Topo

Santos

Santos é punido com perda de público na Vila por invasão contra Corinthians

Tumulto entre jogadores do Santos e jogadores do Corinthians durante partida no estádio Vila Belmiro pelo campeonato Copa do Brasil 2022 - Fernanda Luz/Fernanda Luz/AGIF
Tumulto entre jogadores do Santos e jogadores do Corinthians durante partida no estádio Vila Belmiro pelo campeonato Copa do Brasil 2022 Imagem: Fernanda Luz/Fernanda Luz/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

10/08/2022 13h34Atualizada em 10/08/2022 13h57

O Santos foi punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com perda de público na Vila Belmiro por dois jogos, além de multa de R$ 35 mil, pelas invasões ao gramado no clássico contra o Corinthians, no dia 13 de julho, pela Copa do Brasil. A pena máxima era de 10 partidas, e a multa poderia chegar em R$ 100 mil. O gancho será cumprido a partir da Copa do Brasil 2023.

O Peixe foi denunciado no artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e o julgamento ocorreu hoje (10) pela manhã. O Santos correu o risco de perder o mando de campo, mas poderá atuar na Vila Belmiro com portões fechados para a torcida.

O artigo 213 diz o seguinte: "Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir I - desordens em sua praça de desporto; (AC). II - invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; (AC). III - lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo. (AC)".

''É ruim julgar um caso desses, o Santos é um clube querido. Mas esse caso vai servir como exemplo de que o Tribunal voltou a ser intolerante com atos de torcida. Tem que repercutir na imprensa, os clubes se unirem para que isso chegue aos torcedores'', disse o auditor relator Rodrigo Raposo.

Pesou contra o Santos o fato de um dos torcedores invasores ter tentado agredir o goleiro Cássio ainda no campo. O Peixe colaborou com a detenção dos invasores, os identificou e expulsou pelo menos um deles de seu quadro de associados. O clube da Vila Belmiro também abriu boletins de ocorrência e se comprometeu em cobrar judicialmente os invasores dos prejuízos causados no estádio.

O Santos fez alertas na Vila Belmiro e nas suas redes sociais contra invasão ao gramado e arremesso de objetivos. O Peixe pediu desculpa publicamente e entendeu que, juridicamente, fez o que foi possível antes da análise do STJD.

Santos