Topo

Grêmio perde Geromel e vê estratégia com zagueiros cobrar preço na B

Geromel levou terceiro amarelo e Grêmio só tem dois zagueiros à disposição para pegar o Cruzeiro - RICHARD DUCKER/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Geromel levou terceiro amarelo e Grêmio só tem dois zagueiros à disposição para pegar o Cruzeiro Imagem: RICHARD DUCKER/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

14/08/2022 04h00

Não bastou perder para o CRB, pelo placar de 2 a 0. O Grêmio também viu Pedro Geromel levar o terceiro cartão amarelo durante o jogo de sábado (13), em Maceió, e com isso o zagueiro está fora do jogo com o Cruzeiro, pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A suspensão do ídolo expõe a estratégia do clube para a função em 2022 e deixa Roger Machado com somente dois jogadores aptos para a função no confronto com o líder.

Bruno Alves e Natã são, atualmente, os únicos jogadores disponíveis para atuar na zaga.

Aos 36 anos, Geromel participou de todos os jogos do Grêmio na Série B até aqui. No estádio Rei Pelé, ele falhou e cometeu pênalti ao deixar o braço aberto dentro da área. Mão na bola, pênalti e amarelo. O terceiro.

Além da liderança do camisa 3, o Grêmio também vê a suspensão tirar um dos pilares da melhor defesa do campeonato do jogo contra o melhor ataque da competição. Mas é pior ainda. A ausência de Pedro Geromel ocorre ainda com Walter Kannemann fora, em reta final de recuperação de lesão muscular na panturrilha.

Sem o argentino e Geromel, a comissão técnica pode recorrer às improvisações de Lucas Leiva e Villasanti para aumentar o leque de opções. Assim como convocar Gustavo Marins, jogador do time de transição do clube. Tudo fruto da estratégia gremista para 2022.

No início do ano, o Grêmio optou por contratar apenas um zagueiro: Bruno Alves, então atleta do São Paulo. Geromel e Rodrigues foram mantidos e jovens do time B analisados. Kannemann abriu a temporada se recuperando de cirurgia no quadril e só voltou a jogar em maio, mas sempre apareceu no levantamento do elenco.

Os altos salários de Pedro Geromel e Kannemann, além da ideia de buscar mais peças ofensivas, fizeram o Grêmio deixar a busca por zagueiro bem no fim da fila ao olhar para o mercado da bola. Depois do Gauchão, o clube incorporou Natã ao elenco em virtude do bom desempenho pelo Aimoré. Mas nas últimas semanas o cenário mudou de novo.

Kannemann completou dois meses fora e Rodrigues foi negociado com o San José Earthquakes. A carência virou quantitativa.

"Penso que o Natã está preparado para este momento. Não teria dúvida alguma para botar ele em campo. A gente já trabalha com a conta apertada. A gente teve o retorno do Kannemann por algumas rodadas, depois ele se ausentou novamente. O Natã jogou três partidas e na nossa opinião foi muito bem. É mais um momento para passar confiança aos atletas, até porque para tirar confiança já tem muitos. Posso pensar em outras soluções, como Villa e o Lucas que já jogou por ali nos tempos de Liverpool. Mas não tenho por hábito improvisar se tenho algum jogador da posição", disse Roger Machado, técnico do Grêmio.

Com a derrota em Maceió, o Grêmio viu acabar a sequência de 17 jogos sem perder. Foram oito vitórias e nove empates em pouco mais de três meses. No domingo (21), o time recebe o Cruzeiro - justamente o penúltimo adversário a vencer a equipe dr Roger Machado na Série B.