Topo

Brasileirão - 2022

Agora com Cuca, Atlético-MG reencontrará rival que iniciou crise no time

Nacho Fernández, do Atlético-MG, em ação na partida contra o Coritiba, válida pelo Campeonato Brasileiro - Fernando Moreno/AGIF
Nacho Fernández, do Atlético-MG, em ação na partida contra o Coritiba, válida pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

13/08/2022 20h34

O Atlético-MG se prepara para reencontrar, amanhã (14), um rival que causou dificuldades ao time alvinegro no primeiro turno do Brasileirão e que, sem saber, ajudou a iniciar primeira crise da equipe, até então, comandada por Turco Mohamed: o Coritiba, que receberá o Galo no Couto Pereira, às 11h (de Brasília), pela 22ª rodada do Brasileirão. No jogo em Belo Horizonte, as equipes empataram por 2 a 2, depois de o Atlético ter aberto dois gols de vantagem. A reação do Coxa marcou o primeiro grande desconforto da torcida com o futebol apresentado pelo time.

A partir do empate diante do Coritiba, o Galo teve uma sequência de seis jogos com apenas uma vitória, incluindo o Brasileiro e a fase de grupos da Libertadores. Turco balançou, mas conseguiu dar respostas e garantir algumas vitórias. A demissão veio mesmo no fim de julho, quando o Atlético repatriou o técnico Cuca, campeão mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão com a equipe no ano passado.

Se no primeiro turno o jogo entre mineiros e paranaenses marcou o Galo de forma negativa, agora precisará ser encarado como a primeira chance de tentar salvar a única competição que resta ao clube no ano, após as eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores. Pelo lado do adversário, ao contrário da primeira parte, o Coxa - que figurava na parte de cima da tabela - agora luta para se afastar dos quatro últimos.

Para a partida de amanhã, Cuca não poderá contar com o volante Otávio, que se lesionou antes do confronto com o Palmeiras, e com o atacante Eduardo Vargas. O chileno foi multado pelo Atlético devido à expulsão nos minutos finais do jogo contra o Palmeiras - o que foi considerado pelo clube uma atitude irresponsável. Por opção da comissão, Vargas não foi relacionado.

Após a eliminação para o Palmeiras, o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, concedeu entrevista coletiva na Cidade do Galo, na qual ele disse que não vê o Atlético tendo fracassado na temporada, mesmo com as eliminações.

"Não encaro como fracasso. Não é um fracasso total. Não vejo assim. Não estamos bem no Brasileiro, estamos fora das duas Copas, mas cabe a nós melhorarmos. Ganhamos dois títulos (Mineiro e Supercopa), não vamos passar em branco na temporada. "Agora, queremos recuperar rendimento e vamos ver como que fica lá na frente", disse.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA X ATLÉTICO-MG

Competição: 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 14 de agosto de 2022 (domingo)
Local e horário: Couto Pereira, em Curitiba (PR), às 11h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (CE)

CORITIBA: Muralha; Matheus Alexandre (Natanael), Chancellor, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Bruno Gomes e Jesús Trindade (Boschilia); Fabrício Daniel, Adrián Martínez e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morinigo.

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano (Guga), Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Zaracho; Ademir, Keno e Hulk. Técnico: Cuca.