Topo

Atlético-MG

Atlético-MG busca salvar ano com vaga na Libertadores já visando nova Arena

Rubens, do Atlético-MG, desperdiçou pênalti na partida contra o Palmeiras; Weverton defendeu - NELSON ALMEIDA / AFP
Rubens, do Atlético-MG, desperdiçou pênalti na partida contra o Palmeiras; Weverton defendeu Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

Diego Iwata Lima, Matheus Godoy e Victor Martins

Do UOL, em São Paulo e Belo Horizonte

11/08/2022 04h00

Após 2021 praticamente perfeito, no qual faltou apenas a taça da Copa Libertadores, o Atlético-MG tem passado por uma temporada de ressaca. Apesar do bom começo, quando venceu o Estadual mais uma vez e a Supercopa do Brasil, o Galo falhou na Copa do Brasil e na briga pela conquista da América ao ser eliminado, ontem (10), pelo Palmeiras. Já no Brasileirão, a chance de título está longe. Para salvar o ano, resta ao Alvinegro buscar a vaga no principal torneio continental em 2023, visto que será um ano especial para o clube.

Em maio do ano que vem, o Atlético vai inaugura a Arena MRV. Tanto pelo lado técnico, mas principalmente na questão financeira, seria frustrante jogar a primeira temporada do novo estádio sem partidas pela Libertadores. Atualmente, o Galo está na sétima colocação do Brasileirão e precisa subir algumas posições, para conquistar a vaga direta no torneio e não correr o risco de jogar as fases preliminares.

"O que nos resta agora é encarar os 17 jogos do Brasileirão como 17 finais", disse Hulk, após a eliminação do Atlético para o Palmeiras.

Tecnicamente, a ausência na próxima edição da competição continental pode prejudicar o planejamento do Atlético. Por ser a temporada de inauguração do estádio, a diretoria trabalha para ter o elenco mais qualificado desde 2020, quando iniciou a reformulação no futebol, financiada por mecenas. O projeto para 2023 prevê a manutenção de parte do elenco atual e a busca de alguns reforços de impacto. O meia Rafinha Alcântara, do PSG, e o atacante Paulinho, do Bayer Leverkusen, são alguns dos nomes na pauta alvinegra.

Além disto, tem o lado financeiro, já que a presença na Libertadores tem impacto importante nas finanças do clube. Nesta temporada, por exemplo, foram mais de R$ 40 milhões arrecadados com a premiação por chegar às quartas de final, além das bilheterias dos cinco jogos disputados no Mineirão. Somado a outros ganhos, como sócio-torcedor e patrocínios, que têm relação direta com o desempenho dentro de campo.

De acordo com o site Probabilidades no Futebol, a possibilidade de o Galo jogar a próxima edição da Libertadores é de 29,8%. Na próxima rodada, domingo (14), o Atlético visita o Coritiba, às 11h, no estádio Couto Pereira, no Paraná.

Título do Brasileirão?

São 13 pontos de distância entre o líder Palmeiras e o Atlético, e outros cinco clubes entre eles. Com mais 51 pontos por disputar, os jogadores do Galo ainda não jogaram a toalha, já que a matemática mostra que o título ainda é possível.

"Está difícil, mas a gente tem a obrigação de brigar até o último jogo. Sabemos que está difícil, mas ainda tem esse objetivo de brigar pelo título", disse o zagueiro Junior Alonso.

A chance de o Atlético ser campeão brasileiro em 2022 é de apenas 0,29%, segundo o site Probabilidade no Futebol. "Enquanto matematicamente ainda tem chance, tudo é possível, não existe nada impossível. São 17 jogos", completou Hulk.

Atlético-MG