Topo

Como promessa e parceria com Arrascaeta trouxeram Varela ao Flamengo

Arrascaeta e Varela: atuam juntos na seleção do Uruguai desde a base e foram vice-campeões mundiais sub-20 - Gilvan de Souza/Flamengo
Arrascaeta e Varela: atuam juntos na seleção do Uruguai desde a base e foram vice-campeões mundiais sub-20 Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/08/2022 04h00

A república uruguaia no Ninho do Urubu ganhou um integrante. Trata-se do lateral direito Guillermo Varela, de 29 anos, que chegou por empréstimo do Dínamo de Moscou (RUS) e foi apresentado ontem (11). O jogador é um velho conhecido de um dos astros mais badalados do Flamengo no momento: o meia De Arrascaeta, peça fundamental na negociação para trazer seu antigo companheiro de seleção.

A pedido da própria diretoria rubro-negra, Arrascaeta fez contato com Varela e enumerou os motivos para o lateral se transferir para o clube da Gávea sem qualquer tipo de receio. Em um dos diálogos mais convincentes, o meia garantiu:

"O Flamengo cumpre tudo o que promete".

Varela, que já tinha o desejo de atuar no Rubro-Negro, eliminou qualquer tipo de dúvida e deixou a Europa após cinco anos e tratou, então, de acelerar as burocracias para obter a suspensão de seu contrato com os russos através do gatilho da Fifa para clubes em zona de guerra.

Feliz por estar de volta ao futebol sul-americano, o jogador revelado no Peñarol demonstrou ansiedade para sua estreia com a camisa do Flamengo.

"Estou muito feliz por chegar a este grande clube, com muita história. Vou dar o meu melhor para estar em campo o quanto antes com esta camisa. As expectativas são muito grandes. Há muita coisa para competir e conversei com Giorgian [De Arrascaeta], que me deu um apoio muito grande para chegar ao clube", declarou.

Vice-mundiais sub-20 em geração com conhecidos

Varela (camisa 4) e Arrascaeta (camisa 10) na Copa do Mundo: atuam juntos na seleção uruguaia desde a base - Twitter / Seleção do Uruguai - Twitter / Seleção do Uruguai
Varela (camisa 4) e Arrascaeta (camisa 10) na Copa do Mundo: atuam juntos na seleção uruguaia desde a base
Imagem: Twitter / Seleção do Uruguai

Varela e Arrascaeta reeditarão uma dupla que já dura quase dez anos na seleção uruguaia considerando base e profissional. Em 2013, por exemplo, eles ficaram em terceiro lugar no Sul-Americano sub-20 e foram vice-campeões mundiais na mesma categoria.

Na ocasião da Copa do Mundo, se classificaram na segunda colocação do Grupo F e eliminaram Nigéria, Espanha e Iraque antes de chegar à final contra a França, onde após um empate em 0 a 0 no tempo normal, perderam na decisão por pênaltis.

Daquela geração, alguns "vingaram" e estão na Europa. E outros, ainda que não tenham tido uma carreira tão brilhante, são conhecidos do torcedor brasileiro.

Lateral direito uruguaio Guillermo Varela é apresentado pelo Flamengo no Ninho do Urubu - Marcelo Cortes / Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo
Lateral direito uruguaio Guillermo Varela é apresentado pelo Flamengo no Ninho do Urubu
Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Faziam parte daquele elenco, por exemplo, o zagueiro José Giménez [do Atlético de Madrid]; o lateral esquerdo Diego Laxalt [ex-Milan-ITA, Genoa-ITA e atualmente no Dínamo Moscou-RUS]; o meia Seba Cristóforo [ex-Sevilla-ESP, Fiorentina-ITA e atualmente no Peñarol-URU], o zagueiro Gastón Silva [ex-Independiente-ARG, Torino-ITA e atualmente no Puebla-MEX], além de jogadores que tiveram passagens discretas pelo futebol brasileiro, casos do goleiro De Amores [ex-Fluminense]; do zagueiro Emiliano Velázquez [ex-Santos]; do atacante Aguirre [ex-Botafogo] e do meia Leonardo Pais [que atualmente defende o Cruzeiro]. O atacante Nico López [ex-Internacional e atualmente no Tigres-MEX] também era daquela geração e o foi o artilheiro do time tanto no Mundial quanto no Sul-Americano.

Entre amistosos, Sul-Americano sub-20, Mundial sub-20 e Copa do Mundo da Rússia, Varela e Arrascaeta somam juntos 16 jogos, com oito vitórias, cinco empates e três derrotas.

"Conheço Giorgian [De Arrascaeta] há dez anos, desde o Sub-20, e temos uma relação grande. São anos jogando juntos e vê-lo crescer como cresceu aqui me dá muito orgulho. É um grande jogador, uma grande pessoa, e ver como os torcedores o idolatram é importante", disse Varela.

Já regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o lateral direito poderá fazer sua estreia neste domingo (14), contra o Athletico, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.