Topo

Formiga se junta a Zé Roberto e vai comentar a Copa do Mundo na Globo

Formiga, jogadora de futebol da seleção brasileira - Sam Robles/CBF
Formiga, jogadora de futebol da seleção brasileira Imagem: Sam Robles/CBF

Allan Simon

Do UOL, em São Paulo

10/08/2022 13h18

Classificação e Jogos

A Globo acertou com a jogadora Formiga para comentar a Copa do Mundo de 2022. A volante do São Paulo, que encerrou no ano passado uma passagem histórica de mais de 25 anos pela seleção brasileira feminina, se juntará ao ex-jogador Zé Roberto na equipe de contratados para o Mundial do Qatar, que o grupo vai transmitir com exclusividade na TV nos meses de novembro e dezembro.

Formiga já havia atuado nas transmissões do SporTV na cobertura da Copa América Feminina no mês de julho, competição vencida pelo Brasil e que a emissora não tinha os direitos de TV aberta (torneio foi exibido pelo SBT). Também já foi comentarista de amistosos da seleção feminina na TV Globo. Agora, terá a chance de comentar futebol masculino no mais importante torneio do planeta.

A emissora considera que a contratação de Formiga reforça o compromisso de ter mais representatividade e diversidade na equipe esportiva. Ao lado de Zé Roberto, a Globo destaca coincidências que unem as duas histórias, como a longevidade das carreiras dentro dos gramados. Enquanto a jogadora do São Paulo ainda atua aos 44 anos de idade, o ex-atleta de clubes como Palmeiras, Grêmio, Santos, Portuguesa, Flamengo, Bayern de Munique e Real Madrid só parou aos 42.

Zé Roberto, que já foi comentarista do Grupo Globo, retorna ao ar a partir deste mês com transmissões do Brasileirão no SporTV. Como jogador, atuou nas Copas do Mundo de 1998 e 2006, sendo vice-campeão mundial na primeira participação. Formiga é recordista e participou de todas as edições da Copa do Mundo Feminina realizadas entre 1995 e 2019, somando sete edições, e também levando um vice mundial com o Brasil, em 2007. Só não participou da primeira Copa do gênero, em 1991, quando ainda tinha 13 anos.

A Copa do Mundo terá 56 jogos transmitidos pela Globo a partir do dia 20 de novembro (a Fifa deve oficializar em breve a antecipação do jogo de abertura em um dia). Só não serão exibidos ao vivo oito duelos que ocorrerão de forma simultânea na última rodada da fase de grupos do Mundial. Os canais SporTV e o serviço de streaming Globoplay terão todas as 64 partidas ao vivo.

A Globo anunciou na semana passada a lista de profissionais enviados ao Qatar e também os nomes que farão parte da cobertura da Copa nos estúdios da emissora no Brasil. A maior parte dos jogos será narrada em solo brasileiro, e todos, inclusive aqueles com equipes completas nos estádios, terão as transmissões coordenadas remotamente, assim como a emissora já havia implantado na última edição, em 2018, na Rússia.