. A maior ameaça ao título do Palmeiras é ele mesmo. Caso "derreta" ou aconteça algo do tipo, é o Flamengo o primeiro da lista.
JULIO GOMES

É o time que pode bater de frente com o Palmeiras, mas vai depender de o Flamengo avançar na Copa do Brasil, torneio em que o Palmeiras já foi eliminado. Se passar pelo Athletico, acho que o Flamengo vai focar nas copas e mesmo com o melhor elenco do Brasil vai ser difícil tirar a desvantagem de pontos para o Palmeiras, mesmo que vença domingo.
MARCEL RIZZO

Sim. Uma ameaça pouco assustadora. E um time em ascensão, com melhores jogadores, mas a diferença de pontos é grande.
MENON

Na velha e nem tão boa matemática do campeonato, não. Se usarmos apenas ela para responder à pergunta, a resposta seria: há alguns times que ainda ameaçam o Palmeiras. Mas se matemática ganhasse jogo nem estaríamos aqui debatendo. Então, analisando o que temos de conhecimento hoje, o Flamengo é o único que, moralmente, se implica nessa batalha contra o time de Abel.
MILLY LACOMBE

Não. Na verdade, não existe ameaça ao Palmeiras no Brasileirão. No "justo" sistema de pontos corridos, o time que está jogando mais não será campeão. Pior é que tem quem goste...
MILTON NEVES

Neste momento, sim. Isso porque, entre os principais concorrentes, só o Flamengo está em evolução. Capacidade de aumentar sua força é fundamental na perseguição a um líder que esbanja regularidade.
PERRONE

Somente o próprio Palmeiras pode ameaçar o seu título. A menos que sofra uma repentina é improvável queda de rendimento, nenhum outro adversário terá condições de alcançá-lo. Nem o Flamengo.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Pelo futebol apresentado nos últimos jogos e pela força do elenco, sim, o Flamengo parece ser hoje o único time a ameaçar o Palmeiras nesse Brasileirão. Pela pontuação, Corinthians e Fluminense, poderiam até sonhar também, mas acho quase impossível.
RODOLFO RODRIGUES

Neste momento a maior ameaça ao Palmeiras é ele mesmo. Jamais um time teve tal distância sobre os outros após a 22° rodada. Mesmo quando não joga bem, a equipe consegue obter resultados. É muito segura defensivamente e difícil de ser vencida. Perdeu apenas quatro de 55 jogos no ano. É difícil acreditar que deixará tantos pontos escaparem em 16 rodadas. O Flamengo é o maior desafiante, mas a vantagem é muito grande para dizer que o rubro-negro é, hoje, uma ameaça, mesmo com o ótimo futebol que vem jogando.
RODRIGO COUTINHO

O Flamengo é a maior ameaça, sim, pelo desempenho técnico e diferença ainda plausível de pontos. Mas é preciso lembrar que há poucas rodadas atrás, Fluminense e Corinthians eram os perseguidores naturais, o que mostra que a tabela é um retrato de momento. Independentemente disso, qualquer dos rivais só terá chance se houver uma queda de rendimento do Palmeiras. No caso do Flamengo, o confronto de domingo terá enorme peso no andamento do campeonato.
RODRIGO MATTOS

O Flamengo é uma, a maior delas, ameaça ao Palmeiras na Libertadores; no Brasileiro, ninguém, nem o Fla, ameaça o título alviverde.
VITOR GUEDES