Topo

Ceni classifica avanço do São Paulo como 'sonho' e elogia elenco 'heroico'

Patrick e Felipe Alves se abraçam após disputa de pênaltis entre São Paulo e Ceará Imagem: Kely Pereira / AFP

Do UOL, em São Paulo

11/08/2022 00h03

Logo após a vitória nos pênaltis que classificou o São Paulo para a semifinal da Copa Sul-Americana, o técnico Rogério Ceni disse que é um sonho poder conduzir o Tricolor na campanha que pode render o título da competição continental.

"Para mim é um sonho. Assim como um dia eu sonhei ajudar a transformar o Fortaleza em uma equipe campeã, eu também sonho em ver o São Paulo conquistar um título internacional depois de dez anos novamente. Eu gostaria de fazer parte disso, me dedico muito, tenho uma equipe de trabalho, todos que trabalham comigo. Não vou citar nomes, [tem o pessoal da] análise de desempenho, análise de mercado, o Charles, Danilo, Leandro, todos que trabalham diretamente comigo. São fundamentais para que a gente possa estar vivo em todas as competições. Se você analisar a realidade do clube hoje, do que era anos atrás para hoje, como ele se encontra", afirmou Ceni.

No tempo normal, o Ceará venceu o jogo por 2 a 1, mas o Tricolor levou a melhor nas penalidades máximas, fez 4 a 3, e avançou para a semifinal do torneio. Agora terá pela frente o Atlético-GO, que bateu o Nacional-URU. Os jogos devem acontecer nos dias 31 de agosto e 7 de setembro, e o Tricolor decidirá a vaga para decisão no Morumbi.

"Eu acho que tem que ser valorizado muito os atletas que estão aqui hoje. Eles têm ajudado bastante a instituição. De todas as maneiras possíveis. Acho que eles estão dando tudo. Nem sempre jogamos um futebol excepcional, mas eles deixam tudo dentro de campo em cada jogo. Estamos competindo sempre no limite a cada jogo. E isso eu tenho certeza que nunca vai faltar reconhecimento do torcedor em relação a isso", analisou o comandante tricolor.

Ceni fez elogios individuais ao goleiro Felipe Alves, que pegou a cobrança de Guilherme Castilho, mas também estendeu os elogios a todo elenco são-paulino.

"Acho que o herói é sempre o goleiro, que é sempre sofrido e uma posição às vezes ingrata. Então, assim como o Jandrei foi muito importante contra o Palmeiras, hoje o Felipe também foi muito importante. Acho que heroico é o que o grupo vem fazendo. Essa disposição, a energia que todos colocam, jogando no meio da semana e aos fins de semana, há muito tempo", acrescentou Ceni.

Confira a coletiva de Rogério Ceni

"Acho que o herói é sempre o goleiro, que é sempre sofrido e uma posição às vezes ingrata. Então, assim como o Jandrei foi muito importante contra o Palmeiras, hoje o Felipe também foi muito importante. Acho que heroico é o que o grupo vem fazendo. Essa disposição, a energia que todos colocam, jogando no meio da semana e aos fins de semana, há muito tempo. Todos vieram aqui, em um estádio, no bom sentido, hostil, porque a torcida do Ceará se fez presente hoje. As duas torcidas aqui são diferentes pela festa que fazem."

"Nós suportamos, tivemos nossos bons momentos no jogo, e dificuldades. Mais uma vez nas penalidades nós passamos e seguimos. Estamos em uma semifinal da Sul-Americana, e esse é o fato mais importante do dia de hoje."

Passagem pelo Fortaleza

"Para mim é sempre emocionante, porque foram dois anos e nove meses no total, à frente do Fortaleza, uma equipe que eu tenho um carinho muito grande. Foi responsável pelo meu crescimento como treinador. Poder ver a torcida do Leão lotando as arquibancadas, assim como a torcida do Ceará fez hoje. Adoro esse estádio. Não gosto muito do gramado, vou ser sincero. Mas adoro o estádio, a atmosfera. Conquistamos quatro títulos aqui, pudemos contribuir para o crescimento do Fortaleza. Hoje o Fortaleza caminha sozinho e com um treinador de muita qualidade em seu comando. Deixar registrado aqui o carinho que eu tenho pelo Marquinhos, acho um baita profissional, um baita cara. Passar ou não de fase é [definido] por uma bola, um pênalti, um erro. Mas o trabalho dele merece ser destacado também. matar a saudade daqui. O povo é muito receptivo, alegre, feliz. Acho que o calor, o sol, a praia, trazem uma alegria muito mais natural. Um povo apaixonado por futebol, porque as pessoas pensam que só existe futebol no Sul e Sudeste, e aqui é um Inter x Grêmio, São Paulo e Corinthians. Uma cidade que de 2018 para cá respira profundamente futebol. São um exemplo para todo o Brasil. Mesmo com a distância, posição geográfica desfavorável, é possível fazer grandes administrações e trazer o melhor do futebol para esse Estado."

Classificação nas Copas

"Para a gente, as copas se tornaram mais importantes ainda. A Copa Sul-Americana, chegar na semifinal, possibilidade de jogar uma decisão de Sul-Americana. Apesar da gente ter visto o Atlético-GO ter feito um belíssimo futebol ontem, contra o Nacional, do Uruguai, uma equipe que tem tradição, 4 a 0 no agregado. Nós sabemos que serão dois jogos difíceis, assim como foi contra o Ceará. Mas, dentro do que se apresentou neste ano, onde o nosso objetivo estava focado, ao menos o meu, no Campeonato Brasileiro, e nós tivemos de ter uma mudança comportamental, diante de alguns resultados, onde jogamos bem, tivemos oportunidade para vencer alguns jogos e não conseguimos. Era para termos uma pontuação maior e nos dedicado mais, estarmos mais focados, nesse campeonato. Hoje nós estamos em uma situação de meio de tabela. Já está começando a ficar apertado. Temos um jogo em casa, não temos o mesmo tempo de recuperação obviamente que o Bragantino tem. Temos uma viagem durante a tarde toda de amanhã. Mas nós vamos fazer um time competitivo para tentar essa vitória que é muito importante no Campeonato Brasileiro."

"Para mim é um sonho. Assim, como um dia eu sonhei ajudar a transformar o Fortaleza em uma equipe campeã, eu também sonho em ver o São Paulo conquistar um título internacional depois de dez anos novamente. Eu gostaria de fazer parte disso, me dedico muito, tenho uma equipe de trabalho, todos que trabalham comigo. Não vou citar nomes, análise de desempenho, análise de mercado, o Charles, Danilo, Leandro, todos que trabalham diretamente comigo. São fundamentais para que a gente possa estar vivo em todas as competições. Se você analisar a realidade do clube hoje, do que era anos atrás para hoje, como ele se encontra. Eu acho que tem que ser valorizado muito os atletas que estão aqui hoje. Eles têm ajudado bastante a instituição. De todas as maneiras possíveis. Acho que eles estão dando tudo. Nem sempre jogamos um futebol excepcional, mas eles deixam tudo dentro de campo em cada jogo. Estamos competindo sempre no limite a cada jogo. E isso eu tenho certeza que nunca vai faltar reconhecimento do torcedor em relação a isso."

O elenco do São Paulo

"Sobre reformulação, algumas contratações chegaram no início deste ano, mesmo diante de toda dificuldade. O clube não fez compras no mercado. Ele trouxe jogadores, com exceção do Galoppo, que um patrocinador trouxe, tem feito contrato com jogadores em fim de contrato. Trouxe diversos jogadores desta maneira. É a maneira que nós temos para tentar contratar alguns bons jogadores. Acho que no próximo ano, em estando aqui ou não, acho que o clube vai passar por outro processo de reformulação. Há de se destacar que, dos 30 jogadores que nós temos hoje, 15 são das categorias de base. 50% do nosso grupo hoje é formado por jogadores que saíram de Cotia, que foram revelados em Cotia, que vão adquirira maturidade com o passar do tempo. Espero eu que além do sucesso para fora do país, que é o desejo da maioria hoje, diferente do meu [desejo], que era outra época, jogar pelo São Paulo era sempre a coisa mais importante. E que possam recuperar a parte financeira do clube, que sofre bastante com tudo o que aconteceu num passado recente. Acho que esse é o principal objetivo."

"O futebol é realmente o que sustenta a família. Sustentou durante um bom tempo. E por algum tempo da vida ele sustenta a sua alma, sustenta a sua paixão. Claro, quando você vai formando seu patrimônio, ele é importante, para mim ele sustenta a minha alma, onde eu melhor entrego na minha vida, que é o meu trabalho."

"Tem muito valor, por ser um torneio internacional. Vou repetir, pela valorização que muitas vezes não é dada aos times daqui do Ceará. Hoje o Estado que representa o futebol nordestino na Série A. São dois times, Fortaleza e Ceará, são times altamente competitivos, fortes fisicamente, com ótima bola parada, que dificultam muito a vida do adversário. O calor aqui dificulta muito. O que sofre é que como você tem um calendário como eles tiveram este ano, é desumano fazer viagens [longas] toda semana. Chega uma hora que o elenco precisa ser muito grande e tem de ter a cabeça muito boa. Quem fica fora, vai desanimando. Quem joga tem sempre um motivo a mais para se animar. Assim, um feito muito grande para mim, porque são equipes que não estão numa posição na tabela do campeonato brasileiro que condiz com a qualidade e o rendimento. Eu vejo hoje fortaleza e ceará, bem administrados, sem dívida. Vão subir na tabela e é um cuidado que a gente tem de ter, porque estão próximos da gente, e têm força para nos alcançar. Por isso nós temos de vencer o mais rápido possível, porque senão o confronto direto daqui a pouco será contra Fortaleza e Ceará."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ceni classifica avanço do São Paulo como 'sonho' e elogia elenco 'heroico' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

São Paulo