Topo

Internacional

Nova falha em momento decisivo põe Edenilson contra a parede no Inter

Edenílson, do Inter, em jogo contra o Melgar pela Sul-Americana -  Fernando Alves/Getty Images
Edenílson, do Inter, em jogo contra o Melgar pela Sul-Americana Imagem: Fernando Alves/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/08/2022 04h00

O primeiro cobrador de pênaltis do Internacional contra o Melgar era Edenilson. Conhecido pela qualidade na batida, sua presença poderia abrir com segurança a série. Não deu. Os passos lentos até a bola e a cobrança que deveria deslocar o goleiro adversário parou em Cáceda. A eliminação que estava por vir foi apenas mais um capítulo numa relação complicada com a torcida que pode acabar na saída do meio-campista do Colorado.

O Inter até começou bem, mas Edenilson não. Ele foi um dos mais criticados nas redes sociais durante toda partida. E o que aconteceu depois completou o ambiente nefasto. O Inter empatou em 0 a 0, perdeu nos pênaltis e está fora da Sul-Americana.

As críticas ao meio-campista não são restritas ao jogo das quartas de final. A memória dos colorados coloca Edenilson como vilão em vários outros momentos decisivos, como o vice-campeonato da Copa do Brasil de 2019, no gol derradeiro do Athletico-PR, ou a falha em pênalti contra o Olimpia, na queda pela Libertadores do ano passado.

Também sobraram momentos em que o jogador esteve envolvido em possíveis negociações. Edenilson já foi alvo de clubes da Arábia Saudita e de equipes brasileiras, já manifestou desejo de ser negociado, mas nunca concretizou acordos. Também tais movimentos pesam na avaliação dos torcedores.

Mano Menezes, por sua vez, evitou de ser definitivo. Segundo o comandante, não é correto avaliar a condição do atleta neste momento.

"Não é hora para discutir isso, nem é justo. O Inter tem que fazer suas avaliações com base em situações mais globais. As dúvidas criam situações ruins para todos. Vamos avaliar todas as coisas, mas hoje não, não é justo. Não vamos transferir para o Edenilson ou qualquer jogador nosso a carga de uma eliminação", disse Mano.

Tal avaliação já foi feita pelos torcedores, que tem no atleta o vilão preferido para qualquer infortúnio. O ambiente é tão ruim que pode culminar na saída dele do clube ao fim do ano. Tal tema já foi pauta muitas vezes. O que muda agora é que pode ser definitivo.

Internacional